Maiores incêndios de 2022

Maiores incêndios de 2022

Infelizmente, o ano de 2022 foi marcado por incêndios de grandes proporções.

Tanto o Brasil como no mundo, foram palco de diversos incêndios que causaram verdadeiras tragédias.

Apesar de todos os esforços para prevenção e combate, os incêndios ainda são comuns na sociedade.

Continue com a gente neste artigo e veja quais foram os maiores incêndios de 2022. Aproveite sua leitura!

 

Um resumo dos incêndios de 2022

O ano de 2022 foi marcado por incêndios e queimadas. A Europa apresentou recorde de focos de queimadas desde 2006.

A Espanha configura um dos países com maior incidência de incêndios florestais, com 265.467 hectares de áreas queimadas. Portugal também foi um dos grandes atingidos, como veremos mais adiante.

No entanto, o Brasil também registrou um número considerável de incêndios florestais em 2022. O estado do Ceará apresentou um aumento de 102,27% em incêndios, conforme informações do Corpo de Bombeiros.  

Nos estados de São Paulo e Paraná também houveram registros de incêndios.

Já em relação a incêndios estruturais, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, houve um aumento de 60% desde a pandemia da COVID-19. Parte desse aumento é referente a sobrecarga da rede elétrica devido ao número elevado de equipamentos eletrônicos.

Mesmo que empreendimentos mais modernos possuam instalações capazes de suportar altas demandas, podem ocorrer falhas de disjuntores ou em outros elementos.

Isso reforça grandemente a necessidade de manter as manutenções da rede elétrica em dia, e, principalmente, garantir a instalação e manutenção de um sistema de prevenção e combate a incêndios.

 

Os principais incêndios de 2022

Sejam incêndios estruturais ou florestais, o Brasil e o mundo tiveram episódios que marcaram o ano de 2022. Veja a seguir alguns dos principais incêndios que marcaram o mundo neste ano.

Grandes incêndios de Portugal

Esse episódio iniciou-se em julho de 2022 a partir de um incêndio iniciado na zona rural de Ourém e Pombal, que tomou grandes proporções, atingindo outras localidades como Faro, Quinta do Lago, Palmela, Monchique, Zona de Leiria e demais locais ao norte de Portugal.

O dia 12 de julho, que ficou conhecido como O Dia Negro, um novo incêndio foi registrado em Faro, se alastrando par a Quinta do Lago.

Foi necessário que o governo de Portugal decretasse estado de emergência e remoção dos moradores, já que com ventos a 30 km/h, o trabalho dos bombeiros para combater as chamas ficou mais difícil.

Incêndio em arranha-céu na China 

Em 16 de setembro de 2022, um incêndio destruiu um arranha-céu de 218 metros de altura na cidade de Changsha, região central da China.

O prédio de 42 andares foi totalmente destruído e após investigação inicial, a ocorrência do incêndio foi em uma parte externa do prédio.

Apesar do incêndio de grandes proporções, não foram registradas vítimas fatais. Entretanto, vale lembrar que a China apresenta uma alta incidência de incêndios mortais.

Parte deles são ocasionados por negligência das regulamentações de segurança e construções ilegais, sem rotas de fuga ou estrutura para combate às chamas e evacuação de pessoas.

Incêndio em prédio na 25 de março

No dia 10 de julho, um incêndio iniciou a partir de uma explosão no terceiro andar de um prédio na rua 25 de março, centro comercial de São Paulo.

O incêndio atingiu também mais três imóveis localizados na rua Barão de Duprat, paralela à 25 de março. Dentre os imóveis atingidos, estão uma loja de artigos de festa e a Igreja de Nossa Senhora, primeira igreja ortodoxa do Brasil.

O combate ao incêndio demandou 63 horas de trabalho e centenas de bombeiros atuando para eliminar as chamas. Dois deles sofreram queimaduras graves e precisaram permanecer em UTI. 

Incêndio no CEASA do Rio de Janeiro

No dia 31 de outubro de 2022, houve um incêndio no CEASA no Rio de Janeiro. 

A causa provável do incêndio foi um curto-circuito e as chamas atingiram, pelo menos, quatro lojas do complexo.

Incêndio nos estúdios da Rede Globo

Um dos incêndios mais recentes registrados foi nos estúdios da Rede Globo, o antigo Projac, em 18 de novembro.

As chamas destruíram parte do cenário da novela “Todas as Flores” e as causas ainda não foram informadas.

Segundo a emissora, o incêndio não ocasionou vítimas, uma vez que não havia presença de profissionais no local.

A Brigada de Incêndio da Globo, juntamente com o 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o fogo.

Esses são somente alguns dos incêndios em 2022 que marcaram o ano. É importante lembrar que as medidas de combate e proteção contra incêndios são fundamentais para evitar grandes catástrofes.

Ao analisarmos esses tipos de acontecimentos, vemos que mesmo com as lições do passado relacionados a incêndios de grandes proporções aliadas às tecnologias modernas de combate e prevenção de incêndios, ainda sim esse é um fator bastante negligenciado.

Mais uma vez cabe às autoridades uma ação mais rigorosa para evitar incêndios, como os ocorridos em 2022. Esperamos que para 2023, o número de incêndios seja bem menor.

O que achou deste artigo? Comente, compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!