4 características de um bom sistema de alarme de incêndio

4 características de um bom sistema de alarme de incêndio

Um sistema de combate e prevenção de incêndio tem o objetivo de garantir o máximo de segurança aos usuários de uma determinada construção, como edifício residencial, empresa, salão de eventos, boate e assim por diante. Por isso, ele deve seguir alguns parâmetros para que seja eficiente de verdade.

Um bom sistema deve ser capaz de identificar o princípio de incêndio logo no início, de modo a dar maiores chances de evacuação segura às pessoas, em menor tempo. Veja 4 características de um bom sistema de alarme de incêndio!

1. A central é vital no sistema de alarme de incêndio

A central de alarme é um elemento essencial para qualquer sistema de prevenção de incêndio. A central endereçável é a mais indicada, por possuir uma tecnologia aplicada e indicar com precisão o local do sinistro.  

O seu funcionamento é assim: quando um periférico (detector ou acionador) é atuado, ele envia uma mensagem à central que por sua vez ativa imediatamente as sirenes e recursos programados de automação para emergências. 

No mercado há centrais com diversas capacidades que nada mais é do que a quantidade máxima de dispositivos que ela comporta. A SKYFIRE comercializa centrais de 32 a 2.500 pontos.  

2. O sistema precisa de detectores para prevenção de incêndio

Hoje existem diferentes tipos de detectores para um sistema de alarme de incêndio. Como o nome diz, eles detectam sinais de que um incêndio pode estar a caminho, fazendo com que a central entre em ação.

Há diversos tipos de detectores, dentre eles os detectores de fumaça, os detectores de calor, os multisensores, os de chama e os de gás, sendo os mais comuns os dois primeiros. O detector de calor (comercializados pela SKYFIRE) possui um sensor térmico que, diante de uma variação de temperatura a partir de 8 °C/minuto ou ao alcançar 56 °C, é atuado e emite um alerta à central. Este dispositivo é muito comum em estacionamentos e cozinhas. 

Já o detector de fumaça é indicado para ambientes em que a fumaça surge antes do incêndio, como, armazéns, empresas, lojas, estações de energia e outros. Ele funciona através de sensor óptico que ao detectar a fumaça envia mensagem à central de alarme. Este não detecta variação de temperatura.

Há diferentes modelos de cada tipo de detector, como: detector de fumaça endereçável, detector de calor endereçável, detector de calor convencional, detector de calor convencional com saída de relé, detector de fumaça linear, detector de fumaça óptico convencional, detector de fumaça óptico convencional com saída de relé

3. A sinalização audiovisual alerta as pessoas sobre a emergência da situação  

Outra importante e fundamental característica de um sistema de alarme de incêndio completo é a presença de sirenes audiovisuais. Em situações de emergência, elas emitem sinalizações sonoras e/ou visuais para notificar os ocupantes do ambiente. 

Desse modo, eles podem tomar ações preventivas e corretivas a fim de minimizar as consequências negativas. Também existem diferentes modelos de sinalizadores, como a sirene audiovisual convencional, a sirene audiovisual endereçável, a sirene audiovisual convencional à prova de tempo, a sirene de evacuação audiovisual convencional à prova de tempo

A sinalização puramente visual também é importante porque indica a saída de emergência. Consiste basicamente em placas orientando as pessoas sobre a rota a seguir para alcançar a saída do ambiente.

4. A automação dos recursos promove maior segurança

Sem dúvida, com recursos automatizados, a segurança fica melhor. É o caso de instalar chuveiros automáticos no teto, os famosos sprinklers. São extintores de incêndio automáticos muito eficientes.

A ampola de vidro dos sprinklers apresenta um fluido muito sensível ao calor, que quando a temperatura ultrapassa um determinado limite, o fluido sofre expansão e quebra a ampola, liberando a água no local do incêndio. 

É preciso fazer um planejamento para calcular quantos sprinklers serão necessários em uma determinada área. 

Percebe-se, portanto, que são características essenciais de um sistema de alarme de incêndio: a central de alarme endereçável, que funciona como o cérebro do sistema; a detecção de fumaça, calor, gás ou chama, principalmente no sentido de detecção; o aviso e a orientação das pessoas por meio de sirenes e a automação de recursos.

Vimos como a central de incêndio é valiosa. Você já sabe que critérios considerar para comprar uma? Então, veja como escolher uma central de incêndio endereçável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *