Inteligência Artificial e IoT – utilizadas na prevenção de incêndios

Inteligência Artificial e IoT – utilizadas na prevenção de incêndios

A tecnologia entrelaçada aos avanços em diversos segmentos possibilitou a inserção da inovação até mesmo no meio da prevenção contra incêndios. Hoje em dia, já há empresas utilizando inteligência artificial e IoT no combate a incêndios, curioso né?

Como forma informativa e para manter vocês atualizados do universo da prevenção de incêndios, confiram um pouco sobre as novas tendências para este setor! ☺

O que é Inteligência Artificial? 

A inteligência artificial, que também pode ser conhecida como IA, é a junção da ciência da computação com a construção de máquinas inteligentes capazes de realizar tarefas que normalmente requerem a intervenção da inteligência humana. 

Em outras palavras, a inteligência artificial é um campo que combina ciência da computação e conjuntos de dados robustos para permitir a resolução de problemas. Ele também abrange subcampos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo, que são frequentemente mencionados em conjunto com a inteligência artificial. Essas disciplinas são compostas por algoritmos de IA que buscam criar sistemas especialistas que fazem previsões ou classificações com base em dados de entrada. 

Já o Iot, do que se trata? 

Conhecido popularmente como internet das coisas ou Internet of Things, nada mais é do que uma tecnologia que possibilita objetos inanimados se conectarem, armazenarem e executarem funções dos mais diversos tipos.

Sendo assim, se trata de uma revolução tecnológica com a finalidade de conectar todos os objetos que usamos no dia a dia à internet, através de tecnologias como Wi-Fi e Bluetooth.

Voltado para o nosso cotidiano, a cada dia surgem mais eletrodomésticos, relógios, meios de transporte e acessórios conectados à Internet e a outros dispositivos, como smartphones e computadores.

 

Como essas tecnologias podem ajudar na prevenção de incêndios? 

Segundo o portal Central Florestal, as técnicas computacionais de inteligência artificial, com o uso RNA’s (Redes Neurais Artificiais), foram utilizadas para a previsão de fenômenos como detecção de fumaça e de incêndios, mapeamentos ambientais, monitoramento de florestas, previsão de queimadas e análise do uso da terra. Caso ocorra um incêndio em contextos florestais, esses sensores enviam informações para as autoridades responsáveis que podem emitir um alerta enviando drones para o local, a fim de confirmar se há ou não um incêndio. Caso o pior cenário se confirme, são alocados os meios necessários ao combate do incêndio. 

Para conferir o estudo completo, clique aqui

Outra tecnologia que também tem contribuído é o uso de robôs com a ajuda do Big Data Analytics (geração dos dados digitais) que são capazes de operar sem a intervenção humana e terão mais flexibilidade para se adaptar às variações inesperadas na planta. No combate a incêndio, robôs autônomos podem iniciar o combate antes da chegada da brigada de incêndio, minimizando o prejuízo e ganhando tempo.

Já a ideia da IoT no combate e prevenção de incêndio é fazer uma conexão em rede de todos os sensores e elementos da planta, desta forma uma grande quantidade de dispositivos estará conectado e permitirá que a comunicação autônoma entre todo o processo seja completa. 

Além disso, como esta tecnologia une o “humano com a internet”, qualquer um com um aparelho smart que tenha acesso a rede de dados, poderá acessar e verificar a situação e o nível de perigo real da planta monitorada, tudo em tempo real.

 

E você, já sabia dessas tecnologias? Compartilhe este conteúdo com os amigos, dessa forma, outras pessoas estarão envolvidas no assunto também! 

Para continuar acompanhando nosso conteúdo, curta nossas redes sociais e entre em nosso site: www.skyfire.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *