Você sabe como evitar incêndios em barracões de festas?

Você sabe como evitar incêndios em barracões de festas?

Incêndios em barracões de festas podem ocasionar grandes perdas, não só de materiais, como também como de vidas.

Por serem locais com grande concentração de materiais combustíveis como tecido, madeira e papéis, os barracões de festa, como as de São João, por exemplo, precisam ter um cuidado especial na prevenção e combate a incêndios.

Neste artigo falaremos sobre os incêndios nesses locais e como evitá-los. Aproveite sua leitura!

 

Por que ocorrem incêndios em barracões de festas?

 

Em 2018, um incêndio no Parque do Povo ocasionou o cancelamento da festa de São João em Campina Grande. Mas, se voltarmos no tempo, teremos diversos outros casos de incêndios em barracões de festas. A maioria causadas por panes elétricas.

Um incêndio dessas proporções coloca todo o perímetro em risco, considerando a quantidade de materiais que podem gerar combustão.

Mas por ser um acidente passível de ocorrer, é preciso medidas preventivas e de combate a incêndios, não só pela quantidade de pessoas como pelo tipo de material manipulado.

Não basta apenas implementar um sistema. A manutenção preventiva é de suma importância para garantir a segurança do ambiente. É preciso que todos os dispositivos de alerta, as centrais de incêndio e os equipamentos de combate como sprinklers e extintores estejam em pleno funcionamento.

Infelizmente, o Brasil coleciona tragédias por incêndios e mesmo assim ainda recorre ao erro.

Em 2021, o Ministério Público informou que o Corpo de Bombeiros realiza vistorias frequentes a espaços como esses, e identifica irregularidades o tempo todo. Os problemas encontrados eram em relação às instalações e a falta do plano de prevenção de combate contra incêndios.

É preciso haver muita responsabilidade na hora de prover os sistemas de incêndio e atuar na prevenção, quando essas equipes se reúnem. Continue sua leitura e veja como é possível prevenir os incêndios em barracões de festa.

 

Prevenção contra incêndios em barracões de festas

 

As medidas preventivas contra incêndios em barracões de festas mantêm a segurança do local. Com um sistema independente, qualquer foco de incêndio pode ser combatido, antes mesmo de tomar grandes proporções.

Veja algumas medidas que os organizadores desses eventos podem implementar para evitar incêndios em seus barracões e combatê-lo de forma eficiente, caso ocorra.

 

Criação do plano de combate e prevenção a incêndios

É preciso contratar uma empresa especializada no segmento para avaliar a estrutura, definir os pontos críticos, as rotas de fuga e locais estratégicos para instalação dos dispositivos de emergência.

Após a avaliação, é preciso adequar o ambiente de acordo com o plano de prevenção e combate a incêndios. É importante lembrar que esse planejamento serve como um manual sobre todo o processo de prevenção e as ações emergências em caso de incêndios.

 

Conhecimento das classes de incêndios

Um barracão de festa popular conta com diversos tipos de materiais e a maioria são inflamáveis. O incêndio pode ser dividido em classes e para cada uma é preciso utilizar um extintor diferente.

Alguns componentes dos extintores em contato com o fogo podem intensificar as chamas. Portanto, é preciso conhecer cada classe e os tipos de extintores para combater o fogo iniciado por determinado material.

 

Instalação do sistema de incêndio

Com o planejamento finalizado, é necessário a implantação do sistema de combate a incêndios, conforme legislação.

Trabalhar com um sistema de combate a incêndios de qualidade garante maior segurança ao espaço, pois, alertará rapidamente sobre o princípio de incêndio para que medidas sejam tomadas.

 

Criação da brigada de incêndio

Por lei, um estabelecimento que possui acima de 20 pessoas é obrigado a manter uma equipe de brigada de incêndio. Contar com brigadistas treinados é fundamental para uma atuação assertiva no combate a sinistros e para facilitar a evacuação segura do recinto.

Os participantes da brigada de incêndio precisam passar por treinamentos especializados para atuarem não só no combate às chamas, mas também no acionamento do Corpo de Bombeiros, na remoção de pessoas do local e prestação dos primeiros socorros, se necessário.

 

Treinamento dos colaboradores

Uma das medidas preventivas após grandes incêndios em festas públicas foi ministrar um treinamento para as equipes sobre prevenção e combate a incêndios.  Todos os colaboradores precisam entender as medidas preventivas, como locais proibidos para fumar, cuidados ao manusear produtos inflamáveis e equipamentos, dentre outros cuidados.

Nas questões de combate, a equipe pode conhecer o funcionamento de extintores e acionadores, as rotas de fuga e os métodos seguros para evacuação do local. Treinamentos simulados também podem ajudar na avaliação do entendimento da equipe sobre as medidas de segurança em caso de incêndios.

 

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção preventiva e/ou corretivas nos sistemas de detecção e alarme de incêndios são primordiais. Estas devem ser realizadas por técnicos habilitados e treinados para realização dos testes e correção de todos os pontos, caso houver.

 

Sistemas de prevenção de incêndios em barracões de festas é com a Skyfire

 

Para manter o barracão que sua festa será realizada protegido contra incêndios, a solução é Skyfire.

Você pode contar com um portfólio de produtos desenvolvidos com altos padrões de qualidade e em conformidade com as normas exigidas.

Para a prevenção de incêndios em barracões, fale com um consultor da Skyfire.

 

O achou deste artigo? Comente, compartilhe em suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!