Central de alarme de incêndio

Central de alarme de incêndio

Os sistemas de detecção e alarme de incêndios são itens obrigatórios e fundamentais em locais onde há grande fluxo de pessoas. O principal objetivo desses sistemas é identificar, de forma precoce, focos de incêndio, protegendo vidas e patrimônios.

Quando instalado de forma correta e de acordo com as normas, é a forma mais eficaz de alertar as pessoas de que um local deverá ser evacuado, além de permitir que ações sejam tomadas em tempo hábil.

Um bom sistema de detecção e alarme é composto por:

  • Central de alarme
  • Acionadores manuais
  • Detector de fumaça
  • Detector de gás
  • Detector de temperatura
  • Sirene de áudio e audiovisual

 

O que é uma central de alarme de incêndio?

Como vimos no tópico anterior, a central de alarme de incêndio é a parte fundamental de um sistema de detecção e alarme de incêndio. Por vezes, é considerada o coração de todo sistema.

Sua principal função é receber as informações dos equipamentos periféricos de incêndio e acionar, de maneira automática, os sinalizadores e outras automações, em caso de emergência. É a partir dela que todos os aparelhos, como acionadores, detectores de fumaça e de temperatura, são cabeados.

Para que uma ação seja tomada em tempo hábil, em casos de princípio de incêndio, a norma exige que a central de alarme seja instalada em um local com constante segurança e patrulhamento, como as portarias de edifícios ou salas de segurança, com profissionais autorizados e capacitados para operá-la.

Para garantir o bom funcionamento da central de alarme, é ideal que ela tenha duas fontes de alimentação de energia. A primeira seria a própria fonte de energia da edificação e a segunda, seriam as baterias, nobreaks ou geradores. Em caso de queda de energia, é importante que as fontes auxiliares tenham autonomia de funcionamento de pelo menos 24 horas. Além disso, elas monitoram e checam a situação de todo o sistema, detectando possíveis falhas.

 

Central convencional e central endereçável

Os sistemas de detecção e alarme de incêndios podem ser classificados em dois: sistema convencional e endereçável.


Sistema convencional

No sistema convencional, quando acontece o acionamento de algum dispositivo, a central consegue informar qual foi o equipamento disparado e a zona, mas não é possível identificar o ponto exato.

Esse sistema é indicado para locais abertos, como estacionamentos, por exemplo. Ou seja, locais que é possível a localização precisa da ocorrência.


Sistema endereçável

O sistema endereçável é capaz de monitorar áreas maiores com mais precisão e tecnologia, sendo possível identificar o ponto exato da ocorrência, pois cada dispositivo recebe um número, chamado de endereço.

Por conta disso, o sistema endereçável oferece maior agilidade e assertividade nas ações de prevenção de incêndios.

 

Um portfólio completo em soluções de sistema de detecção e alarme de incêndio.

Com sede em Ribeirão Preto (SP), há mais de 14 anos, investimos e atuamos na comercialização de sistemas inteligentes de detecção e alarme de incêndio para todo o Brasil e para países da América do Sul e África.

Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, por isso, oferecemos as melhores soluções para sistema de detecção e alarme de incêndio para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, escolas, entre outros.

Temos disponíveis dois modelos de centrais endereçáveis que visam atender obras de pequenas, médias e grandes complexidades:

  • Modelo JB-QB-5EI: capacidade para atender de 32 a 500 pontos (endereços);
  • Modelo JB-QB-5EiX: capacidade para atender de 750 a 2500 pontos (endereços).

Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de seguirem o padrão europeu de qualidade – Conformidade Europeia (CE).

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com nossos especialistas através dos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 e em nosso site você pode conhecer melhor as especificações das nossas centrais de alarme de incêndio.

Preservando Vidas e Patrimônios com alta tecnologia aplicada!

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! 😊

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *