Veja quais são os tipos de extintores existentes

Veja quais são os tipos de extintores existentes

Os extintores de incêndio são conhecidos como armas contra o fogo. Mas, o que algumas pessoas não sabem, é que eles não são todos iguais. Você sabia que o uso incorreto pode, inclusive, piorar o fogo em algumas situações?

Este artigo traz os diferentes tipos de extintores, classes de risco e agente extintor, explicando qual é o ideal para cada situação. Quer saber tudo sobre isso? Então acompanhe!

Conheça os tipos de extintores e sua classe de risco

A classe de risco do extintor de incêndio é bem simples. Para entender melhor, acompanhe o exemplo: imagine que você possui uma loja de roupas e na sua loja há um extintor de incêndio com a classe A.

Esse extintor, como você verá adiante, utiliza a água como agente extintor e é indicado contra o fogo em madeira, papel e materiais sólidos em geral. Mas, em determinado período do dia, você sai na porta da loja e vê que há fogo na calçada em frente a um posto de gasolina.

Mais do que depressa, você pega o seu extintor de incêndio e leva até lá para ajudar a apagar o fogo enquanto os bombeiros não chegam. É aí que acontece o problema: o extintor de água pode piorar esse tipo de incêndio, ajudando a espalhar as chamas em vez de apagá-las. Entendeu o perigo?

Abaixo, veja um pouco mais sobre as classes dos extintores.

  • Extintores classe A: Incêndio contra materiais combustíveis sólidos;
  • Extintores classe B: Incêndio contra líquidos ou gases inflamáveis;
  • Extintores classe C: Incêndio contra equipamentos e instalações elétricas.

Entenda o que é o agente extintor

Existem duas maneiras de classificar os diferentes tipos de extintores: classe de risco e tipo de agente extintor. Você já sabe que a classe de risco serve para definir o tipo de combustível do incêndio presente no ambiente.

Outra forma de classificar um extintor de incêndio é de acordo com o agente extintor. O agente extintor nada mais é do que a substância usada para cessar o incêndio.

Atualmente, os 4 tipos principais são: extintor de CO2, extintor de pó químico, extintor de água e extintor de espuma. Cada um deles é indicado para uma classe de risco específica.

Veja a indicação para cada tipo de extintor

Agora que você já sabe as principais informações sobre os diferentes tipos de extintores, deve estar se perguntando sobre os agentes. Observe abaixo a indicação de cada um deles.

  • Extintor de CO2: ideal contra incêndios CLASSE A, B e C em substâncias inflamáveis, fiações e equipamentos elétricos.
  • Extintor de pó químico: ideal contra incêndios CLASSE B envolvendo líquidos inflamáveis.
  • Extintor de água: ideal contra incêndios CLASSE A envolvendo madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas.
  • Extintor de espuma: ideal contra incêndios CLASSE A e B envolvendo líquidos inflamáveis e materiais sólidos.

Como vimos, é altamente recomendado manter o seu patrimônio e também a vida de quem você ama em segurança. Por isso, invista em proteção contra incêndio e evite que o pior aconteça. No entanto, atente-se sempre ao tipo de extintor que será usado em casos de emergência.

E você, gostou das informações deste artigo? Deseja investir na segurança do seu patrimônio? Então entre em contato preenchendo o formulário do site ou pelos telefones das centrais de atendimento de São Paulo ou Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *