3 tendências da área de segurança contra incêndio para 2021

3 tendências da área de segurança contra incêndio para 2021

Um novo ano está chegando junto de várias tendências de segurança contra incêndio. Graças à tecnologia de equipamentos de segurança e maior conhecimento do público, os incêndios domésticos têm caído drasticamente nos últimos anos.

Como resultado, nos sentimos mais confortáveis em nossas casas, mas isso não significa que podemos agir sem pensar. No entanto, a maioria dos incêndios domésticos é causado por falta de cuidados ou desatenção.

Separamos algumas tendências simples, mas poderosas, para proteger sua casa e sua família.

Está de olho nas tendências de segurança contra incêndio para 2021? Saiba agora as melhores sugestões em nosso blog!

1. Invista em equipamentos de segurança 

Um local onde as pessoas correm maior risco de incêndio é dentro das próprias casas. O comportamento humano e a falta de consciência levam a resultados perigosos e muitas vezes mortais.

A maioria de incêndios domésticos são evitáveis, como, por exemplo, não vigiando eletrodomésticos, sobrecarga de circuitos elétricos ou descarte inadequado de materiais inflamáveis. 

Por isso, é válido redobrar a atenção para esses pontos e orientar toda a família em como agir caso aconteça algum sinistro dessa natureza.

2. Ensine crianças a se comportarem diante de uma ocorrência de incêndio

Ajude sua família a ficar em segurança e longe de possíveis focos de incêndios, ou seja, nada de deixar crianças brincando com fósforos ou velas.  É de suma importância ensinar essas dicas de segurança contra incêndio a seus filhos. Isso ajuda a garantir que eles saibam como prevenir um incêndio e em como agir caso presenciem um:

  • Se a maçaneta estiver quente, você não deve abrir a porta;
  • Ensine as crianças a parar, deitar-se e engatinhar para procurar uma saída alternativa;
  • Leve seus filhos ao corpo de bombeiros para conhecer os profissionais. Dessa forma, eles podem conhecer os símbolos de combate a incêndio.
  • Avise suas crianças para nunca se esconder debaixo da cama ou dentro do armário em caso de sinistro.

3. Confira o funcionamento da rede elétrica para ter segurança contra incêndio

Uma das principais causas de incêndios é o mau funcionamento da rede elétrica.  Certifique-se de contratar um eletricista qualificado para fazer reparos em sua casa. 

É importante conferir cabos elétricos regularmente e não deixar que eles fiquem embaixo de portas ou tapetes, pois, dessa forma, eles serão danificados e vão ter a vida útil reduzida.

É fundamental limitar a quantidade de tomadas numa extensão. Sobrecarregar uma tomada elétrica pode acabar com disjuntor e começar um incêndio

E não esqueça de usar lâmpadas correspondentes à potência recomendada para cada bocal da casa. Geralmente lâmpadas e luminárias tem adesivos que indicam a potência máxima adequada.

Não há total garantia de que um incêndio nunca acontecerá em sua casa, porém, é super válido tomar todos esses cuidados para diminuir riscos.

As tendências de segurança contra incêndio para 2021 seguem sendo prevenir, planejar e praticar.

Agora você está por dentro de tudo que acontece sobre área de segurança contra incêndio. Continue nos acompanhando nas redes sociais, blog e em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *