Equipamentos à prova de tempo ou explosão: você sabe como escolher a opção ideal para o seu projeto?

Equipamentos à prova de tempo ou explosão: você sabe como escolher a opção ideal para o seu projeto?

Saber escolher entre equipamentos à prova de tempo ou explosão pode ser uma dúvida muito comum no momento de elaborar um projeto de prevenção e combate a incêndios.

Antes de definir o tipo de equipamento mais indicado, é importante verificar as particularidades do ambiente e sua destinação, bem como o tipo de carga de incêndio que ele pode gerar em casos de acidentes.

No artigo de hoje falaremos sobre as diferenças dos equipamentos à prova de explosão e de tempo, sobre a carga de incêndio e também como determinar os tipos ideais para cada ambiente. Boa leitura!

 

O que é carga de incêndio?

 

A carga de incêndio é a somatória de todas as fontes de energias de calor que podem ser originadas pela combustão dos elementos presentes em um espaço.

Esse processo é dividido em dois tipos: a carga de incêndio incorporada e a carga de incêndio temporal.

A carga de incêndio incorporada contempla todos os elementos que compõem a construção, como forro, piso, paredes, divisórias, fiação elétrica, dentre outros.

Já a carga de incêndio temporal é referente a produtos contidos no ambiente como móveis, equipamentos, peças de decoração, cortinas, livros e outros.

De acordo com o Decreto n.º 63.911 do estado de São Paulo referente à segurança contra incêndios em edificações, são estabelecidos níveis de exigência protetiva de acordo com o risco promovido pela carga de incêndio.

Para fins de curiosidade, ambientes de baixo risco possuem uma carga de incêndio de até 300 MJ/m²; já os considerados de médio risco, a carga varia entre 300 a 1200 MJ/m². Por fim, são considerados de alto risco os que possuem carga acima de 1200 MJ/m².

O responsável técnico pelo projeto deve calcular a carga de incêndio de cada ambiente para determinar não só o tipo de equipamento que será utilizado, como à prova de tempo ou explosão, mas também a quantidade de dispositivos necessários, como sprinklers e extintores de incêndio.

 

O que são equipamentos à prova de tempo?

 

Os equipamentos à prova tempo são aqueles utilizados para o combate de incêndios com carga temporal. São destinados a locais cujas operações não oferecem risco de explosão, como escritórios, centros comerciais, bibliotecas, dentre outros.

Os principais equipamentos à prova de tempo utilizados são:

 

Acionadores manuais

Dispositivos responsáveis pela sinalização de focos de incêndio à central de incêndio. Uma vez que os acionadores são ativados, eles iniciam a operação de outros dispositivos como sirenes e sprinklers para o combate ao foco de incêndio.

 

Sirenes de incêndio

As sirenes emitem sinais sonoros para alertar as pessoas sobre a necessidade de evacuação imediata e início dos procedimentos de combate ao incêndio.Além dos avisos sonoros, as sirenes também podem conter alertas audiovisuais, que facilita a visualização e interpretação das pessoas, principalmente as com deficiência auditiva.

 

 

O que são equipamentos à prova de explosão?

 

Os equipamentos à prova de explosão são aqueles projetados para atuarem em locais que possuem atmosfera explosiva, ou seja, risco de ocorrer uma explosão.

Quando a mistura do ar com combustíveis ou elementos inflamáveis origina vapores, gases, névoas ou poeira, que são passíveis de ignição e combustão, pode acontecer o que chamamos de atmosfera explosiva.

Geralmente, no projeto de prevenção e combate a incêndios, essas áreas são identificadas nas plantas como áreas classificadas em zonas 0, 1 e 2.

A Zona 0 é onde a substância explosiva originada permanece contínua e por maior tempo. Na 1, a mistura explosiva é gerada pela operação de equipamentos ou atividades do processo operacional. Já as áreas classificadas como zona 2, são locais que possuem baixa possibilidade de terem uma mistura explosiva e, caso ocorra, será em pouco tempo.

Na prática, as áreas classificadas podem ser laboratórios, parque fabril de alguns segmentos industriais, ambientes de indústrias petrolíferas e até mesmo locais de armazenamento de substâncias inflamáveis.

Todo equipamento à prova de explosão deve ser fabricado de acordo com as exigências da NR-10 e corresponder aos processos de produção regulamentados pela ABNT 60079-1 e 16.577, além de ser testado e aprovado pelo Inmetro.

 

As diferenças entre equipamentos à prova de tempo e explosão

 

A principal diferença entre esses dois equipamentos é que os à prova de explosão possuem uma estrutura que protege todo o seu circuito interno para evitar que ocorra uma fonte de ignição, gerando um incêndio.

Caso o equipamento sofra uma queda ou qualquer dano, não serão geradas faíscas nem fagulhas que podem entrar em contato com a atmosfera explosiva e causar um acidente.

Se sofrerem danos, os equipamentos à prova de explosão precisam ser reparados fora do seu local de atuação, justamente para evitar gatilhos para incêndios e explosões.

Todo equipamento desse tipo precisa possuir um certificado de qualidade e ser fabricado de acordo com as normas técnicas de segurança. Isso precisa acontecer desde a sua fabricação até o uso em um ambiente hostil.

Para ambientes de atmosfera explosiva, a aquisição de equipamentos precisa ser efetuada com garantia de qualidade. Sua resistência mecânica precisa ser assegurada para evitar acidentes durante a operação.

Cabos e conectores também precisam manter sua qualidade e serem instalados corretamente para evitar curtos-circuitos que sirvam de ignição para acidentes.

Uma indicação da NR-10 é manter alarmes e dispositivos de segurança para esses equipamentos, garantindo que aquecimentos ou falhas elétricas não aconteçam, pois podem comprometer a segurança do ambiente.

Sejam equipamentos à prova de tempo ou explosão, o importante é sempre garantir produtos de qualidade e eficiência para atuarem em caso de sinistros. E de qualidade comprovada nós entendemos! 😉

 

Conte com a Skyfire

 

Para adquirir equipamentos para prevenção e combate a incêndio em diversos ambientes, conte com a gente.

Com um amplo portfólio de produtos, a Skyfire fornece equipamentos à prova de tempo e de explosão, com garantia e alta confiabilidade.

Para ter a segurança que você deseja no seu ambiente de trabalho, adquira equipamentos certificados e conte com marcas que estão consolidadas no mercado.

Recuse imitações! 😉

 

O que achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para receber mais dicas e novidades.

Até a próxima!