5 equipamentos de proteção individual que sua empresa deve ter

5 equipamentos de proteção individual que sua empresa deve ter

Na atualidade, a grande maioria das empresas já sabe a importância dos equipamentos de proteção individual — tanto para a saúde dos trabalhadores quanto para a produtividade dos negócios.

No entanto, alguns gestores ainda desconhecem a totalidade dos materiais necessários para preservar a integridade física dos funcionários, que variam de acordo com o tipo de atividade realizada.

Neste artigo, você saberá quais são os 5 equipamentos de proteção individual que toda empresa deve ter. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas.

1. Capacete e equipamentos de proteção individual para cabeça

As atividades que envolvem risco de queda, choque ou qualquer outro tipo de ocorrência que possa resultar em lesões na região da cabeça exigem o uso de capacete.

Para complementar a proteção, em alguns casos, é necessário o uso de capuz e balaclava (também conhecida como touca ninja).

2. Óculos

Durante a execução das atividades rotineiras, o rosto e a região dos olhos estão constantemente expostos. Por isso, os óculos de proteção são indispensáveis para evitar acidentes. Dependendo do tipo de trabalho, os olhos podem ser atingidos por respingos de produtos químicos ou de líquidos corporais, fumaça, luz forte ou pedaços do material manuseado.

Além dos óculos de proteção, os outros equipamentos de proteção individual para a região dos olhos são máscaras e viseiras, que não podem atrapalhar o uso de protetores auriculares.

3. Protetores auriculares

Quando a rotina de trabalho envolve a exposição a ruídos de intensidade muito elevada, é preciso preservar a saúde auditiva com o uso de protetores auriculares. Muitos trabalhadores queixam-se do incômodo ao usar os protetores auriculares e acabam não usando o acessório.

Por isso, é fundamental reforçar as ações de conscientização dos funcionários sobre o uso desses equipamentos de proteção individual. As extremidades do corpo também devem ser protegidas com acessórios adequados, como você entenderá adiante.

4. Luvas de segurança

As luvas de segurança servem tanto para impedir o contato com substâncias infectantes quanto para proteger de choques elétricos ou cortes.

É fundamental que as luvas sejam disponibilizadas no tamanho adequado para cada trabalhador, assim como as botas e demais equipamentos de proteção individual para os membros inferiores.

5. Botas e equipamentos de proteção individual para membros inferiores

Atividades laborais potencialmente danosas para os pés e para as pernas devem ser realizadas somente com botas. Sapatos, caneleiras, botinas e calças são outros exemplos de acessórios para preservar a integridade dos membros inferiores.

Finalizando o nosso artigo, é importante lembrar que, além de investir nos equipamentos de proteção individual certos, a empresa deve promover o treinamento dos funcionários para que os materiais possam ser usados adequadamente.

Quer conferir mais dicas de segurança no trabalho e saber como otimizar os processos de saúde ocupacional da sua empresa? Curta a página da Skyfire no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *