Saiba por que prédios antigos geram tanto risco de incêndios

Saiba por que prédios antigos geram tanto risco de incêndios

Desde que incêndios de grandes proporções dizimaram vidas e patrimônios, as pessoas têm procurado maneiras de evitar esses incidentes, especialmente em prédios. 

Ainda assim, com tantos edifícios antigos em áreas urbanas, cujas construções foram projetadas e construídas sem os mesmos cuidados e considerações para a segurança contra incêndio dos dias atuais, esses riscos permanecem uma preocupação séria. 

No artigo de hoje falaremos exatamente sobre isso, afinal o que deixa os prédios antigos tão susceptíveis a incêndios? Confira abaixo e tenha uma ótima leitura!

 

A vulnerabilidade dos prédios antigos

Recentemente vimos o caso do prédio da 25 de março, que sofreu um incêndio que atingiu outros empreendimentos.

Especificamente no centro de São Paulo, existem diversos prédios antigos que apresentam alto risco de incêndio. Boa parte desses imóveis possuem limitações estruturais, falhas e falta de manutenção em redes elétricas que favorecem esses tipos de incidentes. 

Além disso, muitos desses prédios são ocupados de forma indevida, além de muitos servirem para armazenamento de materiais inflamáveis, que podem ocasionar incêndios.

Vale lembrar que boa parte desses empreendimentos foram construídos em épocas que não existiam normas de segurança. Alguns seguiram normas técnicas ultrapassadas.

É importante lembrar que desde o incêndio do Joelma em 1974, as normas técnicas de prevenção e combate a incêndios foram modificadas, incluindo as rotas de fuga, que não existiam na época.

Outro fator que favorece os incêndios em prédios antigos são as instalações elétricas, que são compostas por materiais com maior incidência de combustão, fora os problemas referentes à manutenção.

 

O que aumenta a probabilidade de incêndios em prédios antigos?

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, prédios com mais de 30 anos de construção são mais vulneráveis a incêndios. 

Um exemplo disso foi o Edifício Wilton Paes de Almeida, que sofreu um incêndio em 2018, tendo mais de 60 anos de construção.

No período em que esses prédios foram construídos, não existiam leis e medidas para prevenção e combate a incêndios. 

Algumas soluções como porta corta-fogo, alarmes e sistemas de controle de fumaça só foram exigidas a partir de 1975. Antes disso, as construções já existentes não se adaptaram para essas regras.

Muitos desses edifícios também se encontram abandonados, com instalações elétricas precárias e com alto risco de incêndios.

O problema de incidentes nesses imóveis são outros que estão próximos, o que pode levar a incêndios de grandes proporções e de difícil extinção.

 

Qual seria a solução para evitar incêndios em prédios antigos?

A principal solução para evitar que prédios antigos sejam fontes de incêndios é a reforma de acordo com as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, bem como a revisão em toda a rede elétrica. 

Geralmente, o síndico do empreendimento é responsável pela regularização de toda a reforma estrutural, incluindo um plano de segurança elaborado por especialistas voltado para prevenção e combate a incêndios.

Após todas as adequações necessárias, é preciso obter o Certificado de Aprovação, que garante a segurança do prédio contra incêndios e incidentes semelhantes.

 

O que considerar na reforma de prédios antigos para a prevenção de incêndios

Além da reforma estrutural, que envolve também a verificação e adequação da rede elétrica e de gás, é importante investir em sistemas e dispositivos de detecção de fogo e fumaça, bem como em um bom plano de evacuação.

Vale lembrar que hoje temos equipamentos de prevenção e combate a incêndios desenvolvidos com altos padrões tecnológicos e que funcionam contra qualquer detecção de calor ou fumaça.

Também é importante realizar a instalação de sprinklers, cortinas d’água e extintores de incêndio compatíveis com as possíveis classes de incêndios que possam ocorrer.

 

A importância dos sistemas de prevenção e combate a incêndios em prédios antigos

Os sistemas de prevenção e combate a incêndios auxiliam não só a diminuir os prejuízos patrimoniais como também salva vidas.

Quando nos referimos a risco de vida durante um incêndio, podemos considerar não só a exposição às chamas, mas também exposição à fumaça, calor e riscos de desabamentos.

Estima-se que a inalação de fumaça tóxica pode causar a morte de uma pessoa em 10 minutos por asfixia. Logo, os sistemas de prevenção e combate a incêndio garantem maior proteção às pessoas durante o processo de evacuação.

Dispositivos como os sprinklers, por exemplo, possuem capacidade de controlar as chamas logo após seu surgimento, impedindo sua propagação para outras áreas.

Um ponto relevante quanto ao sistema de prevenção e combate a incêndios é que todos os seus dispositivos devem ser fabricados com qualidade e instalados corretamente.

Portanto, é fundamental contar com empresas especialistas, como a Skyfire, para garantir soluções eficientes a qualquer emergência relacionada a incêndios.

 

Evite incêndios em prédios antigos com a Skyfire

Especialista em equipamentos para prevenção e combate a incêndio, a Skyfire garante as melhores soluções do mercado.

Seu amplo portfólio de produtos contém diversos sistemas e dispositivos de alta eficiência e desenvolvidos conforme as normas exigidas.

Para evitar incêndios em prédios antigos, conte com as soluções da Skyfire. 

O que achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para receber mais dicas e novidades.

Até a próxima!