Brigada de Incêndio: entenda qual a sua importância!

Brigada de Incêndio: entenda qual a sua importância!

Você sabe como é importante uma brigada de incêndio em prédios ou organizações? Trata- se de algo essencial para a segurança dos que frequentam o patrimônio, pois nunca sabemos quando algum incidente pode vir a acontecer.

Pensando nisso, a fim de justificar a importância da brigada de incêndio, trouxemos este artigo especialmente para você!

Se você é responsável por um condomínio ou uma empresa, o conteúdo é imperdível! E se você acabou caindo aqui por acaso, mostre ao seu síndico ou supervisor, para que vocês possam ter uma rotina muito mais tranquila e segura.

 

Boa leitura! 🙂

 

O que é uma brigada de incêndio?

A brigada de incêndio trata-se de um grupo de pessoas (voluntárias ou não) previamente treinadas para atuar e coordenar situações de risco dentro de uma organização. Em uma situação de emergência, os funcionários da empresa, por exemplo, devem acionar os brigadistas do local.

Em outras palavras, a equipe de brigada de incêndio é responsável por instruir os passos de segurança aos demais, evitando ao máximo expor pessoas a um risco de vida.

 

Sua importância

A importância da brigada de incêndio é clara. Ela minimiza os riscos em casos de perigo, auxiliando na ordem quando for preciso realizar uma evacuação.

Os voluntários que atuam nesta área também ficam responsáveis por aplicar treinamentos específicos aos frequentadores da organização.

Assim, quando ocorrer uma situação extraordinária, todos saberão como proceder, ficando expostos a um risco de vida muito menor. Muitas vezes um pequeno incidente no meio de uma grande confusão, acaba gerando estragos muito maiores do que o esperado.

Com isso, a brigada de incêndio se faz fundamental na redução de danos e segurança de todos.

A qualquer sinal de perigo as medidas preventivas são tomadas e as autoridades responsáveis acionadas.

 

Qualquer pessoa pode ser um brigadista?

Para ser um brigadista é necessário permanecer na edificação durante o turno de trabalho, possuir o mínimo de expertise em segurança do trabalho e possuir boa saúde e condição física. Além disso, é ideal que o candidato a brigadista tenha bom conhecimento da edificação/instalações e ser maior de 18 anos.

 

Como ocorre a formação dos brigadistas e a organização?

Os candidatos a brigadistas devem frequentar cursos de capacitação de acordo com as características do local e normas vigentes do estado.

O treinamento visa preparar esses voluntários a brigadistas com conhecimentos básicos de prevenção, isolamento, evacuação, extinção do princípio de incêndio e primeiros socorros.

Já no que diz respeito à organização, ela deve ser organizada funcionalmente, como:

Brigadista: voluntário ou indicado, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, evacuação da área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, numa edificação ou área de risco;

Líder: escolhido entre os brigadistas aprovados, ele é o responsável pela coordenação e execução das ações de emergência da ocupação;

Chefe da edificação ou do turno: também escolhido dentre os brigadistas, ele é responsável pela coordenação e execução das ações de emergência da ocupação;

Coordenador geral: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de todas as edificações que compõem uma planta, independentemente do número de turnos.

 

Quais as principais ações da brigada de incêndio?

A organização da brigada de incêndio deve seguir algumas atividades, afinal, ela deve ser extremamente útil, e não ficar de escanteio. Então, algumas atividades precisam ser seguidas criteriosamente. Veja:

  • Treinamentos regulares devem acontecer, a fim de instruir os frequentadores do local em caso de incêndio ou qualquer outra atividade de risco;
  • A equipe da brigada de incêndio fica responsável por colaborar com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ao fiscalizar as instalações de segurança e verificar fiações elétricas, entre outros pontos que podem causar acidentes;
  • Devem estar sempre apostos para combater incêndios, em alerta com qualquer situação, o que significa que os equipamentos precisam ficar à vista e com fácil acesso;
  • Podem existir obrigações secundárias dependendo de cada caso, consulte a legislação local.

Alguns locais são obrigados a constituir uma brigada de incêndio, já outros não. No entanto, mesmo não sendo obrigatório em todos os locais, é bom contar com um grupo destes em todos os lugares. Afinal, com segurança não se brinca!

 

A importância de equipamentos de qualidade para a brigada de incêndio

Os brigadistas devem estar em constante estado de alerta enquanto estiverem em seus postos. No entanto, eles contam com a eficácia dos equipamentos utilizados na prevenção e combate a incêndios.

Alarmes, dispositivos de detecção de fumaça, sprinklers, extintores e outros materiais, precisam estar com a manutenção em dia e possuírem qualidade de ponta.

Busque uma empresa que se preocupe com sua segurança. Para garantir a eficácia da brigada de incêndio, que vimos ser muito importante, pesquise no mercado soluções impecáveis para a segurança do condomínio!

 

Conte com a melhor empresa no ramo de prevenção de incêndios!

Você conhece a SkyFire? Estamos há quase 15 anos no mercado, nos destacando em soluções para sistema de detecção e alarme de incêndio.

Nós estudamos seu patrimônio, entendemos suas necessidades, e depois oferecemos o melhor sistema para prevenir qualquer sinistro relacionado à incêndios. Nos atentamos a cada material utilizado, capacitamos nossa equipe constantemente, tudo para que você tenha apenas o melhor!

Agora que você já conheceu mais sobre a brigada de incêndio, tem um pouco mais de informação caso ocorra algum acidente.

Com a SkyFire você está em excelentes mãos!

 

Se ficou alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com os nossos especialistas!

Estamos disponíveis nos seguintes telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou se preferir envie um e-mail para atendimento@skyfire.com.br

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *