Sistemas de prevenção contra incêndios: como funcionam?

Sistemas de prevenção contra incêndios: como funcionam?

Os sistemas de prevenção contra incêndios são verdadeiros aliados para evitar grandes catástrofes, já que muitos princípios de incêndio ocorrem de forma rápida, causados pelo homem ou por fatores naturais, como raios, por exemplo.

Felizmente, existem vários tipos de sistemas de prevenção que ajudam a minimizar o início de incêndios e a reduzir os possíveis danos causados.

O que são sistemas contra incêndios?

Os sistemas contra incêndios são métodos usados para identificar um princípio de incêndio, evitando a propagação do fogo e controlando-o, a fim de evitar que provoque danos maiores e ponha em risco vidas e patrimônios.

Existem vários modelos de sistemas de prevenção e combate, como detectores, sprinklers, hidrantes, alarmes e sensores de fumaça, sendo cada um diferente do outro em design e funções.

Neste artigo, vamos abordar os principais equipamentos dos sistemas de prevenção e como eles funcionam. Tenha uma excelente leitura!

Quais os principais equipamentos de um sistema de prevenção contra incêndios?

Como vimos, os sistemas contra incêndios são disponibilizados em diversos modelos e devem ser utilizados em conjunto com os sistemas de combate, garantindo, assim, um processo de combate às chamas mais eficiente.

Os equipamentos de prevenção contra incêndios que fazem parte de um sistema, são divididos pelas suas funcionalidades, sendo eles:

  • Detectores

  • Sirenes

  • Central de alarme

Veremos sobre cada um deles a seguir.

Detectores

Detectores de incêndio são componentes do sistema que monitora a presença de qualquer indício de atividade de fogo.

Instalados no teto, são alarmados quando o sensor identifica a presença de fumaça no ar (detectores de fumaça), presença de gases (detectores de gás), de chama (detectores de chama) ou a mudança de temperatura (detectores de calor). Quando acionados, emitem um sinal à central de alarme, que ativa as sirenes, possibilitando, assim, que medidas sejam tomadas para evacuação de pessoas e combate ao princípio de incêndio.

Sirenes

Instaladas em pontos estratégicos para evacuação, ou seja, locais de fácil visualização e audível para todos, as sirenes apenas serão ativadas após receber o comando da central de alarmes, através do acionamento dos detectores.

São específicas para áreas internas ou classificadas (à prova de tempo/ explosão).

Central de Alarme

A central de alarme é o “coração do sistema”. Ela é a responsável por receber informações dos detectores, identificar o local do sinistro e enviar sinais às sirenes, tudo isso em fração de segundos.

Por ser responsável pela comunicação entre os dispositivos, deve estar localizada em local de fácil acesso e ser conduzida por pessoas capacitadas e habilitadas para tal.

Todos os sistemas de prevenção e combate a incêndio devem ser instalados de acordo com os regulamentos do local e as diretrizes de segurança e instalação, conforme Norma ABNT 17240/2010.

Os sistemas também precisam passar por testes e manutenção regulares para garantir que estejam funcionando adequadamente em caso de sinistros.

Além disso, é importante lembrar que a prevenção de incêndios é sempre a chave para a segurança de todos, pois é muito mais fácil prevenir um incêndio do que combater um.

Portanto, todos os estabelecimentos que se enquadram para essa aplicabilidade devem seguir regras básicas de segurança contra incêndio, como manter saídas e rotas de fuga livres, um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) operante, não armazenar materiais inflamáveis, manter extintores em locais fácil acesso e pessoas preparadas para atuarem em situações que necessitem controle e orientação dos demais ocupantes.

Adquira sistemas contra incêndios com a Skyfire

Vimos a importância dos sistemas contra incêndios para um empreendimento. No entanto, a qualidade dos equipamentos instalados é o diferencial para manter a segurança.

Com a Skyfire você encontra sistemas de elevada confiabilidade e qualidade, além de três anos de garantia. .

Antes de adquirir sistemas contra incêndios para sua empresa, confira as soluções da Skyfire.

Esse artigo te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para receber mais novidades.

Até a próxima!