4 benefícios de investir em tecnologia de segurança

4 benefícios de investir em tecnologia de segurança

Em qualquer situação, a segurança é uma prioridade. Se estamos falando de nossas residências, a segurança é importante; se falamos de trabalho, também; da mesma forma, se estivermos falando de lazer. 

Por isso, é fundamental garantir segurança em casas, condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais, indústrias, clubes, boates ou em qualquer outra construção.

Com a tecnologia moderna, é possível otimizar a segurança em qualquer local. Ela envolve, por exemplo, proteção contra incêndios, acidentes, assaltantes. Vamos citar 4 benefícios de investir em tecnologia de segurança!

1. A tecnologia de segurança com ótima precisão

Recorrer à tecnologia de segurança é uma maneira de aumentar o nível de proteção. Isso não é difícil de compreender. 

Em relação aos incêndios, por exemplo, a central de alarme endereçável, como o próprio nome diz, oferece um endereço para cada dispositivo conectado e identifica, com precisão, qual deles entrou em ação e o local do sinistro.

O detector de calor e fumaça multisensor endereçável, por exemplo, consegue identificar tanto o aumento de temperatura acima de 56°C, quanto a presença de fumaça. Trata-se de uma solução mais precisa que reúne em apenas um equipamento ambas formas de detecção.  

E assim acontece com todos os dispositivos que compõem um sistema de alarme de incêndio, ou seja, quanto mais modernos são mais avançados e precisos.

2. A preservação de vidas e patrimônios

A tecnologia de segurança é fundamental para preservar os bens materiais de qualquer edificação e as vidas das pessoas que ocupam o ambiente, seja uma forma temporária (empresa, boate, clube) ou permanente (residencial).

Para garantir que vidas e patrimônios sejam preservados é necessário ter um sistema de detecção e alarme de incêndio operante, afinal, no momento do sinistro ele não pode falhar. 

E para garantir sua funcionalidade, é fundamental contar com profissionais capacitados e qualificados para instalação e manuseio dos equipamentos. Além disso, deve-se realizar manutenções periódicas e preventivas, de acordo com a Norma ABNT NBR 17240/2010. 

3. A melhoria na gestão de acidentes

Além do conhecimento em torno do produto aplicado, da instalação e operação do sistema de detecção de incêndio, é necessário que os estabelecimentos tenham um gerenciamento de acidentes, assim como uma equipe brigadista treinada e capacitada para atuar de maneira efetiva em casos de emergência. 

4. A garantia de segurança x custo benefício

Quando pensamos em tecnologia de segurança, devemos nos atentar aos inúmeros benefícios que ela nos traz. E quando falamos em sistema de incêndio, devemos nos lembrar que é a maneira mais eficaz de evitar sinistros ou detectá-lo logo no início, a fim de preservar vidas e patrimônios. Diante disso, o investimento em tecnologia de segurança é muito vantajoso e necessário, ou seja, uma ótima relação custo benefício.  

Desconsiderar esse aspecto é irresponsabilidade e pode gerar prejuízos financeiros (perdas materiais, multas), comprometimento da imagem da empresa e até penalidades mais severas, por isso o sistema de detecção de incêndio é normativo e deve obedecer as especificações técnicas contidas na ABNT NBR nº 17240/2010

A tecnologia já existe, mas como dissemos, é importante que as pessoas saibam manipulá-la. Também é fundamental que a sua instalação seja bem feita. Veja como planejar a instalação de equipamentos de incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *