Sprinkler: saiba o que é e como funciona esse equipamento

Sprinkler: saiba o que é e como funciona esse equipamento

O sistema de detecção de incêndio é indispensável em qualquer local com grande fluxo de pessoas. A sua instalação é obrigatória por lei e deve conter alguns itens específicos, que variam de acordo com o projeto desenvolvido.

Um deles é o sprinkler. Ele também é conhecido popularmente como chuveiro automático. O equipamento tem funcionamento simples e é considerado um dos métodos mais eficazes para extinguir focos de incêndio.

Quer saber mais sobre ele e suas funções? Então continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

O que é sprinkler?

O sprinkler é um dispositivo utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

Como ele funciona?

Sprinklers são pequenos chuveiros automáticos que ficam fixos ao nível do teto ou até mesmo nas paredes dos edifícios e servem para o combate ao incêndio em edificações. Eles são alimentados por uma reserva de água e um sistema de pressurização.

E então, o que você achou do uso do sprinkler? Seu sistema de detecção de incêndio conta com esse dispositivo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *