Entenda o que são sprinklers e qual sua função!

Entenda o que são sprinklers e qual sua função!

Você já deve ter ouvido falar em sprinklers ou chuveiros automáticos, não é mesmo? Mas sabe exatamente o que são e como funcionam?

No artigo de hoje falaremos mais sobre eles e sua função em um sistema de combate a incêndios. Que você tenha uma ótima leitura!

O que são os sprinklers?

Uma das principais estratégias de prevenção é o sistema de detecção e combate a incêndios, que é composto por vários dispositivos e equipamentos que detectam, alertam e combatem incêndios. Dentre os dispositivos deste sistema, destaca-se a utilização de sprinklers.

Os sprinklers são sistemas de segurança contra incêndio que funcionam de forma automática, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana. Esses sistemas se tornaram cada vez mais populares para a prevenção e combate nos últimos anos. 

Estes sistemas usam sensores que detectam o calor gerado pelo fogo e, quando uma determinada temperatura é atingida, os sprinklers são acionados, podendo atuar antes que se espalhe. É indicado para locais onde a chama se propaga rapidamente, pois age de maneira eficaz. Além disso, os sprinklers também têm a vantagem de que são muito seguros para serem usados em edifícios públicos, como hospitais, auditórios, faculdades, etc.,pois eles não liberam substâncias tóxicas no ambiente, como gás ou fumaça. Não possuem alto custo de instalação, mas requerem manutenção preventiva.

Os sprinklers são compostos por válvulas, sensores térmicos (bulbo de mercúrio)  e  sistema de alimentação hidráulico (infraestrutura).

A válvula controla o fluxo de água para a tubulação (infraestrutura) e é monitorada por um sensor. Quando esse sensor detecta um incêndio (ao atingir determinada temperatura), ele estoura e aciona a válvula, liberando água para controlar o fogo.

Qual a principal função dos sprinklers?

A prevenção de incêndios é extremamente importante para a segurança e o bem-estar de qualquer edifício, seja ele residencial ou comercial.

Os sprinklers são dispositivos de combate que automatizam a resposta a um incêndio, liberando água para conter e extinguir as chamas. Eles são instalados no teto e, quando ativados, pulverizam água sobre as chamas, controlando o fogo.

Além de controlar, os sprinklers ajudam a evitar a propagação de fogo e fumaça, pois, a água que é liberada reduz a temperatura das chamas, impedindo que o fogo se espalhe por todo o espaço. Além disso, ela também inibe a formação de fumaça, pois evapora antes de se transformar em vapores e gases tóxicos.

São equipamentos inteligentes e, quando instalados corretamente, oferecem uma proteção eficaz contra incêndios, além de terem fácil instalação, pois são leves e podem ser conectados à rede de água já existente. 

As principais vantagens do uso de sprinklers para sistemas de combate a incêndios

 

Fácil operação

Os sprinklers são extremamente eficazes e simples de operar, pois cada um é equipado com um dispositivo de segurança que detecta a temperatura e, quando ela ultrapassa um determinado ponto, ele é acionado. 

Isso significa que, em um incêndio, o sistema se ativa automaticamente, liberando água para extinguir o fogo, não sendo necessário nenhum comando humano. 

Segurança

Os sistemas de sprinklers são extremamente seguros e confiáveis, pois eles são projetados para atuar de forma proativa, controlando o fogo antes que ele se espalhe para outras áreas. 

Esses sistemas também são projetados para fornecer um fluxo contínuo de água para manter o fogo sob controle, o que significa que, muitas vezes, conseguem controlar o fogo até a chegada dos bombeiros. 

Economia

Outra grande vantagem de utilizar os sistemas de sprinklers é a economia de recursos. 

Uma vez que o sistema é acionado automaticamente, é possível reduzir o volume de água necessário para combater o incêndio. 

Além disso, como o fogo é extinto antes que se espalhe para outras áreas, os custos com reparos também são reduzidos.

Eficiência

Os sistemas de sprinklers também são mais eficientes para as pessoas do que os tradicionais sistemas de extinção de incêndios, por não dependerem de nenhum comando manual e por liberarem um fluxo contínuo de água, o que significa que o risco de que o fogo se espalhe para outras áreas é menor. 

Em conclusão, os sistemas de sprinklers são uma ótima opção para prevenir e combater incêndios, pois são extremamente eficazes, seguros e econômicos. 

Adquira sprinklers de alta eficiência com a Skyfire

A Skyfire desenvolve soluções de sprinklers de alta eficiência para manter a segurança do seu ambiente.

Seu amplo portfólio de produtos fornece equipamentos preparados para atender às necessidades do ambiente em caso de emergência de forma ágil e precisa.  

Para garantir segurança do seu ambiente de trabalho, adquira os sistemas de sprinklers da Skyfire. 

O que achou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para receber mais dicas e novidades.

Até a próxima!