Sistema de detecção e alarme de incêndio: conheça a linha de acessórios SkyFire!

Sistema de detecção e alarme de incêndio: conheça a linha de acessórios SkyFire!

Quando o assunto é sistema de detecção e alarme incêndio, o quão por dentro você está? 

Ao ser instalado de maneira assertiva e eficiente, o sistema de detecção e alarme de incêndio é o melhor método para prevenir que uma tragédia aconteça. Isso porque estes equipamentos que são responsáveis por avisar rapidamente aos ocupantes e responsáveis do local sobre a ocorrência de um sinistro, emitindo alertas visuais e audiovisuais que facilitam uma tomada de decisão rápida e eficiente, assegurando que todos possam sair da área a tempo.

Por conta disso, é interessante e importante que se conheça o básico de como um sistema de alarme de incêndio funciona, além de quais acessórios podem ser utilizados como precaução. Essas informações serão fundamentais para que se escolha uma empresa séria e de confiança para fornecer e instalar seus equipamentos.

Veja mais sobre o sistema de detecção e alarme de incêndio e a linha de acessórios SkyFire:

 

Como funciona um sistema de alarme de incêndio? 

Independente de marca, todo sistema é composto por um conjunto de elementos que se complementam. Tais elementos funcionam coordenadamente para analisar cada situação e reconhecer a ocorrência do princípio de incêndio o quanto antes. 

Hoje, existem dois tipos de sistema, o convencional e o endereçável. O convencional se trata de um sistema mais simples, indicado para locais de pequeno a médio porte. Sua central de alarme é compatível com dispositivos convencionais, como, por exemplo, detectores de fumaça, acionadores manuais e sinalizadores audiovisuais. Com ele, não é possível identificar exatamente o local do incêndio, apenas permite monitorar e identificar a área de cobertura do seu perímetro por zonas ou setores. Ou seja, quando um dispositivo é disparado, a central identifica em qual zona houve o disparo, mas não identifica com exatidão o ponto em que ocorreu o sinistro.

Já no sistema endereçável, que é indicado para instalações de médio a grande porte, é possível saber exatamente qual o local do ocorrido. Quando o periférico é ativado, ele manda à central de alarme um sinal, sendo possível então, identificar qual dispositivo foi acionado e sua localização exata. É uma instalação mais complexa, com maior número de equipamentos, porém permite o monitoramento real e envio constante de informações com rapidez e precisão, além de ter maior facilidade no caso de uma ampliação. Resumindo, optar por este modelo, ainda mais se pensando em grandes instalações, facilita a localização e identifica o local exato do sinistro, podendo ter uma ação mais rápida.

 

Elementos básicos de um sistema de detecção de incêndio 

  • Central de alarme: é o “coração do sistema”. Ela é a responsável por interligar todos os dispositivos e acionar os alarmes;
  • Acionadores: uma caixa geralmente vermelha com um botão dentro para pressionar; envia a localização imediatamente para a central quando acionado;
  • Detectores de calor e fumaça:  pequenos dispositivos instalados no teto, que reconhecem qualquer anormalidade no espaço referente a mudanças de temperatura e presença de fumaça;
  • Sirenes: dispositivos que emitem avisos sonoros e visuais em caso de incêndio;
  • Sprinklers: são aqueles equipamentos responsáveis por jogar água no ambiente, são termoativados e instalados no teto, também conhecidos como chuveiros automáticos.

 

Manutenção preventiva 

Instalar um sistema de alarme de incêndio em seu patrimônio é indispensável, pois segurança vem sempre em primeiro lugar. Desta forma, após conhecer um pouco mais sobre seus aparatos e quais os tipos básicos de detectores, devemos falar sobre a manutenção preventiva.

Periodicamente é necessário realizar uma revisão dos equipamentos que compõem o sistema de detecção e alarme de incêndio. O recomendável é checar seu sistema a cada 3 meses. Essa manutenção preventiva serve para assegurar a qualidade do desempenho do equipamento, além de economizar custos ao realizar pequenos reparos, isso quando necessário. Caso opte por não realizar a manutenção preventiva, além de não garantir a segurança do seu patrimônio, um reparo maior certamente custaria muito mais caro e, em um eventual sinistro, poderia não funcionar corretamente e custar vidas. 

 

Conheça a linha de acessórios SkyFire!

Quer saber como deixar seu sistema de detecção e alarme ainda mais completo? Então saiba mais sobre a linha de acessórios SkyFire!

 

Removedor de detectores

Tempo é dinheiro! Por isso, pensando em facilitar a vida dos instaladores e técnicos, e acompanhando as tendências internacionais, trouxemos esta novidade para o Brasil.

Reduza o tempo de instalação e manutenção com o removedor de detectores universal e torne a sua prestação de serviço mais ágil, prática e segura.

 

Placa SMS para central endereçável (SMS 485)

Com a placa SMS da SkyFire é possível receber o status da central de alarme de incêndio endereçável por meio de mensagens de texto (SMS). Cadastre até cinco números diferentes e receba em tempo real em caso de falha ou fogo. Instalação simples e fácil!

 

Placa Ethernet (NET 485)

A placa Ethernet é ideal para aplicações que necessitam receber os dados de alarme de saída do painel e transferir estes dados para um host de rede remota.

 

Programador de endereços (AD5i)

O programador de endereços é uma ferramenta essencial e indispensável para o instalador. É utilizado para gravar o endereço (número) dos equipamentos e para testar os dispositivos endereçáveis da marca SkyFire.

 

Spray de teste para detectores de fumaça

 O spray de teste para detectores de fumaça é ideal para ensaios de funcionamento dos detectores de fumaça, de forma segura, prática e rápida.

 

Software supervisório

Tenha informações ao seu alcance. Com o software supervisório é possível monitorar o sistema de alarme de incêndio e informar todos os eventos que ocorreram na central, diretamente na tela de seu computador.

 

Objetivo da Skyfire é proteger vidas e patrimônios com máxima segurança! 

Nosso foco incessante sempre foi direcionado à segurança da vida de nossos clientes e também de seus patrimônios. Para nós, a ética e transparência andam lado a lado com nossa proposta de qualidade. 

Atuamos no mercado há mais de 14 anos, mantendo nossa equipe sempre pronta para melhor atendê-los em todo processo de venda e pós venda, com um suporte técnico de contato direto.

Se você está pensando em investir em sistemas de detecção e alarmes de incêndio, precisa conhecer nossos equipamentos, serviços e atendimento; temos certeza que não vai se arrepender!

Entre em contato com a SkyFire para saber mais!

 

Gostaria de ler sobre algum tema específico? Mande sua sugestão pra gente!

Continue nos acompanhando para não perder nenhum conteúdo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *