Como anda a segurança contra incêndio no seu condomínio?

Como anda a segurança contra incêndio no seu condomínio?

Existem regras e regulamentos que um síndico deve seguir, com a finalidade de garantir a segurança dos moradores. Um incêndio, por exemplo, pode comprometer o patrimônio e a integridade física de pessoas e animais.

Vale dizer que a responsabilidade da proteção no condomínio pertence ao proprietário do imóvel e/ou ao responsável por ele. Nesse cenário, existem medidas de grande relevância que devem ser tomadas a fim de prevenir incêndio em condomínios. 

Para evitar incidentes desse tipo, é fundamental dispor do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Você sabe do que se trata? Como o documento é emitido?

Pensando nisso, a SKYFIRE preparou esta publicação com o intuito de ajudar o síndico a gerar mais segurança para todos, com o foco em prevenir incêndio de forma eficaz. Confira!

O que é o AVCB?

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é o documento que garante que um local fechado está de acordo com as normas de segurança contra incêndios e pânico. 

Portanto, estar de posse desse documento, isto é, com o auto de vistoria em dia, significa que o condomínio está “teoricamente” seguro.

O que é necessário reunir para obter o AVCB?

Para obtenção do AVCB, se faz necessário reunir os seguintes documentos e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs):

  1. Atestado de que o condomínio tem extintores, sinalização de emergência, hidrantes, portas corta-fogo devidamente instaladas e dentro do prazo de validade;
  2. ART das instalações de gás: a conferência de que não há nenhum vazamento na tubulação. A revisão da central de gás deve ser feita anualmente, enquanto a dos ramais deve ocorrer a cada três anos;
  3. ART de para-raios: o ofício atesta que o condomínio está seguro contra descargas elétricas. Este deve estar assinado por um engenheiro eletricista, com o laudo da empresa contratada atestando que a edificação está de acordo com as normas ABNT. A medição ôhmica deve ser feita de seis em seis meses, a qual comprova a resistência do aterramento do para-raios;
  4. Atestado de que o gerador do condomínio funciona adequadamente;
  5. Laudo elétrico que comprove que as instalações não apresentam problema algum;
  6. E, por último, um atestado de brigada de incêndio. Ou seja, para prevenir incêndio de forma efetiva e rápida, todo condomínio precisa ter um grupo de moradores capacitado para agir em caso de fogo e controlar os estragos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O que mais é importante fazer para garantir o AVCB e prevenir incêndio?

Para realização de todo procedimento do AVCB e garantir a segurança contra incêndios no condomínio, é necessário elaborar um projeto de segurança contra incêndios e encaminhá-lo para o Corpo de Bombeiros da sua cidade e/ou município. 

Lembrando que ele só se encerra após a vistoria do bombeiro na edificação.

Como sugestão, a SKYFIRE recomenda procurar empresas especializadas, de preferência, que ajudem os condomínios com a regularização do referido documento. 

Vale ressaltar que, caso ocorra um acidente e o condomínio não esteja com o AVCB em dia, infelizmente não haverá ressarcimento por parte da companhia de seguro.

Essas são importantes ações que devem ser tomadas para prevenir incêndio em condomínios e manter todos com segurança. Não deixe para depois: aproveite para colocar tudo em ordem no lugar em que você administra e/ou vive.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book e descubra um pouco mais sobre os sistemas de prevenção contra incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *