Por que o drywall é resistente ao fogo?

Por que o drywall é resistente ao fogo?

Será que o drywall é resistente ao fogo? Essa é uma dúvida comum durante a elaboração e execução de projetos de construção civil.

Inventado em 1916 nos Estados Unidos, o drywall é uma placa de gesso pré-fabricada e encapada com papelão ou fibra de vidro, muito utilizada na construção de residências ou prédios. 

Assim como todo material que será utilizado na obra, é preciso verificar se o drywall é resistente ao fogo, caso ocorra algum tipo de acidente.

Neste artigo esclarecemos todas as dúvidas em relação ao drywall e porque ele é resistente ao fogo. Aproveite sua leitura!

 

O drywall é resistente ao fogo?

O drywall é um produto leve e de baixa espessura. Essa característica pode dar a impressão de ser um material frágil. Mas, na verdade, não é.

Uma parede de drywall é resistente ao fogo por um templo variando de 30 a 120 minutos. Isso depende das formas de uso e do tipo de edificação, como, por exemplo, o estoque de inflamáveis.

Existem alguns tipos de procedimentos aplicados ao drywall que aumentam sua resistência ao fogo. Um deles é a montagem do sistema de paredes com tipos diferentes de placas. Com isso, a parede ganha espessura com a colocação de placas lado a lado. Também é possível instalar placas de 15 mm.

O documento 1181/RT020A desenvolvido pela TESIS, Tecnologia de Qualidade e Sistemas de Engenharia, credenciada ao INMETRO, atesta que o drywall atende as especificações de reação e resistência ao fogo como exigido pela norma.

Parede de drywall possuem menor incidência da inflamação generalizada em casos de incêndio e também não geram excesso de fumaça que pode danificar o processo de evacuação do local. O vapor liberado pelo drywall em casos de incêndio possui baixo índice tóxico, não comprometendo os envolvidos.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo fornece em suas Instruções Técnicas (IT) uma tabela com a resistência do drywall ao fogo. Essa tabela faz parte do IT 08 e seus valores são determinados a partir de testes realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

Tipos de drywall

Como citamos acima, o período variável de resistência ao fogo de qualquer solução de drywall é de 30 a 120 minutos.

Ele pode ser utilizado em paredes, além da divisão de cômodos, forros, nichos, isolamento acústico, dentre outros. É uma opção sustentável, de alta durabilidade e bastante versátil, além claro de ser uma solução rápida para a obra e menor desperdício frente à alvenaria. 

O mercado oferece três tipos de drywall, divididos por cores:

  • Drywall banco standard (ST): indicados para áreas secas;
  • Drywall verde (RU): utilizado em áreas úmidas;
  • Drywall rosa (RF): é o tipo que possui maior resistência ao fogo;

O tipo de drywall resistente ao fogo

O drywall rosa, tipo que possui maior resistência a chamas, é muito aplicado em locais que abrigam saídas de emergências, escadas ou ambientes com maior risco de incêndio.

Dependendo da ocupação do empreendimento, o Corpo de Bombeiros exige que a utilização do drywall seja do tipo resistente ao fogo. Este é fabricado de acordo com a NBR 15.575.

Esse tipo de drywall, resistente ao fogo, não deixa que as chamas se alastrem para outras áreas após o início do incêndio. Sua composição é a partir de fibra de vidro, que é um material que garante maior resistência ao fogo.

A presença da fibra de vidro no drywall permite maior eficiência das placas rosas em casos de incêndio, o que amplamente aplicada em locais com alto risco de incêndio, como depósitos e até mesmo laboratórios.

 

Como o drywall se comporta em contato com o fogo?

Todo material utilizado em uma obra precisa ser avaliado em relação a sua combustibilidade. Para especificar esses materiais é utilizado o laudo CMAR.

Esse laudo é exigido pelo Corpo de Bombeiros para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Além disso, os bombeiros também exigem que os materiais sejam fabricados de acordo com as normas de segurança, mantendo um limite máximo para propagação de chamas e emissão de fumaça.

Em relação ao drywall, ele garante menor propagação de chamas e um nível muito baixo de emissão de fumaça quando em contato com o fogo. Na tabela do Corpo de Bombeiros este material é classificado como Classe II A, sendo a classe I para materiais incombustíveis.

 

É possível deixar o drywall com maior resistência ao fogo?

Alguns ambientes podem necessitar de uma maior proteção contra o fogo. Uma forma de aumentar a resistência das paredes ao fogo é aumentar sua massa com o uso do drywall duplo ou triplo, que possuem duas ou três chapas.

Em paredes simples, com menos de 100 mm de espessura, o drywall resiste ao fogo por período de até 30 minutos. 

Já as paredes que utilizam o drywall rosa resistem a até 45 minutos. Se o número de chapas for maior, seja parede ou forro, o período de resistência será mais alto.

Atualmente o drywall duplo ou triplo é bastante utilizado em paredes de apartamentos que separam as unidades das áreas comuns. Além de ser resistente ao fogo, garante um ótimo isolamento acústico.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo exige que paredes divisórias de drywall entre unidades autônomas e áreas comuns tenham, no mínimo, um tempo de resistência ao fogo de 60 minutos. 

A instituição considera como unidades autônomas quartos de hospitais, hotéis, apartamentos residenciais, salas de aula, dentre outras. Caso o estabelecimento utilize sprinklers, essa demanda para o drywall é dispensada.

Podemos concluir então que o drywall é resistente ao fogo e é um material de alta eficiência para diversos tipos de obras. O importante é realizar o projeto arquitetônico com detalhes da ocupação de cada ambiente para determinar o melhor tipo material a ser aplicado.

 

Além de drywall resistente ao fogo, trabalhe com os equipamentos da Skyfire

Ao definir seu projeto arquitetônico e implantar o drywall resistente ao fogo, aumente a segurança com os dispositivos de prevenção de incêndio da Skyfire.

Com portfólio completo, a Skyfire garante soluções de alta performance e desenvolvidas conforme as normas exigidas.

Reforce a segurança do seu ambiente com drywall resistente ao fogo e sistemas de detecção e alarme de incêndio da Skyfire.

Esse conteúdo te ajudou? Comente, compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!