Sistema contra incêndios: o que é endereçador e como ele funciona na prevenção de incêndios

Sistema contra incêndios: o que é endereçador e como ele funciona na prevenção de incêndios

O sistema contra incêndios já tem sua instalação obrigatória determinada por lei em ambientes com grande circulação de pessoas. Para complementar a segurança que ele oferece, outros equipamentos são empregados na identificação do local exato do foco do incêndio.

Contudo, na maioria das vezes eles estão ligados à central, mas não identificam o local onde estão instalados. Então, mesmo que possam detectar um foco de fogo ou fumaça, a comunicação correta não é realizada e a prevenção de incêndios não é eficaz. 

Entra em cena então o programador de endereços, também conhecido como endereçador. Quer saber como ele consegue resolver este problema? Continue a leitura!

O que é o programador de endereços?

Quando o sistema contra incêndios é instalado, seus equipamentos inteligentes geralmente possuem uma CPU incorporada. Ou seja, por meio de um protocolo de comunicação, eles conseguem se comunicar com a central do sistema e transmitir o alarme em caso de situações de emergência. 

Mas detectores de fumaça ou calor e botoeiras de alarme, por exemplo, possuem essa CPU, mas não são endereçados automaticamente. Portanto, precisam que o programador de endereços seja empregado, para que sua função seja devidamente executada e informada quando existe a ocorrência de um foco de incêndio. 

Em todas as instalações do sistema contra incêndios, o programador de endereços tem o uso obrigatório. Toda edificação, antes de receber a instalação, os equipamentos devem ser endereçados com o programador de endereços. Assim, quando um equipamento identifica algo, a central do edifício recebe a notificação do local exato e o cenário pode ser controlado.

Como o aparelho funciona?

O programador de endereços é um aparelho pequeno, que possui visor e teclas para programação. Ele atua por meio de bateria interna e acompanha acessórios para endereçar todos os equipamentos da linha endereçável Skyfire.

Com uma pequena chave lateral, o equipamento pode ser ligado. Ele também possui uma base especial e detectores podem ser encaixados para que o endereçamento seja iniciado. Cada detector possui um número, de acordo com o projeto do sistema contra incêndios.

Assim que o programador de endereços reconhecer o detector acoplado, seu número deve ser digitado e confirmado para que o registro aconteça. Depois, basta removê-lo da base do aparelho e repetir o procedimento com quantos detectores forem necessários. 

Em alguns casos, como o da botoeira de alarme, o encaixe não pode ser feito. Para solucionar essa questão, o programador de endereços possui acessórios, como cabos e jacarés, para realizar a conexão correta e trabalhar sem empecilhos. 

Como ele atua em um sistema contra incêndios?

Além de registrar detectores, o programador de endereços também possui uma atuação importantíssima em um sistema contra incêndios. Ao acoplar o detector na base, também é possível testá-lo para saber se o equipamento ainda está apropriado para uso ou apresenta alguma falha. 

O manual de instruções do programador apresenta as teclas corretas que devem ser acionadas para obter esse resultado. Quando isso é feito, um número específico aparece no visor. Cada dígito corresponde a uma determinação, que também está listada no manual. Ela deve ser analisada para que a constatação correta seja feita. 

E você, conhecia a importância desse aparelho? O que acha da funcionalidade para a prevenção de incêndios? Deixe um comentário com sua opinião logo abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *