4 dicas para evitar incêndio doméstico

4 dicas para evitar incêndio doméstico

Incêndios domésticos geralmente são fatais em muitos dos casos acabando com vidas e lares por todo o mundo. Por conta disso, é imprescindível que todos os membros da família aprendam como prevenir incêndio e os primeiros passos caso ocorra um. 

É assustador imaginar sua casa passando por uma situação tão difícil como um incêndio, não é mesmo? Embora você não tenha o controle de tudo, existem algumas dicas de prevenção para ajudar a reduzir o risco de incêndio e fumaça. 

Está pensando em cuidar ainda mais do seu lar? Fique com a gente e saiba quais atitudes tomar para evitar incêndios em sua casa.

1. Em prédios residenciais, realizar manutenção periódica em alarmes de incêndio é fundamental

Uma importante atitude preventiva é verificando regularmente todo o sistema, inclusive os detectores de fumaça

É necessário que testes sejam feitos e a manutenção preventiva realizada ao menos uma vez ao ano, de acordo com a NBR17240/10. Além disso, garantir um sistema endereçável em perfeito funcionamento, irá manter o prédio ainda mais protegido e apto em caso de emergência.  

Se acontecer um sinistro e os dispositivos não estiverem em perfeito funcionamento, uma tragédia pode ocorrer, já que o alarme não soou notificando o início do foco de incêndio e não evacuou o local e colocando vidas em risco. 

2. Alguns cuidados com fogão 

A cozinha é o lugar da casa onde mais surge focos de incêndios. É comum que partículas de alimentos façam que o fogão entre em combustão, por isso, tome muito cuidado, principalmente se tiver cortinas próximas a ele.

Evite deixar pano de prato ou livros de receitas em cima do fogão. Se o eletrodoméstico ainda estiver quente, pode causar um incêndio quando você menos espera.

3. Tome cuidado com o uso de velas

Não é difícil encontrar pessoas que gostam de velas perfumadas, especialmente em datas comemorativas. Mas caso você não as use com cautela, um incêndio pode acontecer logo em seguida.  Por isso, é importante certificar-se de não deixar velas em ambientes vazios e, principalmente, longe de objetos como lençóis, cortinas e cobertores. 

Caso use velas para dormir, não as deixe em superfícies irregulares, pois elas poderão cair facilmente, além disso é importante deixa-las longe de animais de estimação e crianças pequenas.

Essas dicas são infalíveis e você deve colocá-las em prática! Para continuar acompanhando nosso conteúdo, curta nossas redes sociais e entre em nosso site: www.skyfire.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *