Descubra como a tecnologia tornou o ambiente de trabalho mais seguro

Descubra como a tecnologia tornou o ambiente de trabalho mais seguro

Aprimorar a segurança é muito importante para os gestores, mas também para os colaboradores. Afinal, ninguém quer comprometer sua vida ou saúde em um ambiente sujeito a diferentes riscos, de níveis variados. A tecnologia se revela como uma preciosa ajuda para otimizar a segurança em empresas de qualquer segmento.

As ferramentas avançadas permitem não somente combater, mas também prevenir sinistros, gerando maior confiança nos colaboradores e em todos que usam o espaço.

Como você tem pensado em relação à segurança dentro de sua empresa? Veja como as tendências da tecnologia estão contribuindo para tornar o ambiente de trabalho mais seguro!

Usa-se muito a Internet das Coisas (IoT)

A internet já é utilizada amplamente em diferentes setores. Ela possibilita que as informações importantes de uma empresa trafeguem com muito mais segurança pelo ambiente web. Representa uma comunicação instantânea entre equipamentos e dispositivos que fazem uso da internet.

Para quem atua como técnico de segurança, a IoT facilita a produção de relatórios e documentos com mais exatidão, portanto, mais confiabilidade. Outra função da IoT é ser usada em sistemas de gestão de riscos.

Torna-se indispensável investir na Realidade Virtual (RV)

A RV permite realizar treinamentos e cursos mais efetivos. Os efeitos sonoros/visuais mais realistas e que promovem maior interação permitem que os funcionários experimentem situações que requerem conhecimentos mais práticos.

Entre eles: a manipulação de ferramentas e de máquinas e os procedimentos a serem adotados em caso de acidentes, por exemplo. Dessa maneira, a RV ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais seguro.

Reforça-se a segurança por meio do Digital Twin

Essa expressão significa “Gêmeo Digital”. É uma ferramenta que faz uso da IoT, da Inteligência Artificial (IA) e da Machine Learning (Aprendizado da Máquina). Essa tecnologia ajuda no desenvolvimento de processos e produtos mais seguros.

Gêmeo Digital favorece a criação de réplicas digitais idênticas aos setores de produção, reproduzindo os procedimentos operacionais no ambiente digital. A virtualização favorece a identificação de falhas e o gerenciamento de riscos diversos.

Utilizam-se os robôs para tornar o ambiente de trabalho mais seguro

Os autômatos também ajudam a construir um ambiente de trabalho mais seguro, pois substituem os funcionários no desempenho de atividades que envolvem riscos muito altos.

Um exemplo são os robôs utilizados na inspeção de áreas em que ocorreram vazamentos de produtos tóxicos. Os drones, que são robôs em miniatura, podem inspecionar zonas muito altas e de acesso difícil ou perigoso. Desse modo, garante-se a integridade física dos funcionários.

Emprega-se também os EPIs e EPCs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs) também contam com tecnologia mais desenvolvida para melhorar sua funcionalidade. É o que acontece com luvas e vestimentas de segurança confeccionadas em matérias que resistem com eficácia à ação de ácidos e até de fogo.

Os EPCs envolvem, por sua vez, os extintores de incêndio, os chuveiros de segurança (também chamados de sprinklers), os sinalizadores de segurança, os exaustores, as redes de proteção, os kits de primeiros socorros, os detectores de fumaça e outros.

Vale a pena falar sobre as desenvolvidas sirenes de áudio convencional à prova de explosão, que integram o sistema de detecção e alarme de incêndio, emitindo sinalizações sonoras quando necessário. Devido à sua resistência, elas podem ser instaladas em ambientes com elevado nível de risco.

central de alarme de incêndio endereçável é a parte mais importante de um sistema contra incêndio. A partir dela são feitos os cabeamentos de todos os dispositivos de segurança, como acionadoresdetectores de fumaça e assim por diante.

Como vimos, a tecnologia que garante um ambiente de trabalho mais seguro é vasta e a sua tendência é se desenvolver ainda mais, tornando-se mais funcional. Lembre-se que existem outros recursos tecnológicos que funcionam como EPC no sistema de prevenção/combate ao incêndio, como o módulo conversor de CANBUS para fibra ótica. Ele converte os sinais de comunicação entre centrais em rede (que é o protocolo CANBUS) para fibra ótica, alcançando até 5 km de distância sem correr o risco de interferências, fazendo uma transmissão de dados bem mais seguro.

O que você achou do artigo? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas de segurança em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *