Detectores de incêndio – você conhece quais são os tipos?

Detectores de incêndio – você conhece quais são os tipos?

A principal responsabilidade de um detector é captar princípios de um incêndio, enviar informação à central de alarme, acionar todo o sistema e com isso, os responsáveis pelo local e a brigada de incêndio, se houver.

Quais são os tipos de detectores de incêndio?

Existem vários tipos de detectores de incêndio, mas podemos listar os principais tipos:

  • Detector de fumaça.
  • Detector de calor.
  • Detector de gás.
  • Detector de chama.

Cada modelo de detector de incêndio é destinado para um tipo de ambiente, por exemplo, o detector de gás é muito utilizado em ambientes que o vazamento de gás possa oferecer riscos, como em cozinhas, hotéis e indústrias.

Com isso, é muito importante que seu projeto esteja bem estruturado e os detectores de incêndio sejam de boa qualidade e usados de maneira correta.

A seguir veremos um pouco mais detalhadamente sobre cada tipo de detector de incêndio. Boa leitura! 😊

Detectores de fumaça

O detector de fumaça é um dos mais utilizados, pois sua instalação é fácil, além de ser um equipamento simples e oferecer um excelente custo x benefício. Eles podem ser conectados a sistemas de detecção e alarme de incêndio convencionais ou endereçáveis, e funcionam com sensores fotoelétricos ou iônicos.

No detector de fumaça com sensor fotoelétrico, há um pequeno sistema em que, de um lado, há um emissor de luz e do outro lado, um sensor fotoelétrico. Quando há presença de fumaça no ambiente, o feixe de luz é interrompido, disparando o alarme de incêndio. Já em um detector de fumaça iônico, há duas placas que são energizadas de forma contínua. Caso haja fumaça, a corrente é interrompida, ativando os alarmes.

Detectores de calor

O detector de calor é um dispositivo importante em um sistema de detecção e alarme de incêndio, principalmente em ambientes em que o fogo pode acontecer antes da fumaça. Com isso, eles são responsáveis por notificarem a central quando a temperatura do ambiente atinge uma determinada temperatura ou em alguns casos, quando há uma determinada variação de temperatura em um minuto.

Detectores de gás

O detector de gás é muito utilizado em ambientes que o vazamento de gás pode oferecer riscos, como em cozinhas, hotéis e indústrias. Eles possuem um sensor que é capaz de identificar as concentrações perigosas de GLP (o gás de cozinha), GNV (o gás encanado), gás carbônico e/ou hidrogênio, notificando a central de incêndio.

Os nossos detectores de gás podem ter saídas de contato, o que permite que sejam ligados diretamente ao sistema de gás, fechando-o automaticamente em caso de vazamento.

Detector de chama

O detector de chama é parte vital de um sistema de detecção e alarme de incêndio, sendo indicado para monitorar equipamentos em que o surgimento da chama pode vir antes da fumaça e com início rápido, como em indústrias e laboratórios.

A SKYFIRE possui um portfólio completo com detectores que podem ser usados em sistemas convencionais e endereçáveis. Saiba mais sobre os tipos de sistemas em “Sistema convencional e sistema endereçável: quais são as diferenças?

Um portfólio completo em soluções de sistema de detecção e alarme de incêndio

Com matriz em Ribeirão Preto (SP) e uma unidade em São Paulo (SP), há mais de 14 anos, investimos e atuamos na comercialização de sistemas inteligentes de detecção e alarme de incêndio para todo o Brasil e para países da América do Sul e África.

Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, por isso, oferecemos as melhores soluções em sistemas de detecção e alarme de incêndio para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, escolas, entre outros.

Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de seguirem o padrão europeu de qualidade – Conformidade Europeia (CE).

Se você quer saber mais sobre os nossos detectores de incêndio ou outras soluções, entre em contato com nossos especialistas através dos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 e em nosso site você pode conhecer melhor as especificações dos nossos detectores de incêndio.

 

Preservando vidas e patrimônios com alta tecnologia aplicada!

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! 😊

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *