Qual a importância de um plano de prevenção e combate a incêndios?

Qual a importância de um plano de prevenção e combate a incêndios?

Quando um local está sendo tomado pelo fogo, há grandes chances de destruição parcial ou total, cujos efeitos podem resultar em perdas materiais e humanas. Diante disso, torna-se cada vez mais imprescindível o projeto e a instalação segura de sistemas de prevenção e combate a incêndios.

Graças ao avanço tecnológico no passar dos anos, mudanças nas legislações e a obrigatoriedade de sistemas instalados, inúmeras medidas de segurança e prevenção vêm sendo estudadas e melhoradas, e com a SKYFIRE não é diferente.

À medida que uma construção está em andamento, seja ela para fins comerciais ou residenciais, um dos objetivos, se não o principal, é garantir a funcionalidade do local e a segurança total da estrutura e das pessoas que ali circularão.

Diversos fatores podem causar um incêndio, tais como raios, vazamentos de gás, curto-circuito, uma ação humana ao lidar com o fogo de maneira errada, entre outras, tornando o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) primordial, principalmente em locais onde há grande fluxo de circulação de pessoas.

 

Mas afinal, o que é o PPCI e quais são as leis que devem ser seguidas?

O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), é um documento, com prazo de validade, que deve ser elaborado por um profissional qualificado e apto a praticar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), sendo exigido por lei e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros, onde contém as medidas e rotas adotadas em uma construção e identifica as ações e caminhos que devem ser percorridos pelos ocupantes e responsáveis de segurança em casos de incêndio ou outras situações de emergência, garantindo que as pessoas consigam deixar o local em plena segurança.

Uma das exigências que faz parte deste documento é a utilização de sinalização de saídas e rotas de fuga, iluminação de emergência, distribuição e fácil acesso aos extintores, hidrantes e um sistema de detecção e alarme de incêndio que esteja atuante.

No entanto, para que o PPCI tenha de fato valia e evite possíveis multas ou autuações, gerando, assim, maiores gastos, além dos pontos destacados acima, é necessário que o responsável pela elaboração leve em consideração as características completas da edificação, tornando-o um local seguro.

O PPCI é Estadual, por isso, cada um tem suas normas e peculiaridades de acordo com o Corpo de Bombeiros. No entanto, há regras que são comuns em todos os estados, como, por exemplo, a Lei Kiss, que faz referência à Boate Kiss, de Santa Maria, fato trágico da boate que aconteceu em 2013.

 

Como elaborar o PPCI?

Agora que você já sabe o que o PPCI e que algumas das leis que devem ser seguidas são válidas para qualquer estado, você deve estar se perguntando: mas como devo elaborar o PPCI?

Por se tratar de um projeto detalhado e técnico, deverá ser elaborado por profissionais capacitados, como dito acima, atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros e normas técnicas.

O primeiro passo é definir e classificar a edificação quanto ao seu uso e ocupação, como, por exemplo, hospitais, escolas, shoppings, etc.; a altura a ser construída, a área ocupada e se o risco de incêndio é baixo, médio ou alto.

E como se faz para definir qual o grau de risco de incêndio de uma determinada área? É necessário estabelecer a carga de incêndio específica, somando as calorias que seriam liberadas em caso de uma combustão completa dos materiais presentes naquele local, e dividindo pela área que abrange.

Nas Legislações Estaduais são encontradas as tabelas com as referidas classificações. Como exemplo, a Legislação do Estado de São Paulo (nº 56.819), classifica da seguinte forma:

  • Risco baixo => Carga de incêndio até 300MJ/m²;
  • Risco médio => Carga de incêndio de 300 até 1200MJ/m²;
  • Risco Alto => Carga de incêndio acima de 1200MJ/m².

Além de ter claramente todos esses pontos apresentados, é necessário definir quais serão os equipamentos de medidas de segurança que farão parte do PPCI, levando em consideração:

  • Tipo de ocupação;
  • Altura ou número de pavimentos;
  • Área construída;
  • Capacidade de lotação;
  • Risco de incêndio (carga de incêndio);
  • Riscos especiais.

De maneira geral e mais resumida, para que o PPCI seja válido é necessário conter as seguintes medidas e equipamentos:

  • Sistema de proteção por extintores;
  • Sistema hidráulico preventivo;
  • Saídas de emergência;
  • Sinalização e iluminação de emergência;
  • Sistema de proteção por chuveiros automáticos;
  • Proteção contra descargas atmosféricas;
  • Instalações de gás combustível;
  • Sistema de detecção e alarme de incêndio.

Definindo-se os sistemas, é preciso fazer o dimensionamento, as plantas de representação dos sistemas e outros detalhes necessários. Neste momento é importante apontar as características técnicas dos equipamentos, plano de emergência, memórias de cálculos, etc. É nessa etapa que se faz o levantamento de toda a documentação necessária para aprovação pelo Corpo de Bombeiros.

 

Você conseguiu perceber a importância de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios?

Através desta leitura, nota-se a seriedade da elaboração de um PPCI para qualquer tipo de estabelecimento, principalmente, para aqueles que possuem grande fluxo de pessoas em seu interior.

É importante deixar claro que não é apenas um documento para conseguir o alvará de funcionamento do estabelecimento, como ainda hoje ainda é muito visto por aí, infelizmente; é um conjunto de medidas de segurança para torná-lo um local seguro.

Saber o que pode causar um incêndio e preveni-lo, é tão importante quanto saber como combater, e é assim que o PPCI contribui em uma edificação.

 

Um portfólio completo em soluções de sistema de detecção e alarme de incêndio

Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, com isso, oferecemos as melhores soluções para sistema de detecção e alarme de incêndio para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, escolas, entre outros.

Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de ter Conformidade Europeia (CE) em qualidade.

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco!  Estamos disponíveis nos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou acesse nosso site e saiba mais!

 

Preservando Vidas e Patrimônios com alta tecnologia aplicada!

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! 😊

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *