3 sistemas contra incêndio ideais para prédios

3 sistemas contra incêndio ideais para prédios

Em se tratando de segurança, pensamos imediatamente em ações como colocar o cinto de segurança ao entrarmos no carro, utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva no trabalho, usar o capacete ao guiar uma moto e outras coisas.

Mas quando se trata de prevenção contra incêndio, será que temos esses cuidados também? Será que a empresa, condomínio e qualquer tipo de edificação tem o sistema contra incêndio necessário para evitar esse tipo de catástrofe? Neste post forneceremos alguns dos principais sistemas contra incêndio para que você possa aplicá-lo em sua empresa e garantir a segurança do seu patrimônio e de seus funcionários.

Muitas vezes não nos atentamos aos detalhes quando se trata de segurança contra incêndio.  Muitas vezes, deixamos de exercer as normas apropriadas de segurança por julgarmos que não ocorrerá nada de anormal em um determinado dia ou evento. Mas a prevenção consiste exatamente nisto: preparar-se para o pior, ainda que ele não aconteça. É importante se atentar aos detalhes para que a rotina da sua empresa não seja afetada. Conheça alguns sistemas contra incêndios ideais para prédios!

1. O sistema contra incêndio para lugares maiores (endereçável)

É um dos mais eficientes tipos de sistemas contra incêndio. Esse tipo de sistema baseia-se em identificar de forma mais efetiva o foco do incêndio. É destinado a ambientes maiores. Sua tecnologia endereçável proporciona um maior controle dos danos. A central mantém contato direcionado com todos os dispositivos do recinto, detectando suas falhas técnicas.

Esse tipo de sistema contra incêndio é mais eficaz do que o convencional. Em prédios com instalações complexas, esse sistema é o mais utilizado. Cada dispositivo tem seu próprio ‘endereço’, proporcionando assim uma melhor comunicação com a central, evitando que outras áreas, não afetadas, sejam envolvidas nos alertas.

2. O sistema Sprinkler

O sistema de sprinkler é um dispositivo detector de fumaça que é acionado quando pequenos focos de de incêndio com fumaça começam a partir de dentro de um cômodo específico. Quando há um aumento de temperatura no recinto, o dispositivo solta um fluido dentro de sua ampola de vidro, expandindo o mesmo e no fim liberando a água armazenada em seu interior.

É um dispositivo muito inteligente. Quando há variação de temperatura no ambiente, a temperatura de dentro do dispositivo começa se alterar também. Quando alcança a cor vermelha, ocorre a liberação do líquido, resfriando o ambiente e ajudando a conter um sinistro que poderia ser de maiores proporções.

3. O modelo acionador convencional

Escolher o modelo acionador convencional varia de acordo com o tipo de estabelecimento. Você precisa escolher aquele que melhor combina com a rotina do prédio. Existe o acionador manual  à prova de tempo, com martelinho para quebrar o vidro, confeccionado em alumínio. Ele deve ser usado em ambientes externos.

Há também o acionador manual confeccionado em ABS, o qual é utilizado em áreas internas e externas. São rearmáveis e precisam ser pressioandos. Trazem uma chave interna para o rearme.

Quando se trata de sistema de incêndio, o acionador acompanha uma botoeira ABS que liga e desliga, e seu acionamento se dá também por pressão, onde o botão verde liga o aparelho e o botão vermelho desliga.

É preciso ter conhecimento sobre segurança em incêndio para escolher os melhores sistemas contra incêndio para o prédio. Pesquise o sistema de incêndio mais adequado para seu caso e garanta a segurança de todos.

Você já tem um sistema contra incêndio? Deseja saber mais sobre esse assunto e manter-se sempre prevenido contra sinistros? Conheça a NR 23 e outras normas de segurança contra incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *