Como lidar com um início de incêndio de maneira eficaz?

Como lidar com um início de incêndio de maneira eficaz?

É fundamental saber o que fazer em casos de incêndio, pois suas atitudes podem salvar vidas. Se você sabe apagar fogo, em segurança, faça isso rapidamente. Caso contrário, corra para alguma área segura e peça ajuda. 

Esse é um assunto sério e todos precisam estar prontos para uma emergência desse tipo. Continue lendo para conhecer nossas sugestões!

Apague o início de incêndio imediatamente

Os incêndios são classificados em classes e isso depende do tipo de material em combustão. As características de queima de cada material, necessitam de tipos diferentes de extintores. Por isso, é muito importante saber identificar o material que está sendo queimado a fim de utilizar o extintor adequado, pois caso contrário, além de colocar a vida do operador em risco, as chamas podem se alastrar. 

Rasteje entre as chamas para poder escapar

O fogo produz fumaça e gases tóxicos que causam tontura e/ou perda de consciência quando inalados. Para escapar da fumaça de incêndio, em uma emergia, rasteje até a saída mais próxima. Abaixe-se para evitar inalação de fumaça e outros gases.

Tenha atenção com portas e maçanetas quentes

Se você precisar passar por portas para chegar a uma saída, tenha cuidado. É importante verificar se a porta está muito quente, pois pode ser que tenha mais fogo do outro lado. Então, feche a porta imediatamente e procure uma saída alternativa.

Cuidado com roupas que estejam pegando fogo

Se suas roupas estiverem pegando fogo durante o início de incêndio, siga essas instruções:

  • Não corra, isso fará com que suas roupas queimem mais rapidamente;
  • Tente deitar, pois, dessa formam, o fogo vai ter mais dificuldade para se espalhar, principalmente para rosto e cabeça. Lembrando que chamas queimam para cima;
  • Role no chão, pois isso ajuda a abafar as chamas. Pegue algum tecido pesado como casaco ou cobertor para ajudar a contê-las.

Vá correndo para áreas de segurança contra incêndio

Após conseguir sair do local do incêndio, procure algum lugar seguro longe do fogo. Não tentei ir para o telhado ou terraços, pode ser que as chamas alcancem essas regiões.

A prevenção é a melhor dica sobre segurança contra início de incêndio, mas, em caso de emergências, você precisa saber exatamente o que fazer. 

Agora você já sabe o que fazer nesses momentos de tensão. Entre em nosso site e nos siga nas redes sociais para estar sempre ligado nas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *