Confira a importância do sistema de detecção de incêndio em shoppings

Confira a importância do sistema de detecção de incêndio em shoppings

Os sistemas de prevenção contra incêndio são importantes e obrigatórios em diversos estabelecimentos, principalmente aqueles que atendem grande volume de pessoas, como é o caso dos shoppings centers, que necessitam de um sistema de alarme de incêndio bem projetado e de qualidade, garantindo a segurança de todos os usuários/ trabalhadores e também da estrutura física.  

Saiba mais sobre a importância desse sistema nos shoppings centers!

As características do shopping center

O shopping é um espaço amplo com lojas de diferentes segmentos (roupas, sapatos, perfumarias, etc.) e outros estabelecimentos, como restaurantes e cinemas, fazendo com que receba um público diversificado. Por conta disso, a ocupação de pessoas em seu interior é grande, variando entre trabalhadores e consumidores, tornando-se ainda mais imprescindível um sistema de detecção e alarme de incêndio funcionante e em dia, devido a tantas circulantes ali. 

A necessidade de proteção

O risco de incêndio existe, assim como em qualquer outro estabelecimento. Durante a ocupação do espaço físico, pequenos focos de incêndio podem se transformar em sinistros perigosos, devido a instalações mal feitas que resultam em curto- circuitos, utilização de produtos fora das especificações permitidas ou sobrecarga na rede elétrica, ameaçando também a vida das pessoas que ali estão. Por se tratar de um ambiente com áreas abertas e interligadas, a propagação do fogo e da fumaça torna-se mais rápida, indo de um ambiente ao outro em questão de segundos.

O sistema de detecção de incêndio deve seguir um projeto específico, realizado por profissionais capacitados para tal, considerando as peculiaridades de cada local, no caso, do shopping center. 

Os fatores de risco em um shopping center

Podemos considerar que há diferentes locais de risco em um shopping. As cozinhas, por exemplo, têm dutos de gordura que exigem monitoramento e manutenção frequentes;  os forros de determinadas lojas são combustíveis, já que ocultam uma grande quantidade de fios e dutos.

Até as lixeiras são vistas como perigo, sendo responsáveis por 20% dos sinistros de incêndios que ocorrem nestes lugares, pois, geralmente, ocorrem a partir de restos de cigarros que são lançados em cestas de lixo juntamente com papel.  Além disso, utilizar spots para decorar ambientes também envolve riscos. Essas luminárias esquentam bastante e podem causar a combustão de determinados produtos, especialmente se forem inflamáveis (plásticos, por exemplo).

Outros elementos também podem ser considerados riscos de incêndios, tais como veículos, soldas, frituras, depósitos, lâmpadas, etc.

O sistema de detecção de incêndio para centros comerciais

O sistema de alarme de incêndio para shoppings centers requer, na maioria das vezes, os mesmos equipamentos de um sistema de detecção de qualquer outra construção de grande porte, tais como detectores de fumaça, de calor, de chama e de gás; sprinklers (chuveiros automáticos de teto); sinalizadores; luzes de emergência; sirenes; central de incêndio endereçável; escadas de segurança; portas corta-fogo; dutos de entrada de ar e saída de fumaça; hidrantes e extintores.

É fundamental preparar os usuários fixos do shopping. Principalmente os funcionários das lojas e outros estabelecimentos, a manusear alguns equipamentos de combate a incêndio e a saber como reagir diante de um sinistro.

A brigada de incêndio se responsabiliza pela inspeção de rotina dos riscos de incêndio, ajuda na manutenção dos equipamentos, atua em emergências, presta os primeiros socorros, procura por pessoas perdidas na construção e coordena o plano de fuga até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Um sistema de detecção de incêndio é importante e fundamental para os shoppings, pois eles são espaços considerados vulneráveis ao fogo. Um bom sistema preventivo garante a segurança das pessoas e de seus bens patrimoniais, que podem ser ameaçados em grande escala.

Qual sua opinião sobre o assunto? Aproveite para conferir nossas postagens no Facebook e nossos vídeos no Youtube e deixe lá seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *