Como a CIPA pode ajudar na prevenção de incêndios dentro das empresas?

Como a CIPA pode ajudar na prevenção de incêndios dentro das empresas?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) regula as atividades de uma empresa para que elas aconteçam de forma segura, não oferecendo riscos de acidentes para seus colaboradores.

Quando falamos em prevenção e combate a incêndios no ambiente organizacional, é necessário que todas as medidas e equipamentos estejam de acordo com exigências das normas, para que possíveis emergências sejam sanadas com segurança, não oferecendo perigos para as pessoas.

Para entender como é a atuação da CIPA na prevenção de incêndios, preparamos esse texto. Boa leitura! 😊

O que é CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo inspecionar as condições de trabalho em todos os ambientes da empresa. Em caso de irregularidades que possam oferecer riscos à saúde e integridade dos colaboradores, medidas deverão ser adotadas para que esses riscos sejam eliminados ou minimamente neutralizados.

A norma regulamentadora da CIPA é a NR5, que tem como propósito a prevenção dos acidentes e das doenças decorrentes do trabalho.

As responsabilidades e atividades desenvolvidas pela CIPA, contribuem para a saúde e segurança dos colaboradores, mas também podem contribuir para o aumento da produtividade nas empresas, pois, ao se sentirem em locais saudáveis e que não oferecem riscos, os trabalhadores sentem-se bem e tendem a trabalhar com mais disposição.

O papel da CIPA na prevenção de incêndios

Quando falamos em segurança e prevenção em ambientes de trabalho, as medidas de prevenção de incêndio não podem ser esquecidas, afinal, caso aconteça alguma ocorrência de incêndio, além dos danos materiais, poderá haver perdas humanas.

Para que todos dentro da organização possam exercer suas atividades em segurança, é primordial que estejam preocupados com a segurança e que haja a implementação de medidas de prevenção de acidentes de trabalho e incêndios.

A NR23, de 1978, é a norma que regulamenta as condições de segurança do ambiente de trabalho em relação a incêndio e medidas de prevenção.

De acordo com a norma, todas as empresas devem possuir:

  • Proteção contra incêndio;
  • Saídas de emergência suficientes e sinalizadas;
  • Quantidade aceitável de equipamentos para combater o fogo;
  • Pessoas treinadas para o uso desses equipamentos.

Além dos equipamentos e dependendo do porte da empresa, para aumentar a segurança, estas devem contar com uma Brigada de Incêndio formada por funcionários que recebem orientações, treinamentos e participam de simulações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, tornando- se aptos para agirem em situações de emergência dessa natureza.

É nesse contexto que a CIPA se mantém ativa, com inspeções regulares para levantamento de possíveis problemas e riscos que necessitam de medidas e intervenções. Seus integrantes também são responsáveis por entrarem em contato com os órgãos responsáveis para a avaliação do ambiente em relação as melhores medidas de prevenção, além de serem os responsáveis por ministrar os treinamentos de segurança para os funcionários.

Como podemos notar, a CIPA tem um papel importante na prevenção de qualquer tipo de ocorrência que possa oferecer riscos à saúde e à jornada de trabalho dos colaboradores, e a prevenção de incêndios não ficaria de fora.

Um ambiente de trabalho que não oferece riscos e pessoas trabalhando em constantes melhorias, proporciona conforto e satisfação para os empregados e empregadores.

Preservando Vidas e Patrimônios com alta tecnologia aplicada

Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, e para isso, oferecemos as melhores soluções em sistemas de detecção e alarme de incêndio para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, hospitais, escolas, entre outros.

Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de seguir o padrão europeu de qualidade – Conformidade Europeia (CE).

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com nossos especialistas através dos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou saiba mais acessando o nosso site.

 

Proteja vidas e patrimônios com equipamentos com a qualidade e garantia, que só nós da SKYFIRE oferecemos!

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! 😊

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *