Você conhece as principais normas para sistemas de detecção e alarme de incêndio?

Você conhece as principais normas para sistemas de detecção e alarme de incêndio?

Os sistemas de detecção e alarme de incêndio são extremamente importantes para garantir a segurança de um empreendimento comercial, empresarial ou residencial, além de salvar vidas. Por conta disso, é indispensável o cumprimento de normas quando o assunto é detecção e alarme de incêndio.

Tais normas são regulamentos determinados por documentos técnicos de órgãos civis e militares, que são capazes de garantir a existência de sistemas eficientes para controlar situações que possam colocar em risco pessoas e patrimônios.

Esses documentos são tão importantes que podem impedir o funcionamento de um estabelecimento comercial ou a ocupação de uma residência, por exemplo, caso não estejam de acordo com as normas estabelecidas, pois seu objetivo é evitar tragédias que o fogo possa causar.

De acordo com dados do Instituto Sprinkler Brasil – ISB, em 2020, foram contabilizadas 1244 ocorrências de incêndios estruturais noticiados pela imprensa. Os empreendimentos comerciais foram os que mais registraram ocorrências, seguido por depósitos.

Os chamados “incêndios estruturais” são aqueles que poderiam ter sidos evitados caso existisse um sistema de detecção e alarme de incêndio atuante e completo.

As principais causas dessas ocorrências são resultantes da falta de manutenção do sistema de incêndio, devido a projetos mal elaborados ou da qualidade dos equipamentos utilizados, fazendo com que o “barato saia caro”, muitas vezes.

Normas para sistemas de detecção e alarme de incêndio

Embora cada país tenha as suas normas, as especificações de como os equipamentos devem ser comercializados e instalados, são as mesmas.

No Brasil, o órgão que propõe, define e publica as normas regulamentadoras é a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fazendo com que haja um padrão em todo o território nacional.

Por aqui, existem duas normas básicas para os sistemas de detecção e alarme de incêndio, que são a NBR 17.240 e a NBR 7.240.

O objetivo da NBR 17.240 é especificar os requisitos para o projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas manuais e automáticos de detecção e alarme de incêndio.

Já a NBR 7.240, regulamenta a comercialização e as especificações dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, garantindo que, em emergências, os equipamentos garantirão seu perfeito funcionamento. É uma norma vigente em todo o território nacional e possui textos internacionais semelhantes. A referência para a NBR 7.240 é a ISO 7.240.

Além das NBRs, existem as particularidades de cada estado que devem ser levadas em consideração no momento da instalação de um sistema de detecção e alarme de incêndio.

Essas particularidades, são, por exemplo, aspectos da edificação ou do sistema que será instalado, e são fiscalizadas por órgãos como o Corpo de Bombeiros, estando de acordo com as leis federais.

Além das normas brasileiras citadas acima, ainda existem as normas internacionais que são reconhecidas e conhecidas mundialmente, sendo elas a norma Americana NFPA72, criada pela National Fire Protection Association dos EUA e a EN54 que regula os equipamentos na Europa.

Por fim, existem as certificações que os equipamentos devem apresentar, que são documentos que validam o cumprimento de todas as normas para sistemas de detecção e alarme de incêndio. O objetivo é que as funcionalidades dos equipamentos sejam testadas, garantindo o bom funcionamento no momento do ocorrido.

Preservando vidas e patrimônios com alta tecnologia aplicada!

Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, e, para isso, oferecemos as melhores soluções em sistemas de detecção e alarme de incêndio para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, hospitais, escolas, entre outros.

Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de seguir o padrão europeu de qualidade – Conformidade Europeia (CE).

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com nossos especialistas através dos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou saiba mais acessando o nosso site.

Proteja vidas e patrimônios com equipamentos de qualidade e garantia que só nós da SKYFIRE oferecemos!

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! 😊

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *