Classes de incêndio: quais são e quais extintores utilizar?

Classes de incêndio: quais são e quais extintores utilizar?

Um incêndio é a combustão de algum material de forma incontrolável. Assim como os materiais possuem características distintas, durante uma combustão, eles também queimam de forma diferente.  Conforme o tipo de material gerador do fogo, podem existir até cinco tipos diferentes de classes de incêndio.

É possível analisar algumas classes de incêndio com base no material gerador do evento. Sendo assim, é bom ficar por dentro deste assunto para saber lidar com essas ocasiões, entendendo cada método de contenção e seus extintores.

Embora poucos saibam desta informação, todo extintor, por mais fácil que seja seu uso, foi desenvolvido para um nicho de materiais causadores de incêndio. Por isso, para aumentar sua segurança e a de seu patrimônio, leia atentamente as informações que reunimos neste artigo.

Veja a seguir as classes de incêndio!

 

Quais são as classes de incêndio?

 As classes de incêndio são A, B, C, D e K. Cada uma delas requer um agente extintor distinto, conforme falaremos mais à frente. Primeiro vamos nos aprofundar em cada classe:

 

Classe A

Dentre as classes de incêndio, a classe A se refere a combustão de materiais sólidos, como a madeira, papel, algodão, plástico, tecido e borracha. Este tipo de incêndio gera cinzas e outros resíduos e neste caso a queima pode ser superficial ou profunda.

Os incêndios de classe A são apagados com extintores a base de H2O (água), sendo assim, eles agem como resfriadores, ou até abafadores, já que são capazes de se transformar em vapor no momento em que são utilizados.

 

Classe B

Já o incêndio de classificação B, se trata da combustão de líquidos inflamáveis, sólidos que se liquefazem, assim como em certos gases. Esta classe queima em superfícies, e geralmente não deixam resíduos. A gasolina, álcool, querosene e graxas, são alguns exemplos dos materiais em questão.

Neste caso, não se deve utilizar extintores a base de água, e sim os extintores a base de pó químico, gás carbônico ou até espuma mecânica no caso de o incêndio não ser tridimensional.

 

Classe C

Os incêndios da classe C são categorizados pela combustão de eletrônicos energizados, como quadros de força, computadores, transformadores, entre outros. Os extintores a base de pó químico ou gases são os indicados para combater esta classificação de incêndio.

 

Classe D

Aqui entram as combustões referente a metais facilmente inflamáveis. Estes metais em questão podem ser o magnésio, o selênio, o titânio, entre outros que quando fundidos ou divididos, tem esta reação, gerando o fogo. Este incêndio é categorizado pelas suas altas temperaturas. Neste caso, os extintores devem ser especiais, carregados com pó químico classe D adequados para cada tipo de metal, pois alguns reagentes como a água podem agravar a situação.

 

Classe K

Referente a incidentes em cozinhas comerciais e industriais, dentre as classes de incêndio, esta é a mais nova, no entanto, não menos importante. Aqui vemos a combustão de materiais encontrados na cozinha, como banha, óleo e até gordura. Este tipo de incêndio é preocupante, já que são difíceis de serem apagados. O mais seguro é manter um extintor portátil nestes espaços de risco, destes que são próprios para a classe K.

 

tabela classes de incêndio

 

Conte com a melhor empresa no ramo de prevenção de incêndios!

Você conhece a SkyFire? Estamos há mais de 15 anos no mercado, nos destacando em soluções para sistema de detecção e alarme de incêndio.

Nós estudamos seu patrimônio, entendemos suas necessidades, e depois oferecemos o melhor sistema para prevenir qualquer sinistro relacionado à incêndios. Nos atentamos a cada material utilizado, capacitamos nossa equipe constantemente, tudo para que você tenha apenas o melhor!

Agora que você já conheceu mais sobre as principais classes de incêndio, suas causas e métodos extintores, tem um pouco mais de informação caso ocorra algum acidente.

 

Com a SkyFire você está em excelentes mãos!

 

Se ficou alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com os nossos especialistas!

Estamos disponíveis nos seguintes telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou se preferir envie um e-mail para atendimento@skyfire.com.br

 

Gostaria de ler sobre algum tema específico? Mande sua sugestão pra gente!

Continue nos acompanhando para não perder nenhum conteúdo!