Software Supervisório: o que é?

Software Supervisório: o que é?

Mais segurança de um jeito fácil! O software supervisório é mais um aliado na prevenção e no combate a incêndios. Em tempos de avanços tecnológicos, também é possível contar com aplicações inteligentes para garantir ainda mais a proteção de ambientes em casos de sinistros.

Neste quesito de prevenção e combate, é possível contar com tecnologias especializadas que garantem um monitoramento à distância. Com isso, pode-se garantir que todos os componentes estejam preparados para uma possível ocorrência de incêndio.

A utilização do software supervisório vem sendo difundida gradualmente no Brasil. Essa é uma questão interessante, já que grandes catástrofes podem ser evitadas se realizada uma detecção prévia de falhas dos sistemas de incêndio. Continue a leitura deste texto e entenda o que é e quais as suas funcionalidades.

O que é um software supervisório?

É um sistema especializado desenvolvido para realizar o acompanhamento de todo o sistema de alarme de incêndio. A partir dele, é possível monitorar todos os eventos da central de incêndio diretamente na tela do computador.

Esse tipo de software difere daqueles governamentais destinados ao rastreamento de incêndios e queimadas, que funcionam a partir de satélites. Os softwares supervisórios de ambientes são interligados diretamente à central de incêndios.

E como ele funciona?

O software supervisório está diretamente integrado ao sistema de alarmes de incêndios. O monitoramento gera uma série de eventos demonstrados no computador ou de maneira impressa.

Os resultados desses eventos mostram o comportamento de todos os componentes ligados na central, como sprinklers, detectores, alarmes, sirenes, dentre outros. Caso algum destes componentes apresentem uma possível falha, o evento entra como prioridade para que seja resolvido o quanto antes. O mesmo acontece quando houver algum alerta de incêndio na central.

Dessa forma, é possível detectar onde cada dispositivo de detecção e combate está instalado, o que também facilita os processos de manutenção preventiva e corretiva.

Além disso, a SKYFIRE traz uma super novidade para o software supervisório já conhecido por vocês: agora ele pode ser acessado via rede externa. Gostou?

E não para por aí…Ele monitora e recebe informações de um número ilimitado de centrais e de até 16 painéis interligados em rede. Dessa forma, mesmo à distância, caso um foco de incêndio seja detectado, é possível tomar ações para minimizar os danos causados por ele.

Vantagens da utilização do software supervisório

Quando falamos em avanços tecnológicos, devemos ter em mente que diversos desses recursos serão utilizados para levar facilidades e segurança às pessoas. No segmento de prevenção e combate a incêndios já existem sistemas de IA (inteligência artificial) para atuarem no combate a focos de incêndios. Mas é preciso lembrar que tais avanços tecnológicos também contemplam conectividade. Nunca foi tão prático e rápido ter acesso a uma informação. Para o nosso software, conectividade é a chave para que ele trabalhe pela segurança do ambiente. Veja como esse sistema pode ser vantajoso para seu negócio.

Ideal para qualquer ambiente

Principalmente em locais de grande tráfego de pessoas, como condomínios, e centros comerciais e até indústrias, a utilização de uma ferramenta de supervisão é mais um facilitador para que o plano de prevenção e combate a incêndios seja eficiente.

Monitoramento completo dos dispositivos

Utilizá-lo permite não só o controle das funcionalidades dos dispositivos instalados, como também a identificação de um incêndio. Em caso de falhas, é possível detectar exatamente o dispositivo que apresenta problemas para que medidas corretivas sejam tomadas.

Custo x benefício

Não poderíamos deixar essa parte de lado, não é mesmo? Sem dúvidas é um grande custo x benefício para um empreendimento e seu gestor, pois sua função básica envolve a prevenção. Os custos com possíveis danos causados por um incêndio são infinitamente maiores do que a implementação de um plano de prevenção e combate, sem falar nas vidas que podem ser perdidas. E para este ser ainda mais completo, o software supervisório vai garantir sua eficiência total.

Medidas preventivas

Sem dúvidas é um grande facilitador para garantir o bom funcionamento de centrais e sistemas de combate a incêndios. Mas é importante lembrar que as medidas convencionais de prevenção e extinção de incêndios também devem ser consideradas. Confira.

  • Elaborar um plano de prevenção de combate a incêndios contemplando a estrutura e atividades do estabelecimento;
  • Trabalhar com centrais de incêndio e dispositivos fornecidos por empresas de credibilidade no mercado;
  • Adquirir um modelo de software de supervisão com um fornecedor especializado e que entende;
  • Criar e manter as equipes de brigada de incêndios;
  • Realizar treinamentos para prevenção e combate;
  • Conscientizar os colaboradores sobre as ações que evitam incêndios.

Esse é um conjunto de ações que vai ajudar a garantir a segurança completa do ambiente. Dentro desse contexto, podemos considerar que o nosso software é um dos recursos fundamentais para assegurar uma central de incêndio eficiente e a tranquilidade de todos os envolvidos.

Vem com a SKYFIRE!

Complete a segurança do seu sistema contra incêndio com o software Supervisório- Ômega XP3.8- V2 da SKYFIRE.

Esse é um produto exclusivo que vai proporcionar o monitoramento completo do sistema de alarme de incêndio da sua empresa.

Com ele você terá, além de todos os benefícios já citados:

  • Sistema personalizado conforme as necessidades do seu negócio;
  • Controle de acesso, com opção para cadastro de usuários e senhas;
  • Visualização do mapa de identificação de dispositivos da central e histórico de eventos;
  • Relatórios para impressão;
  • Tela especial para demonstração de eventos com prioridades;
  • Monitoramento de até 16 centrais de rede;
  • Instalação em mais de uma estação de trabalho;
  • Monitoramento de forma remota com número ilimitado de centrais.

Além de todas essas vantagens, você também pode contar com a SKYFIRE para adquirir sua central de incêndio e uma gama de equipamentos desenvolvidos dentro de alta qualidade e tecnologia.

Para manter seus sistemas de alarme em pleno funcionamento e contar com uma estrutura eficiente, escolha trabalhar com a gente!

O que achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais, siga nosso blog para receber mais dicas e novidades e recuse imitações!

Até a próxima! 😉