Sistemas de detecção de incêndios: entenda a importância

Sistemas de detecção de incêndios: entenda a importância

O sistema de detecção de incêndio é um grande aliado na segurança de vidas e patrimônios, já que atua para evitar princípios de incêndio e minimizar os danos causados por eles.

Quando um incêndio é detectado logo no início, as chances de desastres são menores, tendo tempo hábil para evacuação do local e para a chegada rápida do Corpo de Bombeiros. Isso faz do sistema de detecção de incêndio um projeto imprescindível para manter a segurança de qualquer tipo de empreendimento.

Neste conteúdo você vai entender melhor como funciona o sistema de detecção de incêndio e a importância dele para a proteção e preservação de vidas. Boa leitura!

O que é um sistema de detecção de incêndio?

Os incêndios podem ter início de diversas maneiras, tomando uma proporção incontrolável se não detectado e combatido a tempo.

Em grande maioria, os incêndios poderiam ser evitados se alguns cuidados básicos fossem tomados por toda a população, bem como, não fazer instalações indevidas sem seguir normas e manuais (o que é muito comum em nosso país).

Além desses cuidados, é importante que as edificações estejam protegidas com um sistema de detecção de incêndio de qualidade e operante. Esse sistema é composto por dispositivos que trabalham em conjunto para detectar a presença de fumaça ou fogo e acionar o alarme de maneira rápida, eficiente, automática ou manual.

Um sistema de detecção de incêndios faz-se obrigatório em diversos estabelecimentos, sendo eles comerciais, hospitalares e até residenciais. Cada estado terá suas exigências, a depender do Corpo de Bombeiros e suas particularidades para aprovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Qual a importância de um sistema de detecção de incêndios para o empreendimento?

Um sistema de detecção de incêndio eficaz minimiza significativamente os estragos e evita que vidas sejam perdidas.

Os detectores são os mais comuns. Espalhados por todo o espaço e instalados no teto, eles detectam o sinistro a partir da presença de fumaça , gases ou mudança de temperatura no ambiente. Estes dispositivos são projetados para enviar sinais para que alarmes sejam acionados antes que o fogo cresça ou se espalhe.

Graças à inteligência do sistema, ao detectar o princípio do incêndio, a central de alarmes acusa o local físico onde o sinistro está acontecendo. Assim, fica mais fácil e rápido agir com as medidas de combate e evacuação, garantindo a proteção de todos.

Portanto, ter um sistema de detecção e alarme de incêndio eficaz salva vidas e minimiza, sem dúvidas, os danos materiais.

Quais são as maneiras que o sistema identifica um princípio de incêndio?

Os sistemas de detecção de incêndios mais comuns são:

  • detecção de fumaça;

  • detecção de chama;

  • detecção de gás;

  • detecção de calor.

Para cada tipo de necessidade, um detector é indicado. Com sensibilidade e alta tecnologia, qualquer alteração no local é identificada por eles e um sinal é enviado à central de alarmes, que fará a identificação do local e enviará comandos para demais dispositivos agirem, alertando as pessoas que há um princípio de incêndio.

Ao escolher o sistema certo, é possível obter maior segurança e confiança para prevenir e controlar os incêndios. Por isso, é importante optar por sistemas certificados e desenvolvidos de acordo com as normas regulamentadoras.

Como escolher o melhor sistema de detecção de incêndio ideal?

Escolher o melhor sistema de detecção de incêndio é essencial para garantir a segurança de todos. O mercado oferece diversas opções, cada uma com características e tecnologias diferentes.

Por isso, devido a grande variedade e diversidade, é importante entender as diferenças entre os tipos de sistemas e também qual se adequa melhor ao seu ambiente, além de ser mensurado por pessoas capacitadas para tal.

Sistema de detecção de incêndios é com a Skyfire

Para adquirir sistema de detecção de incêndios em seu negócio, a solução é SKYFIRE!

Seu amplo portfólio de produtos oferece equipamentos de alta eficiência e certificados que vão garantir a segurança total do seu ambiente e das pessoas, além de três anos de garantia.

Garanta seu empreendimento seguro com o sistema de detecção de incêndios da Skyfire.

O que achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para receber mais dicas e novidades.

Até a próxima!