Treinamento de prevenção e combate a incêndio: entenda qual a importância!

Treinamento de prevenção e combate a incêndio: entenda qual a importância!

O treinamento de prevenção e combate a incêndio tem um lugar de destaque nas medidas de segurança de qualquer empresa. Isso porque ele complementa o plano elaborado para prevenir acidentes e minimizar os impactos em caso de incêndio.

Todos os colabores precisam saber como agir e evitar situações de emergência, e o mais importante: sem gerar pânico. É preciso ter em mente que quando ocorre um sinistro, tomar decisões assertivas é fundamental para que a segurança de todos os envolvidos seja preservada.

Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre a importância desse treinamento e como ele pode ser realizado.

 

Por que o treinamento de prevenção e combate a incêndio é importante?

 

Mesmo com as medidas preventivas cabíveis, todo estabelecimento é passível de sofrer incêndios. Seja por um curto-circuito ou mau funcionamento de um equipamento, é um evento que há chances de acontecer.

Para tanto, além das ações de combate ao fogo, os colabores precisam saber como vão se portar mediante uma situação de incêndio, auxiliando na evasão segura e minimizando o pânico entre as pessoas.

Conforme a NR23, todos os colaboradores de empresas precisam passar pelo treinamento de prevenção e combate a incêndio. Um ponto interessante é obrigatoriedade do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) para que o estabelecimento promova o treinamento. Para a emissão desse certificado, é preciso ter o plano de prevenção e combate a incêndios.

 

O que aborda o treinamento de prevenção e combate a incêndio?

 

Independente da obrigatoriedade do treinamento, é importante que pelo menos a maior parte dos colaboradores aprendam medidas preventivas para auxiliar no combate às chamas e a retirada de todas as pessoas do recinto com segurança e tranquilidade.

Durante o treinamento, os colaboradores acessam informações importantes sobre o que precisam fazer durante um incêndio. Dentre as diversas abordagens temos:

  • Identificação e interpretação das placas de sinalização;
  • Utilização dos extintores de incêndio;
  • Tipos e classes dos incêndios;
  • Auxílio de pessoas com dificuldades motoras;
  • Tranquilização da equipe;
  • Processos de evacuação do recinto (rotas de fuga);
  • Primeiros socorros;
  • Utilização de elevadores e escadas.

Para a realização do treinamento de prevenção e combate a incêndio, é necessário a elaboração de um material educativo com palestras e ambientes de simulação especializados. Dessa forma, os colabores podem vivenciar situações próximas das reais e colocar em prática todo o aprendizado.

 

Qual a diferença entre o treinamento de prevenção e combate com a brigada de incêndio?

 

É muito comum confundir o treinamento de prevenção e combate a incêndio com os trabalhos da brigada de incêndio. Apesar do conteúdo para colaboradores ser bem assertivo, a abordagem do treinamento para brigadistas é diferente.

A brigada de incêndio é composta por uma equipe de colabores de uma instituição, podendo ser voluntários ou não, para atuarem diretamente no combate ao incêndio. Em caso de focos de chama, os brigadistas são acionados e já tomam medidas práticas para extinguir ou minimizar as chamas. Dependendo da proporção do incêndio, a equipe de brigadistas decidirá se a evacuação do recinto deve ser realizada ou se não há necessidade visando os riscos.

A brigada de incêndio recebe um treinamento mais aprofundado sobre o que deve ser realizado para combater o fogo com segurança e as medidas para preservar a sua vida e dos demais colegas.

Na prática, ambas as frentes devem trabalhar juntas. De um lado, a brigada de incêndio, que estará na linha de frente do combate ao incêndio e propagação das chamas. De outro, colabores treinados que tomarão as medidas corretas de segurança para realizar a evacuação do recinto.

Uma empresa que deseja estar em segurança para os casos de incêndios deve focar em três pilares básicos:

  • Elaborar o plano de prevenção e combate a incêndios;
  • Ter uma equipe de brigadistas;
  • Treinar seus colaboradores sobre a evasão segura em caso de incêndios.

Trabalhar com foco nesses três pilares garante um ambiente de trabalho seguro, em conformidade com as normas exigidas, e o mais importante: a preservação da vida de todos os envolvidos.

 

O treinamento de prevenção e combate a incêndios e a conscientização da equipe

 

Um fator positivo no treinamento de prevenção de combate a incêndio é a conscientização dos colaboradores. Além de estabelecer pessoas mais preparadas para situações de emergência, o treinamento faz um alerta sobre os cuidados que todos devem tomar para evitar o início de um incêndio. Isso é importante não só para reforçar a segurança, mas conscientizar o colaborador em algumas ações de suas rotinas diárias, como:

  • Não fumar em locais proibidos;
  • Tomar cuidado com o descarte de pontas de cigarro;
  • Manusear equipamentos e instalações elétricas de forma correta;
  • Alertar os setores de manutenção sobre falhas de equipamentos que podem gerar curtos-circuitos;
  • Evitar quaisquer ações que possam originar um foco de incêndio.

A participação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) também é fundamental para reforçar as medidas preventivas. É recomendado que todos os membros da comissão realizem o treinamento, assim como equipes envolvidas na Segurança do Trabalho. A interação desses setores com os demais colaboradores maximiza a conscientização e o aprendizado fornecido pelo treinamento de prevenção e combate a incêndio.

 

Skyfire é aliada da sua empresa quando o assunto é prevenção e combate a incêndio

 

Neste artigo você aprendeu sobre a importância do treinamento de prevenção e combate a incêndio para sua empresa. E para oferecer a seus colaboradores um ambiente seguro, é preciso ter um plano preventivo com equipamentos eficientes e seguros. Nesse quesito, você pode contar com a SKYFIRE.

Possuímos a um amplo portfólio de produtos de ponta com alta tecnologia para implementar em seu plano de prevenção e ter garantia de eficiência nos momentos críticos.

Você também pode capacitar seus colaboradores da área de manutenção com um treinamento completo e gratuito que oferecemos sobre a instalação dos nossos sistemas e dispositivos.

Em um local devidamente preparado, sua equipe receberá um vasto conteúdo sobre instalação e manutenção dos nossos equipamentos. Essa é mais uma garantia de segurança para sua estrutura de proteção contra incêndio.

SKYFIRE, salvando vidas e patrimônios. Recuse imitações 😉

 

O que achou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para receber dicas imperdíveis.

Até a próxima! 😊