Como a tecnologia tem auxiliado cada vez mais o ramo de prevenção de incêndios?

Como a tecnologia tem auxiliado cada vez mais o ramo de prevenção de incêndios?

A tecnologia também tem estado na vanguarda da prevenção de incêndios globais. Suas inovações têm ajudado a prevenir e combater com eficiência os casos de incêndio.

Com a evolução tecnológica, a tendência é que soluções mais modernas e inteligentes surjam para atuar na prevenção de incêndios e outros acidentes.

No artigo de hoje você saberá mais sobre o papel da tecnologia na prevenção de incêndios e quais são as principais soluções já disponíveis no mercado. Aproveite sua leitura!

 

A importância das tecnologias na prevenção de incêndios

A tecnologia tem evoluído rapidamente, sendo grande aliada em diversas áreas como indústria, saúde, educação, dentre outros.

Na prevenção de incêndios, a tecnologia também possui um papel importante para diminuir os riscos e estragos causados pelo fogo.

Atualmente já existem dispositivos desenvolvidos com base em IoT (Internet das Coisas) para manter a conexão de equipamentos em uma rede.

Até mesmo a Inteligência Artificial oferece recursos que garantem melhor controle na prevenção de incêndios.

Uma das grandes vantagens do uso de tecnologia no combate e prevenção de incêndios é a rapidez de acionamento, ação que pode diminuir rapidamente os impactos.

 

Combate e prevenção de incêndios com maior agilidade

Com o uso da tecnologia, os sistemas de detecção e combate a incêndios são ainda mais ágeis e eficientes.

No mercado há soluções que auxiliam as empresas na rápida e remota detecção do princípio de incêndio, como é o caso do uso de softwares supervisórios de monitoramento remoto. Além da rápida detecção, essas ações evitam a propagação do fogo, pois o combate se inicia precocemente, já que muitos sistemas podem ser acionados de modo remoto para que dispositivos como sirenes, detectores, sprinklers, dentre outros possam ser acionados imediatamente.

A agilidade no processo de detecção e combate às chamas com o auxílio da tecnologia é fundamental para salvar vidas e garantir que os riscos do incêndio sejam mitigados até a chegada do Corpo de Bombeiros, que é um recurso mais efetivo no combate às chamas.

Como a tecnologia atua na prevenção de incêndios?

Conforme informado pelo site Mundo+Tech, a tecnologia teve um papel fundamental no combate ao incêndio da Catedral de Notre-Dame em 2019, através de um robô chamado Colossus.

O Colossus consiste em um drone terrestre que pesa 500 quilos e possui capacidade de disparar jatos d’água de 1,60 metros em formato de cone, além de trabalhar por 8 horas consecutivas.

O robô consegue suportar temperaturas extremas, atuar na evacuação de pessoas, subir escadas, rebocar objetos de até duas toneladas e ainda conta com ferramentas de inspeção e sensores.

Apesar de ainda não utilizar inteligência artificial, o Colossus é manejado por humanos, de forma remota, mas já está em evolução, tanto para obter mais autonomia como resgatar possíveis feridos.

A boa notícia é que o Brasil também já conta com um robô que possui características bem semelhantes ao Colossus: o Unidroid.

O Unidroid foi desenvolvido há 7 anos, e também consiste em um drone terrestre com esteiras de tração em aço.

Ele pode suportar temperaturas acima de 600 graus e conta com um canhão de água com capacidade de lançamento de 8 mil litros por minuto a uma pressão de 20 bar.

Essa é mais uma prova de que a robótica, outra área tecnológica que também está em grande crescimento, possui um papel importante na prevenção de incêndios, especialmente em locais onde o resgate realizado por humanos é inviável.

 

Soluções tecnológicas para a prevenção de incêndios

A tecnologia para ramo de prevenção a incêndios busca trabalhar em conjunto com as soluções convencionais já existentes.

Dessa forma, é possível obter um sistema de alto desempenho e eficiência para atuar com precisão em casos de emergência.

Veja agora algumas tecnologias que são disponibilizadas para o combate e prevenção de incêndios.

Internet das coisas (IoT)

Os recursos de IoT consistem em uma rede de sensores sem fio que apresenta baixo consumo de energia.

Eles podem ser instalados em florestas e são capazes de detectar qualquer agente gerador de incêndios.

Trabalham com monitoramento 24 horas por dia com envio de dados a cada 90 segundos para uma central.

Drones

Os drones podem atuar tanto em incêndios florestais como auxiliar os bombeiros no combate a incêndios de outras naturezas.

Eles apresentam sensores térmicos que podem promover informações visuais do ambiente a fim de facilitar o acesso dos bombeiros para ações com combate às chamas e resgate de pessoas.

Inteligência Artificial (IA)

Essa tecnologia atua na coleta de dados sobre incêndios, possibilitando um banco de dados para aprendizado de novos métodos de combate e prevenção de incêndios.

Acessórios tecnológicos

Diversos acessórios de alta tecnologia em tamanho reduzido já são aliados na prevenção de incêndios.

Um exemplo são os detectores de movimento, calor e geradores de imagens térmicas, que são muito aplicados em casos de desabamentos.

Softwares supervisórios

Os softwares supervisórios possuem a função de monitorar o sistema de alarme de incêndio e informar todos os eventos ocorridos através de informações digitais que podem ser acessadas rapidamente por um computador.

Um exemplo dessas soluções é o Software Supervisório de Monitoramento Remoto, o Ômega-XP-3.8 da Skyfire, que possibilita o acompanhamento em tempo real e de maneira remota de todos os eventos ocorridos na central de incêndios.

Além de poder ser customizado de acordo com a necessidade do cliente, essa solução tecnológica da Skyfire garante maior segurança e monitoramento do ambiente a qualquer momento.

Agora que você sabe como a tecnologia auxilia na prevenção de incêndios e sobre o sistema supervisório da Skyfire, veja como podemos ajudar a manter seu ambiente mais seguro.

 

Skyfire é especialista em prevenção de incêndios

A Skyfire oferece uma linha de equipamentos fabricados de acordo com as normas exigidas e que são ideais para o combate e prevenção de incêndios.

Nosso amplo portfólio de produtos garante soluções inteligentes e tecnológicas que vão contribuir para a segurança do seu ambiente.

Entre em contato com nossa equipe Skyfire e conte sempre com uma empresa especialista na prevenção de incêndios.

O que achou deste conteúdo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!