Conheça mais sobre as 5 classes de incêndio

Conheça mais sobre as 5 classes de incêndio

Os incêndios estão entre as piores tragédias que ainda ocorrem em nossa sociedade. Mesmo quando são de pequenas proporções, eles podem causar graves prejuízos e acidentes fatais ou de sérias consequências para as vítimas. Isso porque envolve o fogo, que é uma mistura de gases a elevadas temperaturas, com potencial para causar muitos estragos, destruindo materiais e podendo provocar queimaduras graves no corpo e até a morte.

Embora a população em geral não saiba, os incêndios foram divididos em classes conforme os materiais combustíveis e os produtos usados para combatê-los. Neste artigo, mostraremos as 5 classes de incêndios e detalhes sobre elas!

O incêndio Classe A

Esses incêndios acontecem em materiais sólidos, como tecido, papel, algodão, madeira e borracha. A sua principal característica é a formação de resíduos, como cinzas e carvão. Para o combate a incêndios dessa classe, os bombeiros usam extintores à base de H2O (que possui capacidade de resfriamento) ou de espuma.

O incêndio Classe B

Entre as classes de incêndio, o Classe B destaca-se por envolver apenas materiais líquidos e gasosos, ou sólidos que se liquefazem. Como exemplos, podemos citar a gasolina, o querosene, o óleo, a tinta, a parafina, a graxa, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Nos incêndios dessa classe, não se devem usar os extintores à base de H2O, pois os extintores mais eficientes para esses casos são aqueles que funcionam à base de pó químico ou gás carbônico (CO2). Outro tipo de extintor que pode ser utilizado é o de espuma mecânica, mas apenas se o incêndio não for em três dimensões, isto é, líquido sob pressão, gás ou derramamento em gravidade.

O incêndio Classe C

Essa classe consiste em incêndios que acontecem em equipamentos elétricos energizados. Nesse caso, temos as máquinas elétricas, os transformadores, os motores, os geradores, os computadores, os quadros de força, os cabos. Para combater incêndios assim, o ideal é utilizar extintores de pó químico ou gases.

O incêndio Classe D

As classes de incêndio atribuem à Classe D os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, zinco, sódio, urânio, titânio, lítio, antimônio, potássio, zircônio. Os extintores usados, nessas situações, usam pó químico específico para cada categoria de metal.

O incêndio Classe K

Os incêndios causados por óleo e gorduras de cozinha são inseridos nessa classe. Costumam acontecer em frigideiras, assadeiras, fritadeiras, grelhas. Os extintores mais recomendados para debelar incêndios da Classe K são aqueles à base de solução de acetato de potássio diluída em água. Os extintores da Classe D e da Classe K não apresentam normas técnicas publicadas em nosso país — são aplicadas normas de origem internacional.

Os produtos usados para combater as classes de incêndio

Vimos acima como as classes de incêndio podem ser combatidas a partir de tipos específicos de extintores. O extintor à base de H2O atua por resfriamento e, em algumas situações, atua por abafamento porque a água pode se transformar em vapor. Deve ser usados incêndios Classe A. O extintor à base de CO2 atua por abafamento e, em seguida, por resfriamento. Apesar de não ser condutor de eletricidade, o gás carbônico pode provocar asfixia, devendo ser evitado em lugares pequenos. Deve ser aplicado em incêndios das Classes B e C.

O pó químico atua por abafamento, rompendo a reação em cadeia e acabando com o processo de combustão. Há diferentes tipos de composição em grupos: BC, ABC e D. Os compostos halogenados também quebram a reação em cadeia e abafam para extinguir o incêndio. Têm a vantagem de não danificar os equipamentos eletrônicos mais sensíveis. Devem ser usados nos incêndios Classes A, B e C.

Finalmente, a espuma mecânica (AFFF) produz um filme aquoso sobre o material combustível, atuando por abafamento, depois por resfriamento, dificultando a reignição (recomeço do incêndio). Apesar de poder ser usado em incêndios Classe B, é mais recomendado para sinistros da Classe A.

Essas são as classes de incêndio, envolvendo os materiais e os tipos de extintores recomendados. É de fundamental importância conhecer esses detalhes para atuar com prontidão e eficiência.

Se achou o conteúdo informativo, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber dicas e artigos atualizados sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *