Saiba como evitar incêndio em seu carro!

Saiba como evitar incêndio em seu carro!

Incêndio em carro é algo mais comum do que se pensa, e, infelizmente, pode trazer péssimas consequências para motoristas, passageiros e outros veículos que estejam próximos.

Existem uma série de fatores que podem causar incêndios veiculares e todo cuidado é pouco. Ficar atento à saúde do motor e ao sistema elétrico do veículo são pontos fundamentais. 

Continue com a gente na leitura deste artigo e veja como prevenir incêndio no seu carro e manter a sua segurança e de seus passageiros. Boa leitura!

O que pode causar incêndio em carro?

As causas de incêndio em carros são muitas. E a maior parte pode ser prevenida com ações simples do proprietário do veículo.

Um incêndio em carro pode consumi-lo rapidamente, e além do motorista e passageiros, ele pode afetar quem está por perto, já que o risco de explosão é grande devido ao combustível. 

As panes elétricas e os curtos circuitos são, na maioria das vezes, os responsáveis por casos de incêndios veiculares. As faíscas geradas por panes elétricas, em contato com o combustível e/ou líquidos inflamáveis podem dar origem ao incêndio.

Dito isso, você já imagina onde é mais comum do carro pegar fogo né? É dentro do capô, pois essa é a região mais quente do veículo, onde também estão localizados toda a tubulação de fluidos e combustível próximos aos componentes elétricos.

Entender as principais causas de incêndio em carro facilita as medidas de prevenção para esse tipo de acidente. Vamos listar abaixo algumas possíveis causas de incêndio em veículos: 

 

  • Falta de manutenção preventiva

Este com certeza é um dos fatores que mais influenciam no risco de um carro pegar fogo. 

  • Peças mal encaixadas

Com utilização de peças que não são compatíveis com o veículo ou que ficam mal encaixadas, pode ocorrer vazamento de líquidos inflamáveis o que pode provocar o incêndio.

  • Mangueiras ressecadas ou quebradiças

Estas são responsáveis por levar combustível ao motor e podem sofrer ressecamento ao longo do tempo, principalmente em carros com mais de 15 anos. Esse ressecamento pode ocasionar vazamento de combustível.

  • Curto-circuito e pane elétrica:

Ambos podem gerar fagulha que servem de gatilho para incêndios quando entram em contato com os líquidos inflamáveis do veículo.

  • Danos no motor:

Se o motor está danificado, podem ocorrer panes elétricas e vazamentos de líquidos que iniciam um incêndio.

 

Como prevenir o incêndio em carro?

Existem algumas medidas preventivas contra incêndio em carro. A maioria delas são simples e devem fazer parte da rotina do proprietário.

Assim como os cuidados com pneus que exigem calibragem, verificar alguns pontos do veículo podem evitar incêndios e diversos outros acidentes.

  • Revisão periódica do veículo

O veículo pode ser revisado de acordo com as recomendações do fabricante, sempre antes de viagens ou ao alcançar um determinado limite de quilometragem. O importante é manter uma periodicidade para a revisão.

Outro fator importante é a qualidade dos serviços da oficina que realizará a revisão. É fundamental verificar se a oficina possui credibilidade e experiência. 

De preferência, utilize uma oficina autorizada, que vai garantir uma manutenção conforme recomendado pelo fabricante e sempre utilizará peças originais e compatíveis com o seu veículo.

  • Cuidados com a parte elétrica

A parte elétrica do veículo também deve ser revisada, principalmente se alguns itens como os vidros elétricos e o alarme apresentarem problemas de funcionamento.

É importante lembrar que falhas elétricas podem causar curtos-circuitos, que por sua vez, são fontes de ignição para incêndio em carro.

  • Extintor de incêndio

Manter um extintor de incêndio no carro, mesmo não sendo mais obrigatoriedade, é fundamental para casos de incêndio.

O extintor de carro adequado é o tipo ABC, que é o ideal para incêndios originados por líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos, bem como madeira e tecido. Esse tipo de extintor protege o veículo de forma completa.

  • Não utilizar combustível adulterado

A utilização de combustíveis adulterados danifica a tubulação de condução do combustível. Isso deixa o carro mais suscetível a incêndios.

  • Observar os odores do veículo

Se o veículo apresentar cheiro de queimado ou de combustível, pode estar ocorrendo falhas e vazamentos, que podem ser perigosos e causar acidentes.

Para estes casos, deve-se procurar uma oficina ou profissional de confiança para corrigir o problema o quanto antes.

  • Seguro veicular

Ao contratar um serviço de seguro veicular, prefira empresas que garantem a cobertura em casos de incêndios.

Caso o veículo apresente alguma falha que origine um incêndio, o prejuízo pode ser menor.

 

O que fazer em casos de incêndio no carro?

Se ocorrer um incêndio em carro, é preciso tomar alguns cuidados, pois podem prejudicar a saúde e a segurança dos envolvidos. 

Em casos de incêndio em carro, os seguintes procedimentos devem ser realizados:

  • Estacionar o veículo em local afastado, longe de outros veículos e pedestres;
  • Desligar o carro;
  • Abra uma pequena parte do capô do veículo para diminuir o calor;
  • Se necessário, Use o extintor de incêndio para combater o fogo;
  • Se o fogo se alastrar, acione o Corpo de Bombeiro e se mantenha longe do veículo;
  • Nunca utilize outros tipos de líquidos ou métodos para minimizar o incêndio. É recomendado utilizar somente o extintor e se afastar do veículo, pois, podem ocorrer explosões;

Vale ressaltar que dentre as medidas preventivas, manter a revisão periódica do veículo é a ação fundamental para prevenir incêndio em carro.

O bom funcionamento do veículo mantém a segurança no trânsito como um todo, que pode fluir tranquilamente sem riscos de acidentes ou incêndio em carro.

 

Para a prevenção de incêndios, fale com a Skyfire

A Skyfire é uma empresa de confiança para te ajudar na prevenção de incêndios.

Os produtos da Skyfire são desenvolvido com alto padrão de qualidade e em conformidade com as normas exigidas.

Garanta a prevenção eficiente contra incêndios com os produtos da Skyfire

Esse conteúdo foi interessante? Comente sobre o que achou, compartilhe em suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!