Incêndios em escolas: saiba como mantê-las seguras

Incêndios em escolas: saiba como mantê-las seguras

Os incêndios em escolas podem acarretar grandes catástrofes. Por isso, esse ambiente precisa ter atenção redobrada quando o assunto é prevenção de incêndios.

Assim como qualquer empresa, as equipes de trabalho precisam ser devidamente treinadas para as medidas de evacuação em casos de sinistros. O grande diferencial é o público, que por tratar de crianças, a organização nas rotas de fuga e na evasão de pessoas é fundamental e pode demandar mais tempo e atenção.

Neste artigo abordaremos as principais causas de incêndios em escolas e quais as medidas para evitar esse tipo de acidente. Aproveite sua leitura!

 

As principais causas de incêndios em escolas

 

O ambiente escolar pode oferecer diversas áreas e procedimentos de risco que podem causar um incêndio acidental.

Por não ter uma área específica que pode ser considerada “zona de risco”, a escola é dividida em três setores e todos são passíveis de incêndios nas mesmas proporções:

  • Áreas comuns: pátios, corredores, estacionamentos, banheiros;
  • Área didática: salas de aula, laboratórios e bibliotecas;
  • Áreas de serviços: escritórios, cozinha, estocagem, depósitos, dentre outros;

Essas áreas podem conter elementos que favorecem o início de incêndios, mas existem alguns fatores que podem contribuir para acidentes em cada uma.

 

Áreas comuns

  • Acúmulo de poeiras, resíduos e sujidades que podem gerar combustão;
  • Problemas com equipamentos destinados à manutenção;
  • Armazenamento de produtos inflamáveis ou com alta carga de combustão como papéis, plásticos e madeira;
  • Fenômenos da natureza com raios;
  • Sabotagem ou práticas criminosas.

 

Áreas didáticas

  • Uso indevido de equipamentos elétricos e eletrônicos por muito tempo ligados, ou aparelhos incompatíveis com a voltagem da rede elétrica;
  • Utilização inadequada de produtos químicos, plásticos ou outros tipos de materiais passíveis de combustão.

 

Áreas de serviço

  • Curtos-circuitos ou sobrecarga na rede elétrica;
  • Armazenamento de produtos inflamáveis em locais indevidos;
  • Falta de manutenção das redes elétricas;

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é uma das exigências para o funcionamento de escolas (e não apenas delas). Porém, a maioria não possui um plano de prevenção e proteção contra incêndios.

Como vimos acima, todas as áreas de uma escola podem sofrer com incêndios. Portanto, são importantes medidas protetivas para evitá-los e combater os focos de fogo que possam ocorrer.

Continue sua leitura e veja as principais medidas de segurança para prevenção e combate a incêndios nesses ambientes.

 

Como prevenir os incêndios em escolas?

 

Uma série de medidas são necessárias para que as escolas possam estar protegidas contra incêndios. Além de ser um local com grande concentração de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, é importante manter um projeto adequado que envolve equipamentos e treinamentos de prevenção e combate.

 

Garantir que a manutenção esteja em dia

As instalações elétricas dos prédios escolares precisam ser revisadas sempre. Vale lembrar que muitos estabelecimentos são mais antigos e podem não suportar a ligação de equipamentos mais novos e em maior quantidade.

Alguns tipos de equipamentos também precisam ser verificados, pois, podem apresentar falhas causadoras de curtos-circuitos e incêndios.

 

Armazenar produtos inflamáveis de maneira adequada

O armazenamento adequado desses materiais é fundamental para garantir a segurança de todos contra sinistros. Materiais de limpeza, produtos químicos para laboratórios ou produtos à base de álcool, precisam ser guardados em armários isentos de fontes de ignição.

Papéis, pastas, plásticos, madeiras e outros tipos de materiais que podem servir de combustível para incêndios precisam ser guardados em locais seguros e longe de produtos que possam causar chamas.

 

Elaborar um plano de emergência

A elaboração de um plano de emergência é muito importante para que as ações corretivas devam ser implantadas, mantendo a segurança das pessoas em caso de acidentes.

É fundamental que a escola tenha uma equipe de brigada de incêndios para tomada rápida de decisão, atuar no combate do fogo e acionar os bombeiros.

Outro ponto importante é o treinamento de pessoal, especialmente os professores, para a evacuação rápida do recinto e para orientar as crianças sobre as rotas de fuga e a organização para que todos saiam em segurança o mais rápido possível.

Alunos e colaboradores também devem ser treinados sobre as medidas preventivas de incêndio e as fontes de ignição que podem gerar acidentes. Isso é um aprendizado para a vida que eles levarão para fora das escolas também.

Além disso, é necessário o treinamento de primeiros socorros e encaminhamento para hospitais, incluindo o retorno às aulas de forma rápida e em conformidade com as normas de segurança.

 

Implantar equipamentos contra incêndios

A implantação de equipamentos contra incêndios é indispensável em escolas. É preciso elaborar o plano de combate a incêndios considerando a planta da escola. Isso facilitará a disposição de equipamentos como sprinklers, extintores, mangueiras, sinalização e iluminação de emergência, dentre outros.

Para a aquisição de extintores, é preciso utilizar os tipos indicados para cada classe de incêndio, principalmente em áreas com alto armazenamento de papéis, plásticos e madeiras.

 

Manter o AVCB em dia

O AVCB garante que todo o plano de prevenção e combate a incêndio esteja em conformidade para manter a segurança da escola em caso de incêndios. A vistoria periódica do Corpo de Bombeiros é importante para apontar pontos de atenção e melhoria das medidas de prevenção e combate, principalmente na área didática.

 

Manutenção dos equipamentos de combate a incêndios

Os equipamentos instalados para a prevenção e combate precisam passar por manutenções preventivas, não só para manter a conformidade, como também garantir seu pleno funcionamento em caso de emergência.

Os extintores precisam de verificação da data de validade para manter sua eficiência no combate às chamas. Outro ponto importante é realizar treinamentos para reforçar as medidas de evacuação com alunos e colaboradores.

Manter atenção em possíveis focos de fogo que podem gerar um incêndio também é importante para garantir a segurança nas escolas. Os treinamentos e conscientização de alunos, educadores e demais colaboradores é fundamental. A participação de todos garante a segurança da escola e de seus envolvidos.

 

Skyfire é aliada na prevenção e combate de incêndios em escolas

 

A Skyfire fornece as melhores soluções em equipamentos para prevenir e combater incêndios em escolas.

Trabalhando com um amplo portfólio de  produtos, oferecemos soluções de alta eficiência para garantir a segurança desses ambientes e das pessoas que ali estão.

Evite incêndios em escolas com a linha de produtos da Skyfire.

 

Esse artigo te ajudou? Comente, compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!