4 vantagens das centrais de alarme de incêndio

4 vantagens das centrais de alarme de incêndio

Manter um sistema de prevenção de incêndio significa uma demanda relevante para qualquer estabelecimento com grande fluxo de pessoas ou materiais. No entanto, para garantir que seu funcionamento seja eficaz, ele precisa de elementos imprescindíveis: as centrais de alarme de incêndio.

Conhecidas como o coração do sistema, devem receber a programação correta para que todo o espaço protegido por ele envie e receba os devidos alertas em casos de fumaça e fogo. Mas, além disso, quais são suas principais vantagens?

Neste artigo, você conhecerá 4 delas e ainda entenderá melhor como o equipamento funciona. Confira!

1. Centrais de alarme de incêndio são muito eficientes

Assim que as centrais de alarme de incêndio são ativadas, todos os tipos de sinalizações sonoras, visuais e demais funções programadas entram em ação para comunicar ao operador ou brigadista a localização exata do princípio de incêndio. O processo é praticamente imediato e possibilita a extinção rápida do foco de fogo.

Por esse motivo, possuem uma ação ágil e bastante eficiente. Além disso, elas são responsáveis por controlar toda a rede de detecção e alarme de incêndio, como também atuam nas automações dos locais protegidos: atuam no controle de acesso, liberando as catracas, portas automáticas e portas corta fogo, desligando elevadores, ligando as pressurizações de escadas, supervisionando a ação do combate a incêndio por chuveiros automáticos (sprinklers), qualquer alteração necessária pode ser realizada por meio desse equipamento, a fim de garantir uma cobertura de espaço maior e muito mais segura.

2. A empresa responsável oferece manutenção

É muito importante que as centrais de alarme de incêndio estejam com seu desempenho em dia. Por isso, a maioria das empresas responsáveis por sua instalação também oferece serviços de manutenção para realizar o procedimento necessário periodicamente.

Assim, caso alguma irregularidade seja identificada, é mais fácil e rápido resolvê-la. As centrais, porém, quando programadas e utilizadas corretamente, costumam ser equipamentos bastante duradouros e que apresentam uma taxa mínima de erros e danos. A manutenção tem um caráter muito mais preventivo, então não há motivos para se preocupar.

3. Sua bateria é bastante durável

As centrais de alarme de incêndio funcionam por meio de bateria. Muitas pessoas pensam que esse fator não é atrativo, mas se enganam: a durabilidade do item é grande e ele precisa ser trocado pouquíssimas vezes.

Essa questão torna a manutenção de uma central ainda mais barata. E, como a bateria é muito resistente, faz com que a vida útil do equipamento seja longa e que nenhuma falha aconteça.

4. É possível endereçar dispositivos

A central Skyfire comporta até 2500 dispositivos, ou seja, até 10 laços com 250 dispositivos. Isso significa que, quanto mais dispositivos estiverem registrados na central, maior é o espaço que estará protegido pelo sistema. As centrais conseguem suportar, por exemplo, dispositivos que estejam instalados em lojas de um shopping center ou em salas de um prédio comercial.

Não se esqueça de, ao procurar por uma central, contar com a ajuda de uma empresa especializada ou um fornecedor de confiança. É também recomendado contar com profissionais para fazer a instalação correta e também para endereçar detectores.

E então, você já conhecia todas essas vantagens das centrais de alarme de incêndio? Tem esse equipamento instalado e programado adequadamente em seu sistema? Deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *