Critérios para escolher um fornecedor de detecção e alarme de incêndio

Critérios para escolher um fornecedor de detecção e alarme de incêndio

Você sabia que ter um sistema de detecção e alarme de incêndio funcional é uma ação obrigatória para diversos tipos de estabelecimentos?

Para garantir a segurança e a eficiência contra incêndios, é preciso elaborar um plano de prevenção e combate  muito bem detalhado para a tomada de medidas imediatas na extinção do fogo.

Após a conclusão do projeto e a determinação de todos os equipamentos que serão utilizados, surge uma dúvida: como posso adquirir um sistema de detecção e alarme de incêndio eficiente e com um fornecedor de credibilidade?

Para esclarecer essa dúvida, elaboramos este artigo para facilitar a escolha de um bom fornecedor que atenda a todos os requisitos do que é normativo.

Boa leitura!

Qual a importância do sistema de detecção e alarme de incêndio?

O sistema de detecção e alarme de incêndio é responsável por toda a proteção do ambiente em casos de incêndios. O fluxo do sistema e seus componentes segue, de maneira geral, os seguintes itens:

  • Detectores: esses dispositivos podem detectar a presença de chamas, fumaça, calor ou gás no ambiente e que podem desencadear um princípio de incêndio. Uma vez identificado o risco, um alerta é enviado à central de incêndio;

 

  • Central de incêndio: o coração do sistema. Ela é responsável por receber todos os sinais emitidos pelos detectores e acionadores manuais e, a partir deles, a central envia um sinal, disparando as sirenes, automações e/ou dispositivos automáticos de combate, como os sprinklers, por exemplo.

 

  • Alarmes: em grande maioria, emitem sinal sonoro e visual e são acionados pela central de incêndio. Servem para “avisar” a todos sobre o princípio de incêndio, a fim de que ocorra a evacuação e se inicie o quanto antes as medidas de prevenção da propagação do fogo e que o combate se inicie.

 

  • Placas de identificação: itens indispensáveis para a evacuação de locais em caso de incêndio. Trata-se da sinalização da rota de fuga (saída de emergência) e para identificar os dispositivos de combate. Considerando a importância do sistema de detecção e alarme de incêndio, é preciso ter garantia de que todos os dispositivos funcionem adequadamente em casos de sinistros. E para ter essa segurança, a escolha do fornecedor é fundamental para a eficiência do projeto.

Como escolher o fornecedor ideal para aquisição de sistema de detecção e alarme de incêndio?

Todo sistema de detecção e alarme de incêndio possui normas específicas para a correta implementação. Essas normas são consideradas durante a inspeção do Corpo de Bombeiros para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O AVCB é um certificado obrigatório e se não for concedido, pode resultar na interdição do estabelecimento.

Considerando essas questões, o fornecedor de sistema de detecção e alarme de incêndio precisa trabalhar conforme as normas exigidas e ter credibilidade no mercado. Veja abaixo alguns requisitos que devem ser avaliados antes de contratar fabricante ou fornecedor:

Atendimento às normas técnicas exigidas

As normas que regulamentam a instalação de sistemas de incêndio são as ABNT NBR 17.240 e a NBR 7.240. Cada tipo de dispositivo que compõe o sistema também possui normas específicas a serem obedecidas no momento da fabricação e instalação.

Se a aquisição for feita diretamente com o fabricante, este deve comprovar o atendimento das normas exigidas. Caso seja com uma loja, esta deve apresentar a documentação que garanta o atendimento da normativa pelo fabricante.

Qualidade de produto

Por se tratar de equipamentos que vão atuar em ambientes de alto risco, é preciso ter garantias de qualidade do produto. Detectores que não apresentam resistência a variações de temperatura ou condições de umidade, por exemplo, podem ser acionados desnecessariamente, ou até mesmo não serem acionados em caso de incêndios.

Suporte e manutenção

Outro ponto que deve ser observado é o suporte no pós-venda e os processos de manutenção corretiva e preventiva. O fornecedor deve estar sempre prestando uma assessoria ao cliente, quando necessário, para garantir o pleno funcionamento do sistema. De nada adianta vender e sumir quando mais se precisa, não é mesmo?

É interessante que o fornecedor preste suporte na instalação dos dispositivos e na configuração inicial na central de incêndios. Nos casos de manutenção preventiva e corretiva, devem atender ao cliente com agilidade, considerando a complexidade do sistema.

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Credibilidade no mercado

O fornecedor de sistema de detecção e alarme de incêndio precisa não só ter experiência como credibilidade no mercado. Para tanto, durante o processo de seleção do fornecedor, vale ter conhecimento de implementações anteriores, principalmente com a aprovação do Corpo de Bombeiros.

Pedir referências de outros clientes também é algo interessante. Avaliar junto a clientes antigos como foi o atendimento e a eficiência do sistema de detecção e alarme de incêndio, podem servir de norte para acertar na escolha do fornecedor.

Além da eficiência do projeto de prevenção e combate, no momento de implementar o sistema de detecção e alarme de incêndio, é preciso contar um fornecedor de referência. A sua credibilidade e a qualidade de seus produtos são diferenciais para garantir o sucesso do ambiente e das pessoas que ali circulam.

O bom funcionamento do sistema é responsabilidade do proprietário do empreendimento e também do fornecedor. Portanto, é importante lembrar que deve existir uma relação constante de parceria para garantir a segurança.

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Até a próxima! 😉