Sistema de incêndio para cozinha industrial

Sistema de incêndio para cozinha industrial

Certos ambientes, como restaurantes, bares e cozinhas industriais são muito propícios para a ocorrência de incêndios. É fácil compreender isso, considerando que esses locais trabalham com produtos inflamáveis em temperatura elevada, como o óleo. 

Enfim, convém investir em um sistema confiável de incêndio para garantir a segurança nesses ambientes, com a finalidade de prevenir e controlar as chamas para que elas não se alastrem, aumentando o problema e provocando uma tragédia ainda maior. 

O sistema de incêndio em uma cozinha industrial é chamado de APC. Neste post, vamos falar mais sobre este assunto, especificando 4 equipamentos de sistemas contra incêndio de grande relevância. 

Eles são fundamentais para garantir a segurança de todos: funcionários, clientes, gestores e/ou outros usuários do estabelecimento (restaurante, hotel, hospital, escola, indústria, clube). Venha conhecer!

1. O agente extintor do sistema de incêndio

O agente extintor desse sistema de segurança funciona à base de carbonato de potássio aquoso, também conhecido como agente K. 

Para usá-lo, é preciso que seja aprovado e ter a certificação da National Fire Protection Association (NFPA) e também por outros órgãos que regulam as ações relacionadas à extinção de incêndios, como o Corpo e Bombeiros.

O sistema de incêndio em cozinha industrial já combate o fogo nos momentos iniciais. 

Vale observar que o agente saponificante apresenta eficácia no combate às chamas, já que o gás carbônico, CO2 e a água não podem controlar o incêndio nesses lugares.

Descarregando o agente extintor nos filtros e equipamentos de cocção, por exemplo, ocorre o resfriamento das superfícies e uma reação com a gordura quente, a qual se dá o nome de “saponificação”. 

Forma-se, assim, uma camada de isolamento que impede a gordura de entrar em contato com o ar — a emissão de vapores inflamáveis, portanto, não acontece.

Somente o setor dos equipamentos sob proteção é afetada pela ação do agente K, ou seja, não há contaminação das áreas próximas. 

Vale lembrar que esse agente é líquido e projetado especialmente para as cozinhas industriais. Sua vida útil é de, aproximadamente, 10 anos e ele não é um agente tóxico.

2. Os detectores de calor do sistema de segurança

Os detectores de calor também constituem importantes equipamentos de segurança em uma cozinha industrial

Eles são ideais para ambientes onde o fogo pode aparecer antes da fumaça. Os detectores de calor termovelocimétricos trabalham com um sensor que avisa quando a temperatura-ambiente alcança 56 °C ou quando ocorre uma variação acima de 8 °C em apenas um minuto.

3. A central de alarme que automatiza o sistema

Outro importante equipamento para sistemas contra incêndio é a central de alarme

Mesmo considerando um ambiente mais limitado, como a cozinha industrial, ela é conveniente, pois recebe as informações dos dispositivos que identificam o incêndio e aciona automaticamente os sinalizadores durante as emergências. 

Nesse sentido, ela representa o coração de todo o sistema.

Além disso, essa central pode controlar, não apenas o sistema da cozinha, mas outros sistemas que a edificação possa ter, tais como: catracas, chaves de fluxo e outros.

Um hotel ou hospital, por exemplo, pode contar com sistemas também em outras áreas.

4. O conjunto de dispositivos complementares do sistema

Além desses, um sistema de incêndio para cozinhas industriais deve conter também outros dispositivos:

  • Válvulas de ação rápida para gás;
  • Bicos nebulizadores;
  • Módulos para desligar acessórios como ventiladores, exaustores e outros componentes do sistema de segurança; 

Com a leitura até aqui, você ficou por dentro de importantes equipamentos que compõem um sistema de incêndio para cozinha industrial

Dessa forma, os riscos de sinistros graves caem consideravelmente. Vale lembrar que a prevenção é a principal finalidade de qualquer tipo de sistema de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *