Dicas para investir em prevenção de incêndios em sua empresa neste novo ano!

Dicas para investir em prevenção de incêndios em sua empresa neste novo ano!

A prevenção de incêndios é um investimento essencial para diversos segmentos empresariais. Sabemos que incêndios podem ocorrer por ações simples, mas podem resultar em grandes tragédias e perdas.

Portanto, garantir soluções que protejam a empresa e seus colaboradores contra esse tipo de acidente é fundamental. Se sua empresa ainda não possui sistema de prevenção de incêndios e você deseja investir nisso para o próximo ano, continue com a gente neste artigo!

 

Por que é importante o investimento na prevenção de incêndios?

Trabalhar com a prevenção de incêndios é importante em qualquer tipo de ambiente, mas principalmente para empresas. O número de maquinários em funcionamento e até mesmo a utilização de produtos inflamáveis podem ser gatilhos para incêndios.

Além disso, todo ambiente empresarial é obrigado por lei a manter sistemas de prevenção de incêndios. No caso de indústrias, elas devem cumprir a NR 23, que regulamenta essa questão.

Como já abordamos em artigos anteriores, muitos empreendimentos só podem funcionar após a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). No entanto, muito além de ser uma necessidade legal, é essencial que as empresas mantenham sistemas e planos para prevenção de incêndios.

Afinal, investir em processos como esses garante a diminuição dos prejuízos patrimoniais e salva vidas.

 

O que é um planejamento de prevenção de incêndios?

Na verdade, quando nos referimos a um planejamento de prevenção de incêndios, falamos de duas frentes: o plano de prevenção e o sistema de prevenção a incêndios.

Plano de prevenção de incêndios 

Também chamado de PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios), é um documento com o objetivo de garantir a integridade do patrimônio e das pessoas envolvidas em casos de incêndios. Esse plano de ação é exigido pelo Corpo de Bombeiros para emissão do alvará.

Sistemas de prevenção de incêndios 

Já os sistemas de detecção e alarme a incêndios são elaborados por projetistas e executados por uma empresa especializada. Ele engloba toda a parte de detecção e alarme caso aconteça um sinistro, como por exemplo: detectores, sirenes, equipamentos de combate às chamas, bem como a sinalização de emergência e das rotas de fuga.

Na verdade, o sistema de prevenção e combate está contido no PPCI, que deve manter não só a descrição física dos dispositivos utilizados como também as ações para prevenção e combate a incêndios.

Vale lembrar que dentre as ações para prevenção e combate estão itens importantes como:

  • A determinação da brigada de incêndios;
  • Rotas de fuga;
  • Processos de evacuação em segurança;
  • Localização dos dispositivos de combate a incêndios, dentre outros;

 

Como realizar um bom investimento na prevenção de incêndios?

Como vimos, a prevenção de incêndios é fundamental em ambientes empresariais, indo além do atendimento de exigências legais.

No momento de realizar um investimento em prevenção de incêndios, é muito comum algumas dúvidas, especialmente por onde o planejamento deve começar.

A partir de agora, deixaremos para você algumas dicas para ajudar a realizar um bom investimento na sua empresa para o próximo ano.

Contrate uma empresa especializada

Além de gerar economia na implantação de sistemas para prevenção de incêndios, uma empresa especializada para o desenvolvimento do projeto irá auxiliar em todos os pontos de atenção que seu negócio precisa.

É importante trabalhar com empresas que sejam qualificadas e trabalhem de acordo com as normas necessárias. Elas também precisam garantir o mapeamento completo da cobertura do sistema que será instalado e os pontos críticos.

Garanta a elaboração do PPCI

A empresa contratada para elaborar o projeto de prevenção de incêndios também deve garantir a elaboração do PPCI.

Como mencionamos anteriormente, esse documento contém informações relevantes sobre o projeto, incluindo processos e treinamentos dos ocupantes para evitar incêndios.

Vale lembrar que a elaboração do PPCI é obrigatória para que o Corpo de Bombeiros emita o AVCB.

Trabalhe com equipamentos de qualidade

Para a implantação dos dispositivos de prevenção e combate a incêndios, é muito importante observar a qualidade dos equipamentos. 

A Skyfire, por exemplo, possui uma linha de produtos importados com altos padrões de qualidade, além de serem desenvolvidos em conformidade com as normas exigidas do segmento. 

Garanta a manutenção do empreendimento em dia

Além dos sistemas de prevenção de incêndio, a rede elétrica da empresa deve passar por manutenções periódicas para garantir sua segurança.

Instalações elétricas danificadas ou desgastadas apresentam maior risco de curtos-circuitos, ou seja, um possível gatilho para iniciar um incêndio.

Treine seus colaboradores

Outra dica para a prevenção de incêndios é investir em treinamentos para colaboradores sobre medidas de prevenção e de segurança em caso de incêndios.

É importante orientar os colaboradores quanto aos riscos com a rede elétrica e uso correto de equipamentos, fumar em locais de alta periculosidade e até mesmo descarte das cinzas.

Outra abordagem importante é sobre as rotas de fuga e a evacuação do recinto em caso de emergência, para que toda saída ocorra de forma tranquila e segura. Esperamos que essas dicas facilitem seu investimento em prevenção de incêndios para sua empresa no próximo ano. Saiba que pode sempre contar com a Skyfire!

 

Equipamentos para prevenção de incêndios é com a Skyfire

Para adquirir equipamentos para prevenção de incêndios de alta qualidade, a solução é  Skyfire.

Trabalhamos com produtos importados, de alta tecnologia aplicada, desenvolvidos de acordo com as normas exigidas e entidades reguladoras, tudo para manter a proteção completa da sua empresa.  

Antes de investir em prevenção de incêndio na sua empresa, fale com a Skyfire. 

O que achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para receber mais dicas e novidades.

Até a próxima!