Afinal de contas, existe incêndio acidental?

Afinal de contas, existe incêndio acidental?

Apesar de o fogo ter sido um grande aliado para aquecimento, energia e iluminação, muitas vezes pode ocasionar um incêndio acidental.

Um incêndio é uma reação química exotérmica de oxirredução que envolve a liberação de calor e de luz na forma de chama. A chama é resultado da combustão do material que está em combustão.

Neste artigo vamos abordar sobre o conceito de incêndios acidentais. Afinal de contas, é correto usar essa expressão quando há inúmeras formas de se prevenir incêndios? Confira! Desejamos a você uma ótima leitura.

O que caracteriza um incêndio acidental?

Muitos se perguntam se existe incêndio acidental. Esta é uma importante consideração, pois incêndios desencadeados por uma falha humana ou má manutenção de equipamentos são responsáveis por grandes danos materiais e, eventualmente, por vidas perdidas.

Com isso em mente, é preciso entender que o termo “incêndio acidental” não é correto, isso justamente porque sempre há uma causa por trás desses incidentes, tais como:

  • Falhas humanas;

  • Má manutenção de equipamentos;

  • Falhas de sistemas de segurança;

  • Eletricidade e curto-circuito;

  • Mal armazenamento de líquidos inflamáveis;

  • Uso de equipamentos frágeis e cabos defeituosos;

Quando essas condições ocorrem, o risco de incêndio aumenta. Incêndios esses, que muitas vezes são tratados como acidentais pela mídia e por empresas, mas que poderiam, na maioria dos casos, terem sido evitados se houvesse uma cultura de prevenção forte.

Em geral, um incêndio acidental significa que a causa do fogo não foi premeditada. Mas, além disso, é essencial prestar atenção aos possíveis riscos e tomar medidas práticas para prevenir ocorrências desastrosas. Isso por si só desmistifica o mito do “acidental”.

Com prevenção, a possibilidade de incidentes diminui muito!

Cultura de prevenção para evitar “acidentes”

Para evitar o risco de incêndios, é importante tomar medidas preventivas, tais como manter o uso seguro de equipamentos elétricos, garantir que as instalações elétricas estejam bem mantidas, com manutenção em dia, sempre testar os sistemas de alarme e orientar os envolvidos sobre a estrita observação de regras de segurança.

Alguns locais também possuem planos de incêndio detalhados, que listam todos os riscos potenciais e como eles devem ser corrigidos ou monitorados. É importante passar por esses planos com frequência para garantir a segurança de todos.

É fundamental garantir que o local tenha extintores de incêndio operacionais e que os processos de prevenção sejam seguidos à risca. Veremos sobre isso no próximo tópico.

Principais medidas de prevenção contra incêndios

Como as causas de incêndio são numerosas, as medidas de prevenção devem focar em várias áreas. Estas áreas incluem:

  • Uso seguro de eletricidade;

  • Manutenção de equipamentos;

  • Uso responsável de fontes de energia;

  • Utilização consciente de equipamentos elétricos;

  • Armazenamento correto de líquidos inflamáveis;

  • Métodos de prevenção de incêndios;

As medidas de prevenção de incêndios devem ser praticadas em todos os lugares a fim de evitar tragédias e incidentes.

Por exemplo, o uso seguro de eletricidade ajuda a evitar os curtos-circuitos ou superaquecimento que podem iniciar um incêndio.

O armazenamento de líquidos inflamáveis, deve ser realizado da forma adequada, como, por exemplo, não o deixar perto de fontes de calor.

O uso consciente de equipamentos elétricos, como aquecedores, fornos e fogões, também evita incidentes.

De acordo com algumas pesquisas, há casos de incêndios que também ocorrem devido ao mau funcionamento dos aparelhos elétricos, uso impróprio de combustíveis ou falha na observância das medidas de prevenção de incêndio.

Em relação aos métodos de prevenção de incêndios, seja em áreas comerciais, residenciais ou indústrias, é fundamental trabalhar com sistemas de detecção e alarme de incêndio.

Hoje existem centrais de incêndios de alta performance que são capazes de detectar princípios de incêndios, permitindo a tomada de ações de combate de maneira rápida, em tempo hábil.

Além dos dispositivos de detecção e combate, é fundamental manter um planejamento de evacuação seguro com a sinalização adequada das rotas de fuga, a fim de minimizar os danos e riscos a patrimônio e pessoas.

Vale lembrar que todos os dispositivos de prevenção e combate a incêndios precisam passar por manutenções periódicas, que garantem o pleno funcionamento em caso de qualquer emergência.

Conte com a Skyfire para proteção contra incêndio acidental

Para garantir a segurança de seu empreendimento contra qualquer tipo de incêndio, conte com a Skyfire.

Nosso portfólio de produtos oferece soluções de proteção e combate a incêndios fabricadas com altos padrões de qualidade internacional e de acordo com as normas exigidas.

Evite incêndios com as soluções Skyfire. Esse conteúdo foi útil? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!