Saiba mais sobre a importância da manutenção de fim de ano no sistema de alarme

Saiba mais sobre a importância da manutenção de fim de ano no sistema de alarme

Manter o SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) em boas condições de uso é fundamental para garantir a segurança do ambiente. Daí a necessidade das manutenções periódicas.

Entretanto, o fim de ano merece uma atenção especial, principalmente no Brasil, onde a incidência de chuvas nesse período é maior, e com elas, vêm os raios, que são grandes causadores de interferência no funcionamento do SDAI. 

Fique com a gente neste artigo e veja a importância da manutenção de fim de ano no sistema de alarme e porque essa atividade é essencial para garantir a segurança do empreendimento, principalmente em época de chuvas. Desejamos a você uma ótima leitura!

 

Por que a manutenção de SDAI no fim de ano é tão importante?

A proximidade do fim de ano no Brasil é marcada pela chegada do verão, e, consequentemente, por chuvas e tempestades.

Devido ao aumento das chuvas, principalmente aquelas mais fortes, aumentam também a incidência de raios. Os raios são fenômenos da natureza que podem alcançar altas temperaturas, além de gerarem um campo magnético e eletrostático.

As descargas provenientes dos raios se movimentam em velocidade aproximada de 140.000 km/segundo, com temperaturas acima da superfície do sol.

Quando essas descargas atingem um empreendimento, por exemplo, podem não só ocorrer danos à estrutura, como também incêndios, especialmente quando há contato com instalações elétricas e materiais combustíveis.

Além desse risco, os raios podem danificar os sistemas elétricos, causando sobretensões que podem causar desde avarias da rede elétrica a equipamentos, como também incêndios.

O SDAI, responsável pela detecção e alarme de incêndios, funciona de forma eletrônica e com baixa voltagem, por isso, qualquer oscilação na rede elétrica pode danificar o sistema e deixar o ambiente desprovido de um sistema de alarme. 

Em caso de uma situação de emergência, o SDAI comprometido não terá o desempenho esperado, ocasionando propagação rápida das chamas. Assim, a manutenção de fim ano em SDAI deve ser mais cuidadosa e realizada com maior frequência durante os períodos chuvosos.

O Brasil já é um país com alta susceptibilidade a chuvas, principalmente durante o verão. No entanto, existem regiões do país que apresentam incidência de chuvas e tempestades maiores que outras.

Vale lembrar que dias mais quentes geram maior probabilidade de chuvas fortes e tempestades, o que aumenta os problemas de queda de energia e falhas elétricas.

Por isso, é fundamental ter maior atenção com a manutenção nessa época do ano com o SDAI, não só pelo aumento da possibilidade de panes elétricas como pela probabilidade de incêndios.

 

É possível evitar falhas do SDAI durante o período de chuvas?

Apesar dos transtornos e períodos que a época de chuvas e raios promovem, é possível a utilização de equipamentos e sistemas para proteger o empreendimento.

É importante ressaltar que mesmo com esses equipamentos, a manutenção preventiva do SDAI é indispensável, especialmente no final de ano.

Continue sua leitura e veja algumas formas de garantir a proteção do prédio ou edifício contra os raios.

Proteção externa 

Já sabemos que raios podem danificar a estrutura de um prédio e também sua rede elétrica, aumentando o risco de incêndios.

Para evitar esse tipo de problema, é necessário a instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) devidamente projetado de acordo com a estrutura e legislação vigente e um sistema de aterramento.

O ideal é contratar uma equipe especializada para desenvolver e executar um projeto detalhado de aterramento e do sistema de proteção contra raios, popularmente conhecido como para-raios, considerando as normas de segurança que regulamentam os níveis de proteção.

No que diz respeito ao SPDA, este sistema realiza a captação do raio antes que ele entre em contato com qualquer parte do empreendimento, garantindo maior proteção, já que ele direcionar e dissipa as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra, evitando/minimizando os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas.

Os para-raios com dispositivo de ionização são as soluções mais utilizadas para captar as descargas elétricas do raio e destiná-las para a uma rede de forma segura.

Já o aterramento da rede elétrica e do SDAI é responsável por diminuir a variedade de tensões do seu espaço, assim como eliminar de maneira segura qualquer escape de eletricidade. Ou seja, as cargas acumuladas nos aparelhos eletrônicos serão eliminadas e distribuídas pela terra, evitando danos materiais e físicos, além de facilitar o funcionamento dos sistemas de segurança, como os fusíveis, disjuntores e outros neste sentido, e em caso de descarga atmosférica, o aterramento transfere a carga ao solo por um caminho alternativo, protegendo o empreendimento. 

Vale lembrar que ambos sistemas (SPDA e aterramento), também precisam passar por manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir o seu perfeito funcionamento.

Proteção interna

Além de danos estruturais, as descargas elétricas e oscilações na rede podem comprometer a rede elétrica, causando curtos-circuitos, queima de equipamentos e até incêndios.

Então é possível garantir proteção dos equipamentos com o uso de dispositivos de proteção contra surto (DPS). Trata-se de equipamentos que conseguem identificar sobretensões transitórias na rede elétrica. Em outras palavras, este aparelho desvia as correntes de surto que, infelizmente, são mais comuns do que se imaginam — atingindo eletrônicos e eletrodomésticos, principalmente. 

Para aumentar a proteção do SDAI, também há o isolador de curto circuito, que é responsável por isolar o laço de detecção em caso de sobretensão, protegendo dessa forma os equipamentos instalados naquele laço. 

Como vimos, tanto a proteção externa como a interna são essenciais para a proteção completa do empreendimento contra raios e oscilações na rede elétrica que são mais frequentes em épocas de chuvas.

A manutenção preventiva de fim de ano deve ser ainda mais cuidadosa, já que ela será fundamental para garantir a segurança da estrutura e da rede elétrica do empreendimento e o bom funcionamento do SDAI.

 

Garanta a manutenção de fim de ano para SDAI com a Skyfire 

Com a Skyfire você pode contar com uma equipe especialista em manutenção para garantir seu SDAI funcionando perfeitamente no fim de ano.

Nossa equipe técnica desenvolveu um relatório completo de manutenção, com diagnóstico, orientações e condutas para correção. Para aqueles equipamentos que necessitam reparo, enviamos o feedback do equipamento ao cliente em até 48h após o recebimento do material. 

Fale com a Skyfire!

Esse artigo foi útil para você? Comente, compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!