Saiba como o sistema de detecção de incêndio reduz riscos

Saiba como o sistema de detecção de incêndio reduz riscos

Os incêndios estão entre os mais graves sinistros que podem acontecer. Por isso, empresas de médio e grande porte, indústrias, edificações comerciais, espaços privados ou públicos que recebem muitas pessoas devem, obrigatoriamente, contar com um sistema de detecção de incêndio

O sistema deve respeitar as especificações técnicas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo corpo de bombeiros em relação à instalação e à manutenção. É importante conhecer as normas e as certificações para esses sistemas de segurança.

Neste artigo, vamos mostrar como o sistema de detecção de incêndio diminui os riscos em uma construção. Leia e acerte na segurança de sua organização!

Os componentes que fazem um sistema de detecção de incêndio

Para entender como o sistema reduz riscos, é bom conhecer por quais equipamentos ele é formado. Conforme a NBR 17240 da ABNT,  o sistema deve contar com:

Outros componentes que devem integrar um completo sistema de detecção de incêndio são: os extintores, os hidrantes, as mangueiras, o para-raios, a central de gás, a fiação elétrica, a escada de emergência, as portas corta-fogo, os chuveiros automáticos e o sistema de iluminação de emergência

A central de alarme é o cérebro do sistema

Ela recebe informações dos acionadores e dos detectores. Quando identifica indícios de incêndio, ela realiza o processamento das informações e ativa o alarme. 

Mais que isso, a central identifica falhas na instalação (cabos rompidos, curtos-circuitos e assim por diante). 

Dessa maneira, os riscos diminuem significativamente, já que é possível agir com antecedência, prevenindo-se contra uma situação pior, que seria o desenvolvimento do incêndio, seu alastramento para outras áreas. 

Atuando sobre o foco de origem, apaga-se o fogo ou a fumaça, cortando o mal pela raiz. 

Há dois modelos de centrais: a convencional e a endereçável. A primeira somente indica o local do evento enquanto a endereçável é mais precisa, indicando o lugar do evento e o equipamento que foi ativado. 

A integração dos equipamentos garante maior segurança

O sistema de detecção de incêndio funciona e reduz riscos porque trabalha integrado a partir da central de alarme. O detector de fumaça detecta partículas de fumaça e o de calor, ou temperatura, alerta quando a temperatura alcança um determinado valor, que indica perigo. Todos se comunicam, vale ressaltar, com a central de comando.

Os sinalizadores audiovisuais emitem luz vermelha e um alarme sonoro, chamando a atenção do público, avisando que devem deixar logo o local. 

Já os chuveiros elétricos, também chamados sprinklers, são acionados quanto a temperatura do ambiente ultrapassa determinado limite. Eles lançam água, apagando eventuais focos de incêndio.

A iluminação de emergência também ajuda na redução de riscos. Têm autonomia de até três horas e existem em diferentes opções de intensidade de luz. Portas corta-fogo inibem a propagação do fogo e da fumaça.

Percebe-se, portanto, que são recursos vários que, aplicados conjuntamente, diminuem as situações de perigo, dando mais tempo para a evacuação e criando condições favoráveis para a extinção do incêndio. 

Não podemos esquecer o quanto a água é um aliado no combate ao incêndio, mas hoje já existem outros produtos que também são usados com eficácia no combate ao fogo.

O sistema de detecção de incêndio diminui riscos e promove mais segurança em determinados ambientes. Como é obrigatório em muitos casos, é fundamental contar com bons fornecedores, que oferecem equipamentos de boa qualidade para um projeto de prevenção e combate a incêndios.

Aproveite para aprender agora como criar um plano eficaz de combate a incêndio. Lembre-se de que, para vencer o inimigo, é fundamental conhecer não apenas suas fraquezas, mas também seus pontos fortes. Você será mais capaz, assim, de criar boas estratégias e usará as ferramentas corretas para prevenir e combater as chamas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *