3 dicas para evitar vazamento de gás

3 dicas para evitar vazamento de gás

vazamento de gás é um problema seríssimo, e que precisa ser tratado com a importância que apresenta. O sistema de botijão e gás encanado que utilizamos no Brasil possui alguns elementos que precisam ser monitorados com frequência para evitar acidentes.

Um dos motivos pelos quais o vazamento de gás é extremamente perigoso se dá no fato de que o morador da casa pode não perceber de prontidão que ele ocorre. Gases não possuem cheiro, então, o cheiro que você sente do gás de cozinha é inserido artificialmente para evitar acidentes.

É com bastante atenção e cuidados preventivos que se pode fazer uma manutenção e instalação correta do botijão. Nesse artigo, você irá conferir três dicas para evitar que o vazamento de gás ocorra. Proteja sempre a si mesmo, a quem você ama, e sua casa.

Confira algumas dicas essenciais para evitar o vazamento de gás

Muitas pessoas pensam que os cuidados tem que ser tomados apenas na hora da instalação do botijão de gás, e não na troca. Este é um erro comum, que ocasiona a maior parte dos acidentes domésticos que envolvem o uso de botijões de gás.

A troca do aparelho precisa ser feita com cuidado e utilizando-se das técnicas e ferramentas corretas. Aprenda como.

Mantenha o ambiente onde o botijão ficará arrumado e limpo

Evite que sujeira e resíduos se acumulem na região onde o botijão ficará armazenado. Isso evitará que possíveis danos às partes que compõe o abastecimento de gás ocorram, evitando, então, os vazamentos de gás.

Tome medidas de precaução na instalação

Para manter-se seguro na instalação, é necessário utilizar uma mangueira de qualidade. Os profissionais recomendam a utilização da mangueira de cobre. Que é mais resistente e fica localizada na região posterior do fogão. 

A mangueira para botijão de PVC também é uma boa escolha. Ao instalar, o ideal é utilizar apenas suas próprias mãos para que o processo seja feito com maior cautela e cuidado. 

  • Observe sempre se não está forçando as partes que podem sofrer quebras ou fissuras, provocando o vazamento de gás.

Muitas pessoas adquirem o hábito de deitar o botijão de lado, e isso é um erro muito grave. Não se pode forçar nenhum dos elementos que conectam o botijão ao fogão, e, ao deitar de lado, é possível que o vazamento ocorra com mais facilidade.

A manutenção é essencial para não acontecer vazamento de gás

Um dos fatores para os quais as pessoas também não se atentam com frequência é a manutenção: 

  • É recomendável que você faça a manutenção das mangueiras e troque-as em um período de cinco anos.

Agora, que você já sabe algumas dicas essenciais para evitar o vazamento de gás, consulte um especialista e adquira sempre produtos de qualidade. O investimento em materiais seguros pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *