4 erros que podem causar um incêndio

4 erros que podem causar um incêndio

Os incêndios certamente são sinistros que geram perdas, muitas vezes, irreparáveis. Há inúmeros casos de incêndios registrados com vítimas fatais e destruição de patrimônio. Em qualquer lugar em que aconteçam, eles deixam sinais de destruição. 

Para isso, precisamos evitá-los e, muitas vezes, com simples ações, podemos fazer isso. As causas de incêndio são variadas. Listamos a seguir alguns erros que podem ocasionar um incêndio. Fique atento e se previna contra esses contratempos! 

1. A negligência com o sistema elétrico pode causar curtos-circuitos

O Corpo de Bombeiros indica que os curtos-circuitos são a principal causa de incêndios tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais no Brasil. 

Muitas vezes, durante a instalação, não se usam os produtos indicados e os disjuntores mais eficientes para evitar esse problema. Isso pode ser comum quando se trata de uma grande construção e o proprietário procura economizar. É o que acontece, por exemplo, no filme “Inferno na Torre”, de 1974.

Uma fiação muito antiga e as sobrecargas na rede elétrica, devido ao uso de muitos equipamentos ligados na mesma tomada, podem acarretar curtos-circuitos que podem desencadear um incêndio.    

2. O uso de botijões de gás em ambientes fechados pode causar incêndio

Ainda é comum que as pessoas armazenem botijões de gás dentro de casa e não em um ambiente mais arejado. A partir de um vazamento, pode ocorrer uma explosão e um incêndio. Por isso, se não puder deixar o botijão do lado de fora, deixe-o em lugar que seja bem ventilado.

Fique atento ao menor indício de vazamento, como cheiro forte de gás na cozinha e algum chiado vindo do botijão. Na dúvida, chame um profissional para verificar. Não aceite bujões amassados ou com ferrugem.

Em um vazamento, o gás não se dispersa com facilidade no ar. Geralmente, ele fica a 50 centímetros do chão, e muitas vezes, as explosões são desencadeadas pelo acionamento dos compressores de freezer ou geladeiras.

Mesmo nos sistemas de gás canalizado, usados em muitas indústrias e condomínios, o descuido com a instalação pode causar explosões e incêndios. 

3. O cigarro aceso também é uma das principais causas de incêndio

Entre as causas de incêndio, podemos citar o cigarro aceso. Ele pode incendiar móveis e tecidos e, se entrar em contato com produtos inflamáveis, o incêndio pode ser ainda pior. As bitucas de cigarro se encontram entre os principais agentes que causam queimadas nas regiões próximas a rodovias.

Assim, o hábito de fumar é perigoso em diferentes sentidos. Primeiramente, ele faz mal à saúde do fumante, ativo ou passivo. Depois, ele pode ser o responsável indireto, na forma de restos de cigarros acesos, por sinistros que geram vítimas fatais, como explosões e incêndios. Por isso, em muitos lugares, não é permitido fumar — é uma medida de segurança. 

4. A falta de cuidados durante o carregamento de celular é um fator de risco

Há muitas notícias veiculadas na internet sobre incêndios causados pelo superaquecimento de smartphones. Esse superaquecimento decorre, algumas vezes, da utilização de um carregador não original ou que seja incompatível com a marca do produto.

A prevenção contra incêndio começa com ações simples, seja em casa, no ambiente de trabalho ou no local de lazer. Além de evitar os erros citados, é importante que toda empresa, indústria, condomínio e outros ambientes que recebem grande quantidade de pessoas contem com um eficiente sistema de detecção e combate à incêndio.

Gostaria de se manter sempre informado sobre assuntos relacionados à segurança nas edificações? Aproveite para ler os artigos que publicamos. Basta se cadastrar em nossa newsletter para receber gratuitamente, em seu e-mail, conteúdo de boa qualidade sobre prevenção contra incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *