Acionador de incêndio – conheça os modelos e as suas funcionalidades

Acionador de incêndio – conheça os modelos e as suas funcionalidades

Ter um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) para prezar pela segurança de um local, de modo a evitar alastramento de incêndios, é uma ação indiscutível. 

E quando falamos disso, o acionador de incêndio manual (AM) é um item indispensável, pois trata-se de um equipamento para iniciação manual do alarme em caso de um sinistro.

Ele deve ser instalado em locais onde há trânsito de pessoas em caso de emergência, como corredores, saídas de emergência, saídas de áreas de trabalho, dentre outros.  

Hoje abordaremos um pouco mais sobre estes produtos para você ficar atualizado e inserir o acionador no local correto e de acordo com a Norma que rege o segmento. Confira!

Leia também: O uso de detectores para prevenção de incêndios

Onde o acionador de incêndio manual deve ser instalado?

De acordo com a Norma ABNT NBR 17240/2010, os AM devem ser instalados em local de trânsito de pessoas, a uma altura de 0,90 a 1,35 m do piso embutido e sua cor deve ser vermelha. 

Além disso, a distância máxima a ser percorrido por uma pessoa de qualquer ponto até um acionador manual mais próximo não deve ser superior a 30 m de distância. 

Qual a diferença entre um Acionador Manual convencional e endereçável?

Ambos sinalizam a central de alarme a presença de um sinistro. A diferença é que no modelo convencional, quando atuado, a central identifica somente a área protegida pelo circuito de detecção onde o dispositivo está instalado. Já o modelo endereçável, quando atuado a central identifica individualmente e com exatidão o local, já que este recebe um endereço único. 

Entre convencional e endereçável, existem vários modelos de acionadores manuais no mercado. Confira! 

Acionador manual: Esse modelo de acionador de alarme de incêndio manual funciona com um sistema de pressão, comunicando com o toque de um botão a existência de um princípio de incêndio. Fabricado em plástico ABS, é recomendado para uso interno. Acompanha uma chave para testar e/ou rearmar o sistema de combate a incêndio.

Acionador Manual à Prova de Explosão com Martelinho: Projetado para áreas classificadas, esse modelo de acionador manual é fabricado em alumínio fundido. Funciona com um sistema quebra-vidro, acompanha martelinho.

Acionador Manual à Prova de Tempo: Projetado para uso em áreas externas, esse acionador de alarme de incêndio pode ser fabricado em plástico ABS ou alumínio fundido, dependendo do modelo escolhido. Ele é resistente a sol, chuva e ventos. 

SEGUNDO A NORMA, QUAIS CARACTERÍSTICAS O ACIONADOR MANUAL DEVE TER? 

  • Seu corpo deve ser na cor vermelha
  • Deve conter LED de supervisão a fim de ficar visível o status de operação
  • Possuir acionamento do tipo travante, ou seja, permite identificação quando o dispositivo foi acionador

Pensou em acionador de incêndio, conte com a Skyfire!

Com sede em Ribeirão Preto (SP) e uma unidade em São Paulo, capital, a SkyFire investe e atua na comercialização de sistemas inteligentes de detecção e alarme de incêndio para todo o Brasil e também para o exterior.

Com alta tecnologia aplicada e 100% em conformidade com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, seus produtos seguem o padrão europeu de qualidade (Conformidade Europeia – CE).

A SkyFire preza pelo atendimento personalizado e ágil. Por meio de diferentes vias de transporte, inclusive, aéreas, a empresa garante a entrega dos equipamentos em até 48 horas.

Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas no assunto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *