Você sabe o que é CMAR (controle de materiais de acabamento e revestimento)?

Você sabe o que é CMAR (controle de materiais de acabamento e revestimento)?

Você já ouviu falar sobre o laudo CMAR?

CMAR significa “controle de materiais de acabamento e revestimento”. O laudo CMAR também garante a segurança do patrimônio, pois identifica materiais utilizados nos acabamentos e revestimentos a serem aplicados em edificações, evitando dessa forma o surgimento de condições propicias para propagação de incêndio. Este laudo é fundamental para que o estabelecimento consiga o AVCB.

No artigo de hoje você vai saber mais sobre o que é o laudo CMAR e como ele pode favorecer o ambiente na prevenção de combate a incêndios. Aproveite sua leitura!

 

O que é o laudo CMAR?

 

O laudo CMAR é um documento que reforça a segurança do empreendimento e dos seus envolvidos. Seguindo normas regulamentadoras, o CMAR permite que toda edificação tenha materiais de acabamento e revestimentos adequados para sua estrutura e tipo de atividade que será exercida.

O CMAR garante que todo material utilizado no ambiente siga as normas ABNT no que tange prevenção e combate a incêndios. Os itens que devem ser contemplados no CMAR e manter conformidade com as normas são:

  • Paredes;
  • Divisórias;
  • Teto;
  • Forro;
  • Piso;
  • Cobertura;

Para que um estabelecimento obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é preciso que seja apresentado o laudo CMAR, já que o tipo de acabamento e revestimento deve possuir alguma característica para retardar as chamas ou minimizar o alastramento de incêndio e fumaça.

Manter o controle dos materiais utilizados para acabamento e revestimento também são importantes caso um incêndio ocorra. Alguns tipos de materiais podem se tornar perigosos quando em contato com o fogo, causando danos às pessoas durante a evacuação.

 

Como elaborar o laudo CMAR?

 

A elaboração do laudo CMAR deve ser realizada por um responsável técnico, que deve seguir as normas e padrões exigidos pelo Corpo de bombeiros.

Dentre esses padrões, está a verificação do material de acabamento e revestimento que serão utilizados. Ele deve garantir que eles estejam de acordo com as normas exigidas.

O projeto se inicia com a elaboração do projeto de combate a incêndios, onde os materiais serão classificados juntamente com a necessidade de possíveis proteções. Após a elaboração do plano, é o momento da instalação dos materiais e a emissão do laudo CMAR.

Engana-se quem pensa que em um incêndio, as mortes e acidentes são causadas somente pelo fogo. Ela também pose ser causada por outros agentes, como a inalação de substâncias tóxicas derretidas pelo fogo ou fumaça ocasionada pela queima de algum material.

Alguns tipos de produtos utilizados no revestimento e acabamento de edificações podem entrar em combustão rapidamente, impedindo a evasão de pessoas, o que pode aumentar os danos patrimoniais e o número de vítimas.

Para tanto, elaborar o laudo CMAR é importante não só para a emissão do AVCB, mas também para evitar o uso de produtos com alto poder de combustão e fora das normas. Também é possível aplicar algum tratamento para minimizar os riscos que os materiais podem oferecer em caso de incêndios.

 

A obrigatoriedade do laudo CMAR

 

Os empreendimentos com área menor ou igual a 750 m² e altura menor ou igual a 12 metros estão isentas da emissão do laudo CMAR.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo a partir do Decreto Estadual n.º 63.911, edificações que estão nos grupos B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M e possuem área maior do que 750 m² precisam da emissão do CMAR.

A exceção são edificações que apresentam menos de 750 m² e altura inferior a 12 metros que pertencem aos grupos B, H, L.

Os empreendimentos do grupo A maiores do que 750 m² e com altura superior a 12 metros, também são obrigados a emitir o laudo CMAR.

Também são obrigados a emitir o CMAR os empreendimentos com área inferior a 750 m² do grupo F com altura igual ou inferior a 12 metros, mas que podem alcançar uma lotação superior a 250 pessoas.

 

Classificação e testes para o lauto CMAR

 

Todos os materiais de revestimento e acabamento precisam ser classificados de acordo com a sua mudança de estado em contato com o fogo.

O profissional técnico responsável deve avaliar e identificar as classes e materiais de acordo com o anexo da IT n.º 10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O fabricante do material deve fornecer o laudo de ensaio que determina que ele é correspondente aos critérios exigidos pelas normas ISO 1182, NBR 9442, NBR 8660, EN ISO 11925-2 e ASTM E 662.

Os testes nos materiais de acabamento e revestimento devem considerar os seguintes critérios:

  • Fluxo de energia radiante para a manutenção da frente da chama na prova;
  • Índice de propagação superficial da chama;
  • Tempo de flamejamento da prova;
  • Densidade óptica máxima;
  • Taxa de desenvolvimento de calor;
  • Propagação lateral da chama;
  • Liberação de calor da prova exposta a chamas;

Os testes atestam o comportamento do material durante o contato com o fogo. Se necessário, pode ser aplicado tratamento para minimizar os impactos das chamas.

Para locais de lotação superior a 250 pessoas e pertencentes ao grupo F, o Corpo de Bombeiros pode exigir laudos de laboratórios independentes para emitir o AVCB. No geral, só é exigido o CMAR.

Materiais que não são considerados combustíveis como vidro, gesso, cerâmica, pedras, metais, concreto e alvenaria não precisam passar por testes para constarem no CMAR. Pisos de madeira também não precisam de testes.

É importante lembrar que mobiliário, cortinas e demais itens constantes no ambiente, mesmo se fixos, não são considerados para o CMAR. Esses itens entram na classificação de carga de incêndio.

Os estabelecimentos obrigados a apresentarem o laudo CMAR, mas que não fazem sua elaboração, não estão aptos a receber ou renovar o AVCB.

Edificações já finalizadas devem contratar um responsável técnico para avaliar o material e elaborar o laudo.

Todos os materiais empregados na obra devem corresponder às especificações do projeto técnico. Durante a vistoria do Corpo de Bombeiros, todas as conformidades são avaliadas para atestar que o ambiente está protegido contra incêndios. Daí é feita a emissão do AVCB.

Muito mais do que uma obrigatoriedade, o laudo CMAR é uma garantia de que os materiais empregados no acabamento e revestimento do ambiente são seguros em caso de incêndios. Ele representa mais tranquilidade para quem frequenta o local.