Primeiros socorros: conheça medidas capazes de salvar uma vida

Primeiros socorros: conheça medidas capazes de salvar uma vida

Os primeiros socorros correspondem à prestação de assistência médica em uma emergência. Eles podem ser realizados por qualquer pessoa e servem para ajudar a controlar o quadro até a chegada de um profissional — como os paramédicos de uma ambulância.

Conhecer as principais medidas é essencial porque as ações podem salvar vidas. No caso de um acidente no trabalho, por exemplo, é possível agir rapidamente. Com a realização correta, ganha-se tempo até a chegada de um especialista.

Para não ter dúvidas, veja algumas medidas de primeiros socorros que você deve conhecer.

A massagem cardíaca é um dos elementos cruciais

Quando alguém sofre uma parada cardiorrespiratória, frequentemente pode ser reanimado com as manobras certas. O processo envolve fazer o coração voltar a funcionar conforme o esperado ou de modo mínimo, até que a ajuda chegue.

Nesse caso, é preciso colocar o paciente com as costas no chão e posicionar as duas mãos, entrelaçadas, sobre o peito. As extremidades devem estar bem no centro do peito, onde ocorre o início de uma massagem. É preciso fazer a pressão necessária e repetir os movimentos rapidamente.

A respiração boca a boca ajuda a recuperar a oxigenação e a massagem deve ser repetida logo em seguida. Com alguns ciclos, normalmente, o coração volta a bater, o que o torna um dos principais primeiros socorros.

Os casos de asfixia exigem atenção imediata

A asfixia é marcada pela falta de oxigenação e respiração. Ela pode ser causada por vários problemas, como o engasgo com algum objeto ou alimento. Nesse caso, é preciso identificar a situação para retirá-lo da boca da pessoa.

Se for necessário, é recomendado fazer uma manobra que consiste em se posicionar atrás do indivíduo e comprimir o diafragma de baixo para cima. Em muitos casos, isso leva à expulsão do agente causador.

Já no caso de incêndios, a inalação de fumaça pode levar ao quadro. A realização de respiração boca a boca e de massagem cardíaca ajuda os pulmões a funcionarem melhor.

Os primeiros socorros com fraturas ou hemorragias são igualmente importantes

Em casos graves de acidentes, por exemplo, é comum que as pessoas sofram problemas como fraturas ou hemorragias. No primeiro caso, é fundamental tomar cuidado para não mover o indivíduo se ele tiver caído de uma altura considerável. Em vez disso, procure estabilizar o pescoço para evitar danos cervicais.

Quanto às fraturas em membros como braços ou pernas, é recomendado realizar uma tala para dar mais estabilidade. Em casos de fraturas expostas, a área deve ser protegida.

Já em uma hemorragia, é fundamental fazer pressão para tentar conter o sangramento. Nunca retire o objeto perfurocortante se ele ainda estiver no corpo da pessoa e, se for necessário, faça um torniquete. Ele consiste em criar uma “alavanca” para interromper o fluxo sanguíneo, mas não deve ser mantido por muito tempo.

Os primeiros socorros são essenciais para cuidar de pessoas até que profissionais especializados cheguem ao local. Ao saber como proceder em cada situação, você tem a chance de salvar vidas e evitar danos maiores.

Para ter muitas outras dicas relevantes, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *