Aprenda como utilizar a logística para proteger seus setores

Aprenda como utilizar a logística para proteger seus setores

Quando bem aproveitada, a logística pode contribuir para a maior segurança dos setores, considerando as possibilidades de diversos sinistros, como incêndios. Os armazéns e galpões, por exemplo, são muito vulneráveis a esses problemas.

Conforme a atividade desenvolvida pela empresa, os riscos de incêndios podem ser maiores ou menores. De qualquer modo, todas precisam investir em prevenção, independentemente do ramo. Veja como utilizar a logística para proteger seus setores!

Saiba melhor sobre os equipamentos elétricos

Ao utilizar a logística como estratégia para a proteção dos setores, convém ficar alerta aos equipamentos elétricos, de refrigeração/descongelamento em armazéns de frigoríficos, aos painéis de controle, às baterias e aos motores. Defeitos nesses equipamentos aumentam o perigo de incêndios.

Entenda o papel da soldagem e da reparação de equipamentos

Outro ponto a observar é que trabalhos com solda e consertos em máquinas perto de áreas em que são manuseados os pedidos e em que os produtos são conferidos podem causar faíscas e gerar fogo. Portanto, é melhor evitar essas operações nessas áreas, pois são fatores de risco.

Conheça as embalagens e os gases de combustão

Certas embalagens apresentam elevada carga térmica, favorecendo a ocorrência de incêndios. É o caso das embalagens de papelão e de plástico e também dos pallets de madeira. Os gases de combustão tendem a propagar o fogo com mais rapidez, contribuindo para que as chamas se propaguem em menos tempo.

Considere as mudanças no armazém

Outra importante medida ao utilizar a logística para proteção contra sinistros é considerar as mudanças realizadas no galpão/armazém, como modificações no volume e no tipo de material armazenado ou na altura das prateleiras. Convém que o sistema de prevenção e combate a incêndios seja ajustado às transformações.

De acordo com os especialistas, os locais em que são estocadas múltiplas categorias de mercadorias e/ou matérias-primas precisam de um projeto que contemple um sistema de segurança preparado para uma maior carga de incêndio. Um sistema de prevenção e combate a incêndios deve contar com extintores, sprinklers, sensores, alarmes, placas de sinalização e assim por diante.

Atente para as manutenções periódicas no sistema de prevenção

É fundamental realizar manutenções periódicas no sistema de segurança contra incêndios. As inspeções regulares revelam as condições de funcionamento dos equipamentos, podendo detectar, de forma preventiva, eventuais falhas.

Conheça a importância da instalação de sprinklers

Os chuveiros automáticos devem ser instalados da forma correta. Eles são de enorme importância, pois podem apagar focos iniciais de incêndio, promovendo a segurança do patrimônio da empresa. Como o acionamento deles ocorre de forma automática durante um incêndio, esses dispositivos reduzem ou evitam os prejuízos, diminuindo também o risco de mortes.

Veja as vantagens de utilizar a logística para proteger seus setores

Podemos elencar, diante de tudo que foi dito, alguns benefícios no uso da logística para proteger os setores da empresa:

  • mantém a cadeia logística operante e o produto sempre disponível, evitando paradas e consequentes prejuízos;
  • garante a integridade física e as condições de trabalho dos funcionários;
  • previne contra danos às instalações e aos materiais, causados por fuligem ou fogo;
  • confere proteção contínua contra incêndios sem atrapalhar as atividades da equipe e sem interferir na integridade do estabelecimento, dos materiais, das áreas de produção e da cadeia logística.

Como vimos ao longo deste texto, elaborar um planejamento para utilizar a logística de maneira estratégica garante a segurança aos seus setores, minimiza riscos e reduz custos. Por isso, é tão importante saber como utilizá-la da melhor forma possível!

Gostou das dicas? Quer ter acesso a mais? Então, não deixe de assinar a newsletter para receber conteúdos atualizados sobre segurança diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *