Conheça as principais instruções para o que fazer em caso de incêndio

Conheça as principais instruções para o que fazer em caso de incêndio

Um incêndio é sempre uma situação inesperada e desesperadora! Afinal, poucas pessoas estão preparadas para agir corretamente quando percebem que um ambiente está pegando fogo, seja em grandes ou pequenas proporções.

Contudo, saber o que fazer pode evitar que o fogo se alastre, e ser a diferença entre uma situação controlada ou uma grande tragédia. Portanto, seguem algumas dicas de prevenção contra incêndio, pois vale a pena prosseguir com a leitura deste material.

Aqui reunimos algumas informações para a sua segurança, dos seus familiares e amigos. Confira a seguir e proteja-se!

Mantenha a calma

Se você percebeu qualquer sinal de incêndio, o primeiro passo é manter a calma. Isso vai permitir que você localize os itens de segurança, tais como: extintores e saídas de emergência, bem como ler e executar os procedimentos corretos de abandono. Se houver bombeiros no local, faça o que eles orientarem, sem correr e/ou empurrar ninguém!

Em caso de incêndio chame ajuda

Chamar ajuda é muito importante para evitar que o fogo saia do controle. Se estiver em um ambiente que disponha de sistemas de segurança, como galpões, armazéns e hotéis, bastando acionar o alarme de incêndio, isto é, caso ele não acione sozinho. Ligar para o 193, que é o telefone de emergência dos bombeiros, também ajuda!

Não use elevadores 

Se você estiver em um prédio e notar qualquer sinal de incêndio não corra para os elevadores. Por mais que você esteja em um andar alto e essa possa parecer a solução mais rápida para chegar ao térreo, o risco é muito grande.

O fogo pode comprometer a estrutura elétrica e fazer com que o elevador pare no meio do caminho. Além disso, os cabos podem arrebentar ou o fogo se alastrar pelo fosso. Portanto, use sempre a escada.

Cubra o nariz com um pano molhado

Se você precisar passar por um ambiente com muita fumaça, o ideal é cobrir o nariz com um pano molhado. Dependendo do material que o fogo estiver queimando, a fumaça pode conter gases extremamente tóxicos ao serem inalados.

Outra dica é se abaixar. Como o ar quente tende a subir, a concentração de fumaça no alto é sempre maior do que perto do chão. Portanto, quanto mais perto dele você estiver, melhor!

Mantenha o corpo coberto

Durante um incêndio você vai sentir muito calor. Nesse caso, muitas pessoas têm o impulso de tirar a roupa. Não faça isso. Quanto mais coberto você estiver, mais protegida a sua pele vai estar.

Se for possível, molhe o corpo todo, isso vai evitar queimaduras profundas. Um cobertor de lã também pode ser de grande ajuda, mas cuidado com os produtos com materiais derivados de plástico.

Não tente descobrir as causas do incêndio 

Ao detectar qualquer sinal de fumaça, não vá até lá para tentar descobrir as origens do incêndio. O ideal é sair o mais rápido possível do local e chamar as autoridades. Ao buscar a causa do fogo você pode ficar preso sem conseguir voltar. 

Um incêndio é sempre uma situação de emergência que pode evoluir de maneiras inesperadas. Por isso, a melhor maneira de lutar contra ele é investir na prevenção. Um bom sistema de detecção e alarme de incêndio pode salvar muitas vidas.

Se essas dicas foram úteis para você, aproveite a visita aqui no blog e entenda um pouco mais também sobre a importância da prevenção de incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *